Você conhece os hábitos dos viajantes? Descubra como usar isso a favor do seu hotel

Publicado em: 09/10/2019 | Atualizado em:

Entender os principais hábitos dos viajantes pode ajudar seu hotel a rampear as reservas diretas agora mesmo. Descubra o porquê.

Se você nos acompanha há algum tempo, já deve ter nos ouvido falar algumas vezes: o segredo para o sucesso em vendas do seu hotel está no conhecimento que você tem de seu hóspede. E isso não é só da boca para fora.

Para além de ser a essência do Marketing Digital, conhecer as tendências de mercado e hábitos dos hóspedes pode ser fundamental para que você entenda exatamente onde focar os esforços para rampear as reservas diretas.

E isso se torna ainda mais importante quando nos deparamos com alguns dados interessantes sobre o mercado. O Brasil tem um setor turístico forte, e boa parte dos brasileiros afirma viajar diversas vezes por ano em busca de lazer.

Mas será que o seu hotel está aproveitando todo esse potencial? Você sabe exatamente como aproveitar os hábitos dos viajantes para gerar muito mais oportunidades para seu negócio? Nos acompanhe neste artigo e entenda algumas das principais tendências que podem ajudar o seu hotel a vender muito mais reservas diretas desde já!

Afinal, como usar as tendências e hábitos dos viajantes para vender mais reservas diretas?

Conhecimento é poder, e disso todo mundo sabe. Mas quando estamos falando de Marketing e Vendas para hotelaria, saber o máximo de informação sobre como os viajantes estão escolhendo suas hospedagens é ainda mais importante e pode ser crucial para superar a concorrência.

E, uma coisa é fato: a internet transformou completamente a forma como as pessoas pensam e decidem suas viagens. Isso significa que divulgação boca-a-boca, ou qualquer outra, já não são nada eficientes comparadas com ter uma presença forte na internet.

Não à toa, os dados do mercado apontam que a quase absoluta maioria dos viajantes buscam hotéis pela internet e fazem todo o processo de reserva online. Muitas vezes, sem nenhuma outra forma de contato envolvida na hora de fazer a reserva, além do próprio site do hotel.

E esse é só o começo. Quer descobrir alguns dos hábitos dos viajantes que podem começar a influenciar nas vendas do seu hotel? Nós sabemos o quanto isso é importante, e por isso reunimos no próximo tópico alguns dos pontos cruciais, que você precisa começar a se atentar (e aplicar) ainda hoje. Confira!

Quais as tendências e hábitos dos viajantes brasileiros?

E se você soubesse que pelo menos 53% dos brasileiros passam mais de 6 horas nas redes sociais, todos os dias? E que 84% dos viajantes afirmam que decidem por um destino de viagem após ver fotos e vídeos em redes sociais e sites?

Esses dados só são uma amostra de uma das tendências que o selfHotel já expôs durante o Hotel Summit: as redes sociais são, hoje, uma oportunidade única de vendas. E se o seu hotel entender exatamente o interesse e hábitos dos seus hóspedes, essa oportunidade pode ser ainda maior.

Abaixo, confira alguns dos principais números e tendências do mercado, e comece já a transformar o marketing do seu hotel.

Brasileiros fazem 6 viagens de lazer por ano

O Brasil é conhecido por ser um país com bastante feriados, e provavelmente você concorda com essa informação. Não é de se estranhar, então, que os dados apontem que o brasileiro faz pelo menos 6 viagens de lazer todos os anos.

Algumas dessas viagens são para destinos mais próximos, e é nisso que o seu hotel precisa se atentar. Não busque apenas turistas de fora do seu estado ou região, crie estratégias de marketing bem diversificadas, com pelo menos uma persona de turista de fora, e uma de turistas que moram próximo à região em que seu hotel atua.

As viagens são planejadas

Outro hábito dos viajantes crucial, principalmente para você que quer aproveitar todo o potencial dos feriados e datas comemorativas, é que a maioria das viagens nacionais são planejadas com pelo menos 1 mês de antecedência.

Isso significa que, talvez, não adiante muita coisa você fazer campanhas de divulgação para um feriado na véspera da data. Que tal montar uma estratégia de Marketing Digital com algumas semanas de antecedência? Os resultados podem surpreender.

Mais de 79% busca por avaliações de outros hóspedes

O seu hotel se preocupa com as avaliações que os hóspedes estão fazendo em sites como o TripAdvisor? E mais, divulga essas avaliações no site do seu próprio hotel? Caso não, deveria começar a fazer isso.

Isso porque pesquisas apontam que mais de 79% dos hóspedes afirmam que buscam por avaliações de outros hóspedes antes de decidir ficar em um hotel. Ter comentários de outros viajantes no site do seu próprio hotel pode ser uma maneira, então, de você estimular ainda mais o visitante à fechar uma reserva direta com o seu estabelecimento.

Mais de 75% dos viajantes fazem avaliações da viagem

Em contrapartida, uma tendência muito relacionada ao tópico anterior é o fato de mais de 75% dos viajantes fazerem avaliações de suas viagens na internet. Mais do que buscar e divulgar essas avaliações é importante que o seu hotel acompanhe as mesmas e responda os hóspedes, principalmente quando o comentário é negativo.

Mostrar atenção e interesse no que o hóspede está dizendo é crucial para que você o conquiste de volta, além de melhorar a imagem do hotel. Aliás, lidar com comentários (sejam eles positivos ou negativos) é tão importante, que fizemos um post exclusivo com tudo o que você precisa saber para lidar com esses comentários.

Pelo menos 90% dos viajantes fazem a reserva antes de sair de casa

Se você está esperando que seus hóspedes simplesmente apareçam na porta do seu hotel e façam uma reserva, talvez se decepcione um pouco. E isso não é só a gente que está dizendo. De acordo com dados, pelo menos 90% dos viajantes realizam todo o processo da reserva antes mesmo de sair de casa.

Muitas vezes, esse processo é realizado exclusivamente pela internet, seja através das OTAs, seja através de reserva direta no site do hotel. Preparar o seu site para receber essas pessoas, com estratégias específicas de Gatilhos Mentais e com um bom Motor de Reservas, é crucial para se destacar e transformar visitantes em hóspedes.