Foi um sucesso! Confira tendências imperdíveis apresentadas no Hotel Summit 2019

Publicado em: 04/06/2019 | Atualizado em: 28/11/2023

O fim do último dia 28 de maio foi cheio de emoção e vontade de pôr a mão na massa para os mais de 400 congressistas que participaram do Hotel Summit 2019. E não à toa: afinal, foram mais de 10 horas de puro conhecimento e uma oportunidade imensa de expandir o networking e firmar parceria com empresas de peso no mercado.  

Com um corpo de palestrantes formado por grandes nomes do mercado, tais como Martha Gabriel, referência em Marketing no Brasil, o evento levou para centenas de hoteleiros as principais tendências e potencialidades do mercado para os próximos anos. Melhor ainda, mostrou que mesmo hotéis e pousadas pequenas podem transformar seu poder de vendas investindo em tecnologia e Marketing para rampear suas vendas!

Participou do evento e quer tirar um pouco da saudade, relembrando o que rolou durante todo o dia? Nos acompanhe neste artigo e confira algumas das principais tendências levantadas durante o Hotel Summit 2019 e descubra tudo o que você precisa fazer para aumentar a lucratividade e eficiência de seu hotel!

Explosão de conteúdo: Confira 4 tendências cruciais para vendas em hotel que aprendemos no Hotel Summit 2019

Uma coisa é fato: nenhum hoteleiro que chegou no evento, saiu com a mesma mentalidade. Depois de mais de 13 Palestras e Workshops trabalhando especificamente Marketing, Distribuição e Vendas para a hotelaria, todo o processo para rampear as reservas diretas de hotéis e pousadas se tornou muito mais claro para os participantes.

Os clientes do selfHotel puderam acompanhar tudo isso de perto, nas cadeiras exclusivas reservadas na frente do teatro. Para garantir que nossos parceiros pudessem aproveitar cada momento e cada conteúdo exposto pelos palestrantes.

Foi durante essas mais de 12 horas de evento que o HS2019 apresentou para os profissionais do setor tendências cruciais, que podem determinar o crescimento de estabelecimentos do ramo nos próximos anos.

Quer descobrir quais são essas tendências? Confira abaixo um resumo breve sobre os pontos imperdíveis que apareceram no evento.

1. Os segredos para o sucesso das redes sociais do seu hotel

Se você quer transformar as redes sociais do seu hotel em uma forte ferramenta de atração de hóspedes em potencial e vendas, precisa lembrar e aplicar essas dicas. De acordo com a palestrante Nalini Vasconcelos, que tem mais de 20 anos de experiência em produções de audiovisual, atualmente até mesmo as câmeras do smartphone podem garantir fotos tão boas, que até parecem profissionais.

Nesse caso, o segredo é você apostar em boas práticas, acertando no uso do ângulo e tomando cuidado com a iluminação do local. Além disso, tão importante quanto é você verificar o enquadramento, transformando a foto em um veículo para transmitir a mensagem de que seu hotel garantirá bons momentos para o hóspede.

Conte histórias e converta conteúdo em conversão e vendas

Mas nem só de foto bonita vive as redes sociais: trabalhar com histórias e propósito foi outro dos temas da palestra no evento, e mostrou que as mídias podem transmitir um conteúdo que conecta e fortalece o laço de seu hotel com os hóspedes. Resultado? Você fideliza seu público a curto e longo prazo e garante conversão em reservas diretas.

Essa foi a palestra da especialista em Redes Sociais, a profissional Cissa Marback, que em mais de 30 minutos de palestra trouxe cases e o passo-a-passo para seu hotel transformar a comunicação com o público.

Redes Sociais e o case de sucesso da rede de hotéis Wyndham Hotel and Resorts

E se alguém ainda duvidava da eficiência das redes sociais para transformar as vendas de um hotel, se convenceu depois de ouvir o case internacional da Wyndham Hotel and Resorts, apresentado pelo palestrante Armando Ramirez, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Wyndham.

De acordo com ele, pesquisas realizadas pela empresa mostraram que mais de 52% das pessoas que responderam ao questionário disseram ter intenção de fazer uma reserva diretamente com a Wyndham Hotel. E essa imagem foi construída através de uma estratégia consistente nas redes sociais.

Os hotéis brasileiros têm uma oportunidade maior ainda. De acordo com o palestrante, o brasileiro passa em média 9h na internet, sendo que grande parte desse tempo é nas redes sociais.

2. Tendências fortes para a hotelaria com criptomoedas, inteligência artificial e mídia programática

Agora, se você quer apostar em inovação e aproveitar o melhor das tendências no setor, apostar nos pagamentos em criptomoedas pode ser crucial para o hotel aumentar a lotação e conquistar hóspedes de fora do país.

Isso foi algumas das coisas que aprendemos na palestra “Aprenda na prática a fazer reservas usando Bitcoins como forma de pagamento”, do especialista Tassio Gil, da empresa Interag. De acordo com o palestrante, pagamentos em criptomoedas são uma tendência e garantem algumas vantagens, como o recebimento quase imediato do pagamento e completa segurança.

O pagamento por criptomoedas é quase imediato, podendo levar de 5 minutos até no máximo 2 horas. E isso, de qualquer lugar do mundo, o que pode fazer uma grande diferença para seu hotel, principalmente na hora de conquistar hóspedes de fora do país.

Não à toa, a plataforma selfHotel apostou nessa tecnologia e lançou o primeiro Motor de Reservas do país com tecnologia de pagamento que aceita também criptomoedas.

Mais eficiência e menos custos com Inteligência Artificial e Mídia Programática

Diminuir custos e aumentar a eficiência também devem ser uma preocupação de hoteleiros que querem se tornar uma referência em suas regiões nos próximos anos. E, afinal, quem não quer ver a equipe de vendas do hotel rampear as reservas diretas de forma substancial gastando menos com isso?

Uma maneira de dobrar as vendas do hotel é investir em Chat Bots e Inteligência Artificial, que foi tema de palestra no Hotel Summit 2019 com o especialista Rodrigo Teixeira, fundador da Asksuite. Além disso, conhecer o seu público-alvo e fazer publicidades mais assertivas também é importante, e se torna muito mais eficiente através da Mídia Programática.

De acordo com o palestrante Edu Sani, um dos sócios-fundadores da AdsPlay, a mídia programática já é utilizada por 85% dos empreendedores nos Estados Unidos, e pode aumentar em 75% os cliques advindos de campanhas online.

3. Mais de 30 ferramentas para transformar o marketing de seu hotel

Durante o evento, também descobrimos o poder de usar as ferramentas certas no marketing de um hotel. O palestrante Allessandro Canella, fundador do selfHotel e especialista em Marketing Digital, apresentou 30 ferramentas que tornam o marketing muito mais eficiente e fácil de ser aplicado.

Foram apresentadas desde ferramentas que ajudam na atração de novos clientes, como a Answer The Public, que mostra palavras-chave e termos mais utilizados por seus clientes em potencial, até ferramentas que auxiliam na administração de redes sociais, como o MLabs, e outras que apresentam a reputação de hotéis concorrentes, como a TrustYou.

4. A importância da inteligência emocional para o crescimento do seu hotel

Outra coisa que aprendemos no evento é que não adianta ter o melhor marketing do mundo e nem mesmo um hotel com a melhor estrutura física, se você não tem inteligência emocional para lidar com os funcionários do hotel e com seus clientes. Saber lidar com seus funcionários e criar um ambiente agradável é crucial para o sucesso de qualquer hotel.

O primeiro passo, de acordo com o especialista e palestrante Alex Magno, é entender que toda ação nossa provoca uma reação no outro. “O resultado é o que importa. Esqueça o pensamento de ‘não foi minha intenção’, e pense em como expressar algo que gere o resultado que você deseja nas pessoas ao seu redor”.

Evento apresentou o poder da transformação digital na hotelaria com palestra de Martha Gabriel

Uma das palestras mais esperadas pelos congressistas finalizou o ciclo de conhecimento do evento com chave de ouro, marcando a memória de todos os 400 participantes. De forma clara, a palestrante e uma das maiores especialistas em Marketing do Brasil, Martha Gabriel, mostrou a importância de estar um passo à frente de seus concorrentes e prestar atenção nas tendências do mercado.

De acordo com a especialista, os dados mostram um cenário alarmante. Das 500 maiores empresas do mundo, registradas nos anos 2000, apenas 15 existem até hoje. Muitas delas foram engolidas pelo avanço dos concorrentes, que apostaram em tecnologias e inovação.

Por isso, é ainda mais importante que hoteleiros de todo país apostem em troca de conhecimento e inovação, e uma boa maneira de conseguir isso é participando de eventos como o próprio Hotel Summit. Hoje, acompanhar o avanço da tecnologia é obrigação de toda empresa que quer crescer e se manter no mercado.

No fim, a palestrante soltou uma verdade absoluta, que certamente ficará na mente de todos os participantes do evento por um bom tempo: não adianta lutar contra o avanço da tecnologia, o único caminho possível para o sucesso é acompanhar o desenvolvimento do mundo e aplicá-lo em seu hotel o quanto antes.

HS2019 se consagrou como um dos maiores eventos de Marketing e Vendas para hotéis do Nordeste

Empolgação e energia para transformar marketing em vendas é um bom resumo dos sentimentos que transpareciam no rosto dos congressistas no fim do Hotel Summit 2019. Ao som da banda Morena Dub e com um bom copo de cerveja, disponibilizada pela Cervejaria 2 de Julho, os congressistas investiram o tempo final do evento para trocar experiência com outros hoteleiros e profissionais do setor.

O espaço cheio de congressistas é uma prova do sucesso do evento, que teve suas primeiras edições em 2018, quando reuniu cerca de 150 hoteleiros em Salvador. Agora, 1 ano depois, esse número quase triplicou, mostrando a importância de iniciativas como o Hotel Summit para o mercado de hotelaria.

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