Como criar conteúdos de qualidade para atrair leads e hóspedes

Publicado em: 25/06/2021 | Atualizado em: 27/06/2021

Uma das maiores dificuldades entre os hoteleiros no ambiente online é justamente a definição de bons conteúdos para atrair leads e conquistar clientes. Pensando nisso, convidamos a gestora de conteúdo da Téssera Hospitality, empresa de gestão hoteleira, Giovana Chetto para falar um pouco mais, dar dicas e tirar dúvidas sobre este assunto no selfDay, nossa série de eventos online pelo Youtube.

E como estamos aqui para te ajudar, deixamos um resumo sobre essa conversa com as principais ideias e conceitos para você ficar por dentro e investir mais em conteúdos de qualidade para conquistar novos hóspedes para o seu hotel ou pousada. Vale lembrar, é claro, que bons conteúdos são fundamentais em qualquer empresa ou marca, ou seja, essas dicas também valem para você que tem um hotel, pousada, hostel, guest house e até mesmo um motel. Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

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Conceituando bons conteúdos de atração

Antes de tudo, é necessário explicar alguns termos que farão parte dessa discussão e que serão citados diversas vezes nesta conversa. O primeiro deles é “personas”, que são as pessoas que estão dentro do seu público-alvo. Dentro desse universo, utilizamos um personagem fictício, mas com informações reais de seus clientes ideais, e que esteja nesse público para entender como é essa pessoa, quais os interesses, necessidades, dores, o que pensa e outras informações para saber exatamente como e o que abordar para que ela tenha interesse no que está sendo comunicado, seja num simples post do blog, num anúncio pelo Instagram ou no titulo de um pacote de diárias.

Quando falamos sobre desenvolver conteúdos de qualidade, é justamente conteúdos que interessem esse público-alvo que são os clientes ideais do empreendimento. O bom conteúdo é aquele que chama atenção e leva os leads para os próximos estágios de conversão, desde o preenchimento de um formulário, a visualização de um vídeo e a efetivamente realizar a ação da reserva direta pelo site.

A preocupação com o conteúdo é justamente para produzir o vídeo, foto ou texto que estejam de acordo com o público que você quer atingir e muni-lo de informações que façam com que ele decida se hospedar no seu hotel ou pousada. E daí vem a dúvida: Qual a importância da geração de leads para o mercado hoteleiro?

Gerar leads, é gerar oportunidades de negócios

Giovana Chetto

Segundo Giovana Chetto, quanto mais leads seu hotel conseguir fazer, maior será a chance de conquistar novos clientes. “Gerar leads, é gerar oportunidades de negócios. Então isso é bom para qualquer negócio. Quando você gera lead, você cria um banco de dados de potenciais clientes e aí você tem mais possibilidade de conversão’, disse.

Conteúdo de qualidade: Como obter?

Um conteúdo de qualidade é o meio mais eficiente de se gerar leads, portanto devem ser desenvolvidos pensando sempre nesses clientes em potencial. O ideal é definir as pautas mensalmente em parceria com o setor comercial e o setor de marketing, além dos funcionários da recepção do hotel que estão em contato direto com os hóspedes, ouvindo-os e orientando-os.

Em relação aos assuntos, você deve ficar sempre atento às datas comemorativas e as dicas, adequando as informações ao público ideal para a conversão. Além disso, vale ressaltar que esses conteúdos não devem ficar somente no site, devem ser replicados também nas redes sociais.

Além de ficar sempre atento aos assuntos de maior relevância para o seu público, você também tem que monitorar os conteúdos mais consumidos e os que mais convertem. Por exemplo, a plataforma do selfHotel fornece informações sobre os conteúdos que engajam mais e motivam as pessoas a fazerem a sua reserva. Esses resultados devem ser levados em conta na hora de produzir novos conteúdos nos próximos meses.

Outra oportunidade de conseguir ideias para conteúdo é na rede social, então, fique ligado também aos comentários e às enquetes dos stories, no instagram, por exemplo. Lá você pode ter dúvidas, observações e sugestões dadas pelos próprios hóspedes do seu hotel ou pousada que podem ser transformadas em conteúdos para auxiliar na conquista de novos leads e consequentemente, na conversão destes em novos clientes.

Um bom conteúdo pode surgir de diversas formas, por isso, estar sempre em contato com os seus clientes pode ajudar muito a entender o que eles pensam e gostam e a partir disso, pensar em assuntos que vão gerar interesse no seu público.

Bom, por hoje é só. Se você tiver alguma sugestão de conteúdo que você queira ver por aqui, acesse nossa rede social e mande pra gente. Quem sabe o próximo assunto abordado não seja o seu?! Até a próxima!

Veja na integra como foi esse encontro

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