Descubra os segredos de como criar as personas do hotel agora mesmo!

Publicado em: 15/08/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Descobrir como criar as personas do hotel ou pousada é crucial para otimizar a comunicação do estabelecimento e aumentar as reservas diretas.

Você já sabe qual o público do seu hotel? Sabe como atraí-lo e torná-lo fiel ao seu estabelecimento? Se não, está na hora de começar a pôr isso em prática, e o segredo para isso é criar a persona de seu hotel ou pousada!

Mas será que isso é mesmo necessário? É, e você vai entender o porquê. Muito mais do que antes, os clientes esperam dos hotéis um atendimento completamente personalizado.

Afinal, existem muitos estabelecimentos, e é possível que a concorrência seja forte em sua região, então o hóspede precisa ter um bom motivo para decidir se hopedar em seu hotel, não é mesmo?

E o primeiro passo para isso é, justamente, conhecer bem os seus hóspedes, criando uma comunicação eficiente com ele e, claro, superando a concorrência! Uma das maneiras de estruturar isso e implementar toda essa eficiência de marketing em seu hotel é construindo o que chamamos de personas.

Quer descobrir o que são as personas do hotel ou pousada? Neste post, você vai finalmente entender esse conceito e aprender como aplicá-lo em seu negócio. Confira!

Mas, afinal, o que são as personas?

As personas de hotéis ou pousadas nada mais são do que “personagens fictícios”, com nome, idade e até mesmo hobbies e descrição do trabalho. Com uma diferença: elas não são criações de sua mente! São completamente baseadas em clientes reais, que o seu hotel já tem ou quer ter a partir de agora.

Através das personas, criar ações de marketing e maneiras de atrair esse cliente para o seu hotel se torna muito mais fácil. Afinal, como já dissemos, ele está atrás de um estabelecimento e atendimento que combine com seu estilo de vida, necessidades e ideais.

E você precisa mostrar a ele que possui os requisitos certos! Mas, como? Um segredo que grandes empresas começaram a usar, e agora os médios e pequenos estabelecimentos também usam, é construir perfis de personas e formular uma estratégia de comunicação totalmente focada nelas.

E, ao contrário do que você pode imaginar, isso não é difícil e nem complicado. Logo mais, ainda neste artigo, vamos dar algumas dicas bem simples para você construir a persona do seu hotel ou pousada!

Qual a importância das personas para seu hotel?

A verdade é que, se você não conhece o público do seu hotel, você não só perde eficiência na hora de alcançar seus clientes e conquistar reservas diretas, mas também sofre com a forte possibilidade de não oferecer um atendimento realmente qualificado para seu hóspede.

Afinal, o seu hotel nem mesmo sabe o que o hóspede está esperando do estabelecimento e o que ele precisa para sair da viagem satisfeito.

E isso é um perigo! Se o seu hotel não detém esse conhecimento, ele está perdendo uma oportunidade de tornar todo o processo de vendas e atendimento ao cliente mais eficiente.

Além disso, através desse conhecimento você também pode fazer investimentos e melhorias na estrutura do hotel sem erros, tornando o estabelecimento cada vez mais o lugar perfeito para seu hóspede ideal.

Quer um exemplo simples disso tudo que estamos dizendo? Digamos que o hotel atenda principalmente o público corporativo, que, em boa parte do tempo, faz viagens com objetivos de fechar negociações ou participar de congressos. Você acha que indicar nas redes sociais do hotel que o estabelecimento tem um parquinho e piscina infantil vai atrair esse público?

Claro que não! Da mesma forma, esse público não tem interesse em hotéis ou pousadas que ofereçam quartos com camas extras, que atendem bem famílias com filhos. E aí está a importância de você entender como criar as personas do hotel ou pousada sem erros!

Como  criar as personas do seu estabelecimento agora mesmo?

O processo parece difícil, mas é super simples, principalmente se o seu hotel mantém um cadastro de hóspedes ou já tem uma rede social ativa. O essencial é que você comece esse processo desde já, e já forneça as informações da persona para a sua equipe de marketing e atendimento, afinal, eles que lidarão diretamente com o público diariamente.

É possível que sua primeira dificuldade seja entender o que é necessário para criar as personas do hotel ou pousada, não é? Basta entender, também, que é crucial que você entenda (e responda!) 3 coisas:

  1. Qual a motivação do seu hóspede para viajar? É passar as férias ou feriado com a família? É viagem a trabalho? É se divertir e relaxar sozinho em um lugar paradisíaco?
  2. Qual o perfil socio-econômico de seu hóspede? Ele está disposto a pagar mais caro por conforto? Ele prefere soluções mais baratas?
  3. Qual a idade, trabalho e até mesmo gênero do seu hóspede? Quais seus hobbies (tomar um banho de piscina ou fazer trilha, talvez?)?

Acredite, esse é o núcleo da sua persona! Sabendo isso, você basicamente já tem em mãos boa parte do conhecimento para criar uma comunicação mais eficiente e atender melhor o cliente.

Agora, quer saber algumas dicas para conseguir essas informações com mais facilidade? Olha só o que sugerimos!

1. Confira os dados de todos os clientes cadastrados: se você tem isso em um arquivo, separe todas as informações e observe quais os tipos de hóspedes são mais frequentes. Aproveite esse cadastro para pegar também idade média dos hóspedes, gênero e trabalho (caso tenha essa informação).

2. Analise os e-mails e comentários com dúvidas e críticas de seus hóspedes: verifique e-mails com dúvidas, comentários em redes sociais e críticas no TripAdvisor também. Tudo isso pode ser útil para saber no que o hotel precisa melhorar.

3. Dê uma olhada nos perfis de seus hóspedes nas redes sociais: se o seu hóspede deixou um comentário nas redes sociais do hotel, aproveite para dar uma olhadinha no perfil do cliente. Dê uma olhada rápida no que ele posta, no que ele curte e descubra mais sobre o que ele gosta de fazer. Isso é crucial para saber como se comunicar (principalmente pelas redes sociais) com seu público!

4. Faça uma pequena análise do mercado local: analisando os hotéis e pousadas de sua região, talvez você descubra que eles não atendem um público em potencial. E você precisa aproveitar essas oportunidades para criar novas personas do hotel e atingir novos públicos!

5. Realize uma breve pesquisa com hóspedes: outra maneira bacana de conseguir dados para criar a persona do hotel ou pousada é fazendo uma pesquisa diretamente com os hóspedes. Isso pode ser feito pela equipe de atendimento durante o check-out.

E agora, já sabe como criar as personas do hotel ou pousada e a importância delas para você aumentar as reservas diretas? Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos cheios de informações cruciais para todo hoteleiro antenado!

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