QR CODE: Ações simples e eficientes para seu hotel, integrando os mundos digital e analógico

Publicado em: 09/06/2017 | Atualizado em: 14/06/2021

Quando se fala em aumentar a eficiência do hotel por meio da tecnologia, muita gente já pensa em coisas complexas e difíceis de aplicar no estabelecimento. Mas a prova de que a tecnologia pode ser fácil de aplicar e render bons frutos imediatos é o QRCode.

Já muito utilizado em hotéis ao redor do mundo, algo tão simples quanto ess pode reduzir o tempo gasto no check-in de hóspedes, reduzir custos para o hotel e até mesmo facilitar a comunicação de avisos importantes para ele.

E isso é só o começo. Quer descobrir como o QRCode na hotelaria pode ajudar o seu estabelecimento a conquistar muito mais agilidade e eficiência? Continue lendo e descubra como o uso desta tecnologia é prático e vai transformar a rotina do seu hotel!

Afinal, o que é o QRCode?

Você já deve ter visto por alguns estabelecimentos isso aqui: um gráfico 2D que parece uma junção de quadrados, aleatoriamente dispostos em um impresso ou até mesmo em uma tela.

Essa é a primeira impressão que se tem ao ver um QRCODE. Mas a verdade é que essa imagem tão simples é o caminho para o seu hotel reduzir custos operacionais e transformar publicidade em vendas reais.

Utilizando ferramentas geradoras desse código, como a do Google ou do selfHotel, que gera o QR com um simples clique na plataforma, é possível criar uma estratégia com o código e disponibilizar diversas funcionalidades, como links e promoções que poderão ser lidos e acessados por qualquer celular com o aplicativo de leitura QRCode disponíveis gratuitamente nas apps stores. A principal atribuição deste tipo de codificação é fazer uma ligação do mundo real com o virtual.

A verdade é que essa ferramenta é muito versátil e pode ser usada por seu hotel de diversas maneiras. Quer descobrir alguns usos criativos que podem ajudar a sua equipe a poupar tempo e oferecer um serviço mais eficiente para o hóspede? Confira no próximo tópico.

Como usar o QRCode no hotel?

Agora, você pode estar pensando: “Okay, já sei que o QRCode é fácil de usar. Mas como posso aplicá-lo de em meu hotel?”. A resposta para isso é simples e por isso trouxemos algumas dicas e exemplos reais para você começar a usar essa tecnologia em seu hotel ainda hoje.

Pode acreditar, as possibilidades de utilização do QRCode são praticamente infinitas. Uma prova disso são os diversos cases de sucesso espalhados em hotéis no Brasil e no mundo, como você vai conferir abaixo.

1. Use o QRCode como cardápio online no restaurante e/ou quarto do hotel

Você já teve dificuldade de ter cardápios disponíveis o suficiente para atender uma alta demanda de hóspedes? Já precisou lidar com ligações constantes de hóspedes no quarto querendo saber o que há no cardápio? Uma solução simples para estes e outros problemas é o QRCode.

Por meio dele, você consegue gerar acesso simples ao cardápio completo. Basta colocar o QRCode na mesa do hotel, por exemplo, ou em um pequeno folder nos quartos de hóspedes, e pronto. O hóspede terá acesso a todas as informações atualizadas do cardápio de forma rápida no celular.

A melhor parte disso é que você pode fazer alterações dos preços e mesmo dos pratos disponíveis no cardápio digital sem gerar custos de reimpressões, além de descartar a necessidade de ter um cardápio em cada apartamento.

Fale com nossa equipe e instale gratuitamente o Cardápio Digital do selfHotel.

2. Ofereça check-in online rápido e seguro para os hóspedes

Em tempos complicados como os de uma pandemia, oferecer uma maneira de seu hóspede fazer o check-in rápido e fácil é um grande diferencial. E é isso que o QRCode oferece para o seu hotel como uma possibilidade, reduzindo a incidência de filas e tornando até mesmo os períodos de alta temporada mais seguros para os hóspedes e funcionários.

E, acredite, fazer isso é muito mais fácil do que parece. Com o gerador de QRCode do selfHotel, por exemplo, você consegue gerar tudo o que precisa para guiar o hóspede para um check-in. Isso de forma rápida e prática, com apenas um clique dentro da plataforma selfHotel.

3. Leve para páginas informando sobre o protocolos de segurança e dicas do hotel

Você deve saber bem como é um desafio passar informações importantes para todos os hóspedes. Alguns hoteleiros optam por gastar uma pequena fortuna imprimindo panfletos e distribuindo por todo o hotel.

Porém, um jeito muito mais econômico e sofisticado é você distribuir todas as informações que precisa, inclusive regras e protocolos de segurança, em um QRCode. Nesses casos, você também pode passar para o hóspede informações rápidas sobre o regulamento da estadia e mais.

O Grande Hotel da Barra, localizado na orla de Salvador, por exemplo, já aplicou essa técnica e tornou a distribuição de informação muito mais prática, passando para os hóspedes dados importantes sobre os protocolos de segurança do hotel.

4. Use a inovação e tecnologia para revolucionar seu hotel

Os exemplos que demos nos últimos tópicos é só o começo. A verdade é que há uma infinidade de opções que você pode usar para começar a revolucionar a maneira como o seu hotel se comunica com seus hóspedes hoje.

Use a criatividade e aposte em maneiras diferentes de usar o QRCode na hotelaria a favor do seu estabelecimento.

E então, está pronto para começar a usar essa ferramenta em seu hotel? Conheça o gerador de QRCode do selfHotel e descubra outras maneiras de usar esta tecnologia em seu negócio hoteleiro, seja ele hotel, pousada, hostel, motel ou guest house!

Search
Generic filters
Exact matches only