Redes sociais para hotéis ou pousadas: guia de como gerenciar com sucesso

Publicado em: 24/08/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Administrar bem as redes sociais na hotelaria melhora o relacionamento do seu hotel com os hóspedes e pode aumentar reservas diretas.

Não há dúvidas sobre a importância e potencial que redes sociais têm na hotelaria, ainda mais em um cenário em que boa parte dos viajantes utilizam mídias digitais para compartilhar experiências de viagem.  

E seu hotel não pode perder essa oportunidade! Afinal, se é nas redes sociais que seus hóspedes estão engajados e procurando informações para suas próximas viagens, é lá que o seu estabelecimento precisa estar também para superar a concorrência e alavancar reservas diretas.

Agora, pode ser que você tenha uma dúvida gigante sobre isso: afinal, como administrar redes sociais de hotéis? É possível transformar esse processo em algo simples e aplicável para seu estabelecimento?

Sim! E é isso que você vai descobrir durante este artigo. Confira!

Por quê as redes sociais para hotéis ou pousadas precisa ser uma opção para seu estabelecimento?

É possível que você ainda esteja se questionando se redes sociais são mesmo necessárias para seu hotel. E a verdade é que não é apenas necessário, mas também um dos fatores fundamentais para conquistar novos hóspedes e fidelizar os antigos.  

E quer saber mais? De acordo com pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com o Facebook, 83% dos viajantes entrevistados compartilham fotos e experiências de suas viagens nas redes sociais.

Além disso, 52% dos usuários do Facebook consideram as fotos de viagens de amigos inspiradoras e 27% afirma que utiliza as redes sociais para pesquisar novos destinos.

E você precisa utilizar isso a favor do seu hotel! Abaixo, você vai descobrir nossas melhores dicas para você começar a administrar bem as redes sociais do hotel.

Tenha uma estratégia de conteúdo

O primeiro passo para começar uma rede social para hotel ou pousada é, claro, o planejamento. Seu hotel precisa entender o que é possível publicar, seja através do Instagram, Facebook ou até Twitter.

Para isso, é preciso ter em mente as personas do hotel, que já foi tema deste artigo em nosso blog. É crucial produzir conteúdo de interesse para seu público, principalmente se ele quiser transformar as redes sociais para hotéis em um meio de comunicação direto com hóspedes.

Por exemplo, se boa parte do público do seu hotel é formado por famílias que aproveitam as férias para viajar e relaxar, o conteúdo de suas redes sociais precisa estar alinhados a isso. Posts com dicas de programas, eventos e lugares para visitar com a família é uma boa pedida.

E se você quiser ainda mais eficiência no marketing digital do hotel, tenha também um blog dentro do site do estabelecimento e crie conteúdo cativante por lá também.

Atualize  as redes com regularidade  

Um dos segredos para criar vínculo com hóspedes e possíveis clientes através das redes sociais é a regularidade de conteúdo. Não adianta nada que você faça 1 ou 2 posts no Facebook por mês: isso não vai dar resultado.

Em contrapartida, publicar conteúdo de qualidade algumas vezes na semana vai atrair público interessado e criar um relacionamento de confiança entre o hotel e possíveis hóspedes.

Mas, lembre-se: todo o conteúdo precisa ser pensado de acordo com seu público. Seguir modinhas na internet, publicando os famosos “memes” (imagens ou frases com piadas ou brincadeiras muito compartilhadas na internet), quase nunca traz resultados bacanas para sua empresa, principalmente se a piada não tem relação alguma com sua persona ideal.

Use boas imagens do hotel e da região

Isso pode soar óbvio, mas não pode faltar boas imagens do seu hotel nas suas redes sociais, principalmente no Instagram e Facebook. É através delas que você vai atrair novos hóspedes e potencializar a venda de reservas diretas.

Se possível, aposte em fotografias profissionais com bons equipamentos. Além disso, não deixe de lado vídeos curtos mostrando o hotel e a sua região.  

Responda aos comentários e dúvidas sempre que possível

Outra dica importante, mas que muitos hoteleiros desconhecem, é sobre a importância de responder comentários nas redes sociais do hotel, sejam eles de hóspedes satisfeitos ou não.

Além de causar uma possível decepção no hóspede que comentou no post, essa ausência do hotel nas respostas pode causar burburinhos e uma repercussão negativa, ainda mais em casos de dúvidas ou críticas negativas. Resultado disso? O nome do seu hotel é manchado e você perde reservas diretas.

E, ao contrário do que você pode imaginar, é crucial que você responda também os comentários positivos. Agradeça, mostre-se feliz por ter superado as expectativas do hóspede e, claro, diga o famoso e cortês “volte sempre”, sempre que possível!

Incentive os hóspedes a compartilharem fotos do hotel

Uma das grandes vantagens de ter redes sociais para hotéis ou pousadas, e que alguns estabelecimentos ainda desconhecem, é aproveitar as fotos dos próprios hóspedes! E isso se torna ainda mais importante em um cenário em que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no país.

Já apontamos a importância de você usar boas imagens nas redes sociais do hotel. E isso também pode incluir fotos de hóspedes! Você pode incentivar seus hóspedes a postar fotos nas redes sociais utilizando hashtag do hotel.

No Instagram, por exemplo, você pode compartilhar as fotos e tê-las presentes também no perfil do estabelecimento.

Aproveite os depoimentos e comentários positivos

Outro ponto importante, e que pode fazer grande diferença na hora de alavancar reservas diretas e tornar o site do hotel ainda mais eficiente, é você utilizar os depoimentos e comentários positivos das redes sociais no site.

Ter esses comentários na página inicial do site do hotel é crucial para passar credibilidade para possíveis hóspedes. No selfHotel, por exemplo, você tem uma ferramenta que facilita o momento de pegar esses comentários positivos das redes sociais e até do TripAdvisor e colocar diretamente no seu site.

O que você achou das nossas dicas para gerenciar redes sociais de hotéis ou pousadas? Está pronto para aplicar todo o conhecimento e rampear suas reservas diretas? Se você quiser receber outras dicas como essas, assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail informações cruciais para qualquer hoteleiro antenado!

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