Marketing para hotéis: 5 estratégias para aumentar reservas diretas o ano todo

Publicado em: 01/03/2019 | Atualizado em: 28/11/2023

Já tem um site e quer descobrir outras estratégias para rampear suas reservas diretas o ano inteiro? Confira passos para otimizar a máquina de vendas do seu hotel!

Não há dúvidas de como os períodos de alta temporada, como o carnaval, são os mais lucrativos e melhores épocas para hotéis e pousadas. Porém, o que alguns hoteleiros ainda não sabem, é que podem conseguir uma alta lotação e lucratividade inclusive na baixa temporada.

E, na verdade, para isso não é necessário ter um hotel ou pousada enorme: estabelecimentos de qualquer tamanho, localizados em qualquer cidade, podem utilizar as estratégias certas para gerar vendas o ano inteiro. Se você tem um bom site, já deu o primeiro passo, mas existem muitos outros que podem rampear suas reservas diretas.

Quer sair do período do carnaval já pronto para mais meses de alta lucratividade? Confira algumas das estratégias que você precisa começar a aplicar agora mesmo, se já tem um site mas quer lucrar ainda mais!

Aposte nos anúncios online

É importante ter em mente que ter um site atraente, mostrando o melhor do seu hotel, é o primeiro e mais importante passo para qualquer estabelecimento que deseja crescer vendas. No entanto, ainda que seja o passo mais importante, nem de longe é o único que precisa ser dado por seu hotel.

De fato, de nada adianta ter um site lindo, se poucas pessoas entram nele. E uma das (várias) maneiras de gerar mais acesso a sua página e direcionar visitantes para a reserva direta é através dos anúncios online.

Já ensinamos alguns dos segredos para fazer anúncios matadores, mas uma das dicas mais importantes é você conhecer bem seu público-alvo e planejar bem as palavras-chave que serão utilizadas no anúncio.

Trabalhe com marketing de conteúdo

Outra estratégia essencial para gerar visitas (e transformá-las em vendas) a médio e longo prazo é o Marketing de Conteúdo. Ainda pouco conhecido pelos hoteleiros, a verdade é que é esse tipo de marketing que transforma um site na internet realmente lucrativo.

Afinal, é através dele que você consegue gerar diariamente centenas ou até milhares de visitas de maneira orgânica. Ter um blog do hotel é uma ótima maneira de trabalhar com marketing de conteúdo de maneira eficiente, atraindo para seu site pessoas que realmente estão interessadas em visitar lugares como a região do seu hotel e se hospedar nele.

E como você atrai para si pessoas com esses interesses? Simples, produzindo conteúdos que elas querem consumir e dando para elas informações vitais sobre a região, dando dicas de passeios turísticos, restaurantes e muitas outras.

Outra maneira de aplicar o marketing de conteúdo, que serve de complemento para o blog e pode ser importante para a propagação de sua marca, é através de uma boa gestão de redes sociais.

Invista em vídeos de 360º

Um investimento que pode aumentar as vendas diretas do hotel é colocar um vídeo 360º em seu site. Não qualquer vídeo, claro, mas um que mostre bem as belezas não só do seu estabelecimento, mas também da região, oferecendo toda a experiência imersiva desse tipo de vídeo.

Colocar vídeos imersivos e instigantes na entrada do site do seu hotel, assim como você consegue fazer facilmente na plataforma do selfHotel, é uma maneira de puxar a atenção do visitante e fazê-lo procurar mais informações.

É possível que pouco depois de ver o vídeo e fotos já na entrada do site, ele decida visitar outras páginas importantes, como acomodações e pacotes. E é esse movimento que seu hotel consegue aproveitar para conquistar novos hóspedes e aumentar as vendas, sobretudo nos períodos de baixa temporada.

Faça teasers feitos com drones

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, investir um pouco mais e fazer vídeos bem elaborados, utilizando imagens feitas com drones, pode otimizar a estratégia de vendas de seu hotel. Isso, principalmente, se a sua região possui muitas belezas naturais e detalhes que parecerão ainda mais incríveis vistas do alto.

Outra dica é aproveitar as áreas de convivência do próprio hotel, como a piscina. Se o local estiver bem cuidado, fazer um vídeo com drone pode fazer parecer a ida para a piscina ainda mais agradável do que é. Caso seu hotel seja próximo da orla, aproveitar o mar para fazer boas imagens também é uma ideia.

Otimize o site do hotel com gatilhos mentais

Outra dica que fará grande diferença na lucratividade do hotel, é manter o site atualizado e investir em otimização do conteúdo. Usar os Gatilhos Mentais, que já foram temas em nosso blog algumas vezes, é fundamental para aumentar a eficiência de vendas do seu site.

Na plataforma selfHotel, você consegue inserir diversos modelos diferentes de Gatilhos Mentais e criar uma estratégia robusta que direcione o visitante do site à compra. E tudo isso em poucos cliques, de maneira prática e rápida.

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