SEO para sites de hotéis e pousadas: Descubra como usar essa estratégia em 2019

Publicado em: 03/01/2019

Você sabe o que é SEO para hotel? Descubra como essa técnica pode transformar sua lucratividade e transformá-lo em uma referência em sua região

Se você é um hoteleiro antenado e acompanha nosso blog, sabe que um dos segredos para começar a vender de verdade — sem a dependência das OTAs — é com o Marketing Digital.

Porém, só ter um site belíssimo e um motor de reservas eficiente não são suficiente para seu hotel ter um boom nas vendas: antes de tudo é preciso atrair visitantes e ser conhecido por hóspedes em potencial (leads).

E é aqui que entram as técnicas de SEO, cruciais para posicionar bem o site do hotel em pesquisas do Google e fazer clientes em potencial, que estão procurando por hotéis em sua região, encontrarem o seu estabelecimento. E tudo isso é muito mais simples do que parece!

imagine uma corrida de rua e veja que os primeiros corredores a chegarem são aqueles que melhor treinaram e aplicaram técnicas corretas durante a corrida

 

 

Utilizar as técnicas e ferramentas corretas fazem com que o site do seu hotel esteja melhor posicionado no resultado de busca. Para melhor entendimento, imagine uma corrida de rua e veja que os primeiros corredores a chegarem são aqueles que melhor treinaram e aplicaram técnicas corretas durante a corrida. Mas para manterem esse rendimento em outras corridas terão que continuar treinando, caso contrário serão ultrapassados. Assim são os resultados de busca, estão em primeiro quem melhor aplicou e manteve as técnicas de SEO atualizadas.

Quer descobrir como usar técnicas de SEO e converter visitantes do site em hóspedes satisfeitos? Nos acompanhe neste artigo e aprenda tudo o que você precisa saber para transformar o seu site em uma máquina de vendas diretas!

O que é SEO?

Talvez você esteja nos ouvindo falar em SEO, mas tenha grandes dúvidas sobre o que isso significa. São tantos termos e siglas utilizadas pelos hoteleiros mais antenados, que conseguem um aumento constante nas reservas diretas, que é comum se confundir no início.

Nós sabemos disso, e disponibilizamos para você um dicionário com esse e muitos outros termos que fazem diferença no seu dia-a-dia. Confira!

Mas, em poucas palavras, podemos dizer que o SEO (Search Engine Optimization ou Engenharia da Otimização de Buscas) é o conjunto de técnicas de otimização que seu hotel precisa utilizar para conseguir que seu site fique na frente dos concorrentes nas pesquisas do Google.

Só através dessas técnicas, muitas delas simples, o site do hotel aparecerá no Google e será encontrado por hóspedes em potencial. Em outras palavras, o SEO é a sua oportunidade de aumentar potencialmente a venda de reservas diretas de forma orgânica – sem pagar por isso.

Quer descobrir quais são essas técnicas e como começar a aplicá-las em seu hotel agora mesmo? Confira abaixo!

1. Conheça bem seu público-alvo

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing, seja o digital ou offline, é conhecer bem o seu cliente ideal, que chamamos de persona.

Se você é um hoteleiro antenado e procura desde sempre maneiras de aumentar a lucratividade de seu hotel, sabe que a persona nada mais é do que uma representação do cliente que usualmente é atendido pelo seu hotel, ou que seu hotel quer passar a atender a partir de agora.

E esse perfil não pode ser raso: quanto mais detalhes você tem do seu cliente, ou seja, quanto mais completo o perfil dele, mais chances você tem de dizer exatamente aquilo que vai convencê-lo a se hospedar em seu hotel. Se você quer saber mais sobre como montar a persona do seu hotel, aproveite para conferir esse outro artigo nosso sobre o tema.

Ter isso em mente é crucial não só para aplicar bem as técnicas de SEO que ensinaremos ainda neste artigo, mas também para guiar a produção de conteúdo das redes sociais e qualquer outra ação que vise a venda dentro do seu estabelecimento.

2. Aposte em palavras-chave

Palavras-chaves são termos que os hóspedes de seu hotel usam para fazer pesquisas no Google, e você precisa colocá-las no site do seu hotel para que eles o encontrem.

Por exemplo, digamos que você tenha um hotel com piscina no Rio de Janeiro, que seja próximo da praia. É possível que o seu cliente ideal esteja planejando a viagem para a sua região, e procure no Google coisas como “hotel com piscina no Rio de Janeiro” ou até “hotel próximo da praia no Rio de Janeiro”.

Para que seu hotel seja encontrado quando o seu hóspede fizer pesquisas como essas no Google, é preciso que você tenha colocado esses termos (que chamamos de palavras-chave) no conteúdo do site.

Agora você sabe quais são os termos mais utilizados por sua persona?

No site Answer The Public, é possível descobrir quais os conjuntos de palavras mais utilizados pelos usuários do Google quando estão procurando por hotéis como o seu. Veja no recorte abaixo as dezenas de possibilidades encontradas com o termo “hotel no rio de janeiro”.

Existem inúmeras outras maneiras de você descobrir quais são os termos utilizados pelo seu cliente ideal, e todas elas envolvem a boa utilização de palavras-chave. Você pode encontrar um bom conteúdo sobre isso aqui no blog também, então não se preocupe!

3. Produza conteúdo para o blog do hotel

Outro passo fundamental para uma boa estratégia de SEO é a produção de conteúdos, afinal, é através deles que você usará as palavras-chaves necessárias para o hóspede encontrar seu hotel.

Uma das melhores dicas é você investir no blog do seu próprio hotel, produzindo conteúdo de qualidade e aproveitando para usar uma variedade de palavras-chaves relacionadas ao seu hotel e a sua região, que na maioria das vezes não foi possível colocar nas páginas institucionais do site.

Outra razão muito importante de utilizar o blog, que inclusive deve ficar no mesmo domínio do site, é que as pessoas são muito mais propensas a compartilhar conteúdos úteis e ricos do que conteúdos “promocionais”, como pacotes e ofertas de hospedagem. Então heis o motivo de falar sobre dicas de sua região, quando seus visitantes encontrar esses conteúdos, sabendo que seus amigos poderão gostar, vão então compartilhar em suas redes sociais e ajudar com a popularidade do site, aumentando seu PageRank.

PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. Ele mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela. Não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas da internet, mas é o primeiro utilizado pela companhia e o mais conhecido.

 

Quer aprender mais? Então clique e assista gratuitamente um de nossos vídeos educativos exclusivo para assinantes do selfHotel.

 

 

4. Use imagens, fotos e vídeos

Muito hoteleiro ainda não sabe, mas as imagens possuem um papel fundamental na venda de reservas diretas. E, melhor ainda, elas também fazem parte de uma das técnicas de SEO para otimização do site do seu hotel.

Além de cativar o seu cliente em potencial, mostrando como se hospedar em seu hotel pode ser uma experiência inesquecível, as imagens também melhoram a experiência de navegação no site e, assim como textos do blog, também podem ser indexadas pelo Google.

O que você precisa ter em mente é que é importante usar boas imagens, com qualidade de resolução e tiradas em bons ângulos. Além disso, a legenda e até o nome do arquivo da foto também podem receber palavras-chave.

Já os vídeos que poderá utilizar no blog ou em páginas do site, ajudam a manter o visitante por mais tempo navegando e mostrando interesse pelo conteúdo. Veja mais no item a seguir.

5. Usabilidade do site do hotel

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. (Wikipédia)

Se tivermos em mente que a missão do Google é exibir sempre os melhores conteúdos para a “pergunta” do usuário, e não simplesmente rankear os sites que descobriram a melhor forma de se posicionar, saberemos que estarão bem posicionados em suas buscas os sites dos hotéis que sejam fácil de navegar, simples e rápido de abrir em qualquer dispositivo (responsivo), que possuam conteúdos relevantes as buscas realizadas.

Sobre o item conteúdos relevantes, imagine quando você faz uma busca e é levado para uma página que não tenha nada haver com o que procura, ou então que não abriu no seu tablet ou smartphone. Temos certeza que a primeira coisa que fará é voltar e começar a busca novamente. Atos como esse são repetidos freneticamente por todos os usuários, mostrando ao Google todos os conteúdos e sites que não foram relevantes ou que não forneceram a usabilidade adequada ao resultado da pesquisa, aumentando o Bounce Rate do site e diminuindo seu ranqueamento frente a seus competidores.

6. Distribua regularmente press release

Press release é um comunicado feito para imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático. No caso do seu hotel, poderá fazer comunicados que falem das novidades do seu empreendimento ou da sua região, essa inclusive será muito mais fácil de ser propagada.

Como vimos acima, para que o PageRank do site do seu hotel seja melhor do que dos seus concorrentes, vocês precisam ter links em quantidade e qualidade apontando para ele, então distribuir press releases ajudará bastante nessa estratégia.

Aqui no selfHotel utilizamos muito uma ferramenta para distribuição de press releases chamada de DINO – Divulgador de Notícias, que nos ajuda bastante com essa estratégia. Mas uma boa assessoria de imprensa também terá um papel fundamental para redigir e até mesmo distribuir diretamente entre seus contatos.

 

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Agora que você sabe o que é SEO, está pronto para aplicá-lo em seu hotel e aumentar suas reservas diretas? Acompanhe as redes sociais do selfHotel e descubra dicas e técnicas fundamentais para fazer as vendas de seu hotel crescerem!