Decoração temática para hotel: descubra essa estratégia de marketing infalível

Publicado em: 18/06/2019

O seu hotel já sabe da importância de criar decorações temáticas? Senão, você provavelmente está perdendo uma grande oportunidade de não só potencializar a divulgação do seu hotel nas redes sociais, mas também de alcançar mais hóspedes e vendas.

No decorrer do ano, diversas datas comemorativas e feriados, inclusive aqueles comemorados localmente, movimentam a indústria hoteleira. E por quê não potencializar ainda mais isso e gerar, também, engajamento e divulgação através das redes sociais?

Festas culturais e comemorativas, como o São João, Carnaval e até mesmo o Natal, são um prato cheio para hotéis que apostam em criatividade e usam do melhor de seu espaço físico para conquistar e fidelizar hóspedes.

Quer descobrir o papel que a decoração temática para hotel pode ter em sua estratégia de marketing? Nos acompanhe neste artigo e entenda como transformar o espaço físico de seu hotel em um atrativo para hóspedes em potencial!

Por que investir em uma decoração temática para hotel?

Se você já visitou um shopping em época de Natal, já deve ter se deparado com a seguinte cena: dezenas, ou até centenas, de famílias se aglomerando para tirar fotos junto à decoração natalina.

A mesma coisa durante o período do São João. Shoppings e estabelecimentos comerciais apostam em uma decoração que às vezes até parece simples, mas é um chamariz de foto para clientes e pessoas que estão passando pelo local.

E a verdade é que essa estratégia de marketing, já tão utilizada por shoppings há anos, também pode ser utilizada por seu hotel. E temos bons motivos para convencer você a começar a fazer isso AGORA. Quer descobrir as vantagens de apostar em decoração temática para hotel e aproveitar períodos como o São João? Confira!

Cria engajamento com hóspedes

Pendurar algumas bandeirinhas juninas, colocar algo que simule uma fogueira de São João, ou até mesmo colocar um simulacro das famosas barracas do beijo, que animam as festas dessa época junina, tem um potencial enorme de engajamento com seus hóspedes.

Afinal, os espaços do seu hotel que antes nem eram notados por seus hóspedes, como o hall de entrada, passa a ganhar destaque. Seu hotel parecerá muito mais charmoso, ganhará identidade e espaço nas recordações de seu hóspede.

Auxilia na divulgação do hotel nas redes sociais

Outra grande vantagem, e que é um resultado do maior engajamento com hóspedes, é que é muito possível que eles tirem fotos da decoração de seu hotel e postem nas redes sociais. E, acredite, muitos hotéis já utilizam isso como forma de potencializar as reservas diretas do estabelecimento, inclusive nos períodos de baixa temporada.

No Hotel Summit 2019 descobrimos, por exemplo, que a grande rede de hotéis Wyndham Hotels and Resorts utilizou principalmente a estratégia de marketing de gerar engajamento nas redes sociais para transformar o cenário financeiro da instituição. E o sucesso da estratégia está claro: hoje, mais de 50% das reservas nos hotéis Wyndham são realizados diretamente com o hotel.

Quanto mais caprichada a decoração, mais potencial ela tem de ir parar nas redes sociais e se tornar uma divulgação gratuita para seu hotel. Agora, imagine só se cada um dos seus hóspedes postar algo sobre o seu hotel em seu perfil pessoal no Instagram?

Essa é uma oportunidade imensa de alcançar muito mais hóspedes em potencial e chegar a um público que você ainda não tem acesso. Além disso, se fizer bem feito, pode ter a chance de ver fotos do seu hotel viralizar na internet.

Estimula o hóspede a voltar em seu hotel

Se você participou do Hotel Summit 2019, ouviu vários especialistas falarem sobre a importância de oferecer experiências para seu hóspede. E uma decoração temática é a sua chance de se diferenciar dos concorrentes e oferecer uma vivência completamente diferente para as pessoas que visitam seu hotel.

Isso é fundamental para que os hóspedes lembrem do seu estabelecimento com carinho, e não pensem 2 vezes antes de decidir fazer uma reserva direta com você em uma próxima oportunidade.

Ensina ao hóspede traços da cultura local

Seguindo o raciocínio de gerar experiências diferentes dentro do seu hotel, a decoração temática também pode aproveitar eventos e festas comemorativas para ensinar um pouco sobre a cultura local. Acredite, os hóspedes são completamente viciados em informação e adoram entender um pouco mais sobre os costumes da região.

No caso da Praia do Forte, na Bahia, por exemplo. Anualmente, o festival Tempero no Forte transforma toda a região em um paraíso para os apaixonados pela gastronomia baiana.

Essa é uma grande oportunidade para os hotéis da região, que podem criar diferenciais estratégicos através de uma decoração relacionada ao festival. E se o hotel apostar na decoração temática de forma planejada, semanas antes do evento começar, pode ser uma boa forma de divulgar o Festival para hóspedes e fazê-los voltar para apreciar o período.

Como criar decorações temáticas para seu hotel?

Agora, você já sabe de todo o potencial da decoração temática para seu hotel, certo? Porém, é possível que você ainda tenha dúvidas sobre como fazer isso em seu estabelecimento e aproveitar o melhor dessa estratégia de marketing.

Nesse caso, não se preocupe! Temos algumas dicas fundamentais para você que quer potencializar suas vendas usando datas comemorativas, festivais e eventos locais. Confira!

Use datas comemorativas como o São João

Já falamos um pouquinho do São João durante o texto, mas não podemos deixar de repetir aqui e abrir seus olhos para as possibilidades. A festa de São João, que movimenta todo o Nordeste durante o mês de Junho, não é a única que pode ser utilizada a favor do seu hotel.

Por isso, todo início de ano faça um planejamento e veja quais datas possuem potencial e podem render uma boa decoração temática para seu hotel. Pode ser o Carnaval ou até mesmo datas como o Dia das Mães.

Aproveite festivais e eventos locais

Além de datas comemorativas, você também pode aproveitar festivais e eventos locais, principalmente aqueles que já possuem uma tradição em sua região. Aqui, o segredo é você apostar na criatividade e investir na decoração semanas antes da data do evento.

Demos o exemplo do festival Tempero no Forte, na Praia do Forte, mas certamente existem festas do tipo em sua cidade. Planeje, também, uma divulgação nas redes sociais, mostrando um pouco da decoração de seu hotel para o evento.

Estimule o uso de hashtags relacionadas ao hotel

O seu hotel já tem uma hashtag própria no Instagram? Caso não, está na hora de pensar em ter. Ela pode transformar completamente a sua estratégia de redes sociais, principalmente se você associá-la à ações como a decoração temática.

Uma boa dica, aqui, é você colocar plaquinhas espalhadas no ambiente, principalmente nos lugares que podem render boas fotos, estimulando os hóspedes a fazerem seus posts utilizando a hashtag do hotel.

Use a criatividade (sempre!) e explore temáticas diferentes

As decorações temáticas para hotel também podem vir de ideias completamente diferentes, e não ter relação nenhuma com festas nem datas comemorativas! O Hotel Sheraton em São Paulo, por exemplo, já teve um quarto temático relacionado ao universo de Star Trek, em comemoração ao lançamento do filme nos cinemas.

Hotéis no exterior também apostam em decorações diferenciadas para transformar completamente a experiência de hospedagem de seus clientes. No vídeo abaixo, você consegue visualizar algumas das iniciativas desses hotéis.

 

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Esses hotéis vão fazer você querer largar tudo e viajar agora mesmo!

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Vários hotéis também ganharam fama internacional apostando em quartos temáticos inspirados no filme 50 Tons de Cinza durante o lançamento do mesmo no cinema. Além de oferecer um quarto completamente personalizado, muitos dos hotéis também propuseram experiências novas com pacotes de mimos e passeios parecidos com o do filme.

Já o Hotel Canto das Águas, em Lençóis, propõe uma estratégia diferente: cada quarto possui um conceito e decoração completamente diferentes. Todos são bem sofisticados e confortáveis, e dão para o hóspede a vontade de voltar para o hotel só para conhecer os outros quartos.