O que é Hashtag # e como utilizar na sua estratégia de Reservas Diretas?

Publicado em: 18/01/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Amplamente utilizada nas Redes Sociais, a misteriosa #(Hashtag) pode e deve ser aplicada de forma estratégica para ampliar o alcance dos posts do seu hotel, veja agora como fazer

Nossos consultores sempre escutam dos hoteleiros “Precisamos mesmo usar esse jogo da velha?” ou então “Para que é que serve mesmo esse símbolo # junto com as palavras?“. Reunimos então diversas dicas, ferramentas, cases e estratégias de como utilizar esse recurso da hashtag, as vezes, escondido dos usuários menos instruídos.

Veja o que você vai #aprender:

Vamos começar então pela definição de hashtag

Tag são palavras-chave ou termos associados + Hash que poderiam ser definido como pedaço ou partes, então se você tem um assunto e você resume ele com uma palavra-chave, então HashTag será o pedaço chave do seu conteúdo. Quando então colocado juntamente com o símbolo # nas redes sociais que utilizam esse recurso como indexaçãoe busca, principalmente o Twitter e Instagram, o conjunto se transforma num hiperlink (veja nosso dicionário de marketing digital hoteleiro) onde o resultado listará todos as postagens que utilizaram a mesma hashtag.

No exemplo abaixo, vemos as 10 últimas fotos de quase 60 milhões, com a hashtag #InstaTravel no Instagram.

#instatravel

Conhecidas antes como cerquilha, sustenido ou até mesmo jogo da velha, esse símbolo tão inofensivo criou uma força exorbitante no Twitter e logo que o mundo notou o seu potencial segmentador, ela se tornou presente na maioria dos aplicativos de redes sociais, sendo hoje utilizada também no Instagram, Facebook, Pintrest e Google+. 

As redes sociais é o local que nos direcionamos quando queremos compartilhar algo, seja algo positivo ou negativo. Porém no meio de tantos comentários, curtidas e publicações, como filtrar o que te interessa ou não?  É nesse momento que as hashtags entram no jogo para facilitar a vida dos usuários.

Ótimas para turbinar as postagens do seu hotel nas redes sociais, como tudo na vida é preciso ter limites, – dê uma de Twitter – então,  antes de sair colocando hashtags em tudo que envolve seu empreendimento ou região, aprenda a fazer isso da maneira correta e atraia realmente leads qualificados (aqueles que realmente poderão ser seus hóspedes), chame atenção de novos visitantes, gere engajamento, aumente suas reservas diretas e faça valer seu investimento em Marketing Digital.

Como seu Hotel pode usar?

Simples como enviar um cupom de reserva pelo selfHotel, basta apenas colocar a cerquilha e palavra chave principal que melhor se encaixa com a sua publicação, sem utilizar espaço.

Exemplo: Se seu hotel ou pousada fica em frente a praia de Jeriquaquara, use sempre uma ou mais palavras chaves que mais estão sendo utilizadas, para fazer isso, no Instagram, por exemplo, e escreva no campo de busca a palavra acompanhada do símbolo #, conforme na imagem abaixo.

procura por hashtag volumosa

9 Dicas de Como NÃO Usar

Por mais simples que seja usar as hashtags, é preciso ter atenção para alguns detalhes que podem dificultar e até mesmo inutilizar sua estratégia.

Fuja das muito populares

Quando é utilizada uma hashtag muito popular, como #férias #TBT ou #FicaDica, só para aparecer em uma página que é muito acessada, o fluxo de postagem é muito alta, a postagem poderá se perder e não ser visualizada por pessoas reais e engajadas como o tema, atraindo apenas rôbos atras de novos likes.

Não Usar Espaço

Quando você separa as palavras com espaço em branco, o código não consegue entender que aquela palavra faz parte da criação do hiperlink, deixando de fora a informação que você queria adicionar.

Invenção de hashtags

Evite criar novas hashtags, além das que já utiliza com o nome do seu hotel  ou região, pois daqui que ela crie uma relevância vai demorar e o objetivo é sermos certeiros. Claro que aqui não estamos falando de uma hashtag criada para rastrear uma ação, como #ToAquiNoHotelX – que mostrará todas as fotos que seus hóspedes fizeram em suas instalações.

Evite Hashtags Extensas

Nada de colocar #meuhoteléomelhordomundosomosdemais. Das duas uma, ou usuário vai ignorar completamente o que está escrito ou não vai entender. Sentenças muito longas dificultam o entendimento, além de não criar um tópico válido, pois as pessoas não estarão usando aquilo. Perdendo assim seu conteúdo na rede.  

Letras Minusculas no Início de Cada Palavra

Se a sentença for curta, há quem não coloque as primeiras letras da palavra em maiúscula, contudo para facilitar a leiturabilidade do usuário, o ideal é colocar a primeira letra de cada palavra em captular.

Ex: #LuaDeMelEspecial , ao invés de #luademelespecial

Não Utilize Hashtag em Cada Palavra

Não ache que só por que ela serve de tópico que você pode fazer #meu #hotel #é #sensacional #pra #caramba. Isso será completamente inútil, não vai servir para segmentar, muito menos criar tópicos relevantes. Pelo contrário, o usuário vai observar a falta de domínio com as redes.

Nada de Usar Hashtag que Não Tenham Haver com o Conteúdo

Existem locais, como o Instagram por exemplo, que mostra o nível de popularidade de determinadas hashtags (como mostramos no exemplo acima). Por muitas vezes,  as pessoas acabam colocando várias delas para aumentar o número de visualização da postagem. Porém, isso vai de encontro com o objetivo principal que é segmentar e agrupar, porque assim você atingirá um publico que não está interessado no que você está falando.

Excesso

Continuando com o exemplo do Instagram, ele só permite que utilize 30 hashtag por post,  quando o limite é ultrapassado a descrição da sua publicação aparece vazia. Fora isso, se torna cansativo o excesso e aparenta ser uma medida desesperada para chamar a atenção. Escolha as principais para o seu assunto, mescle entre as principais e as super segmentadas, escolhendo um número máximo de quatro, mais que isso, apenas se for realmente necessário.

Fora tudo isso, colocar posts para acertar o “acaso” poderá atingir apenas rôbos e não pessoas engajadas e dentro de seu publico alvo, deletando toda a energia investida no conteúdo.

Ortografia

Preste atenção no que está escrevendo, um erro e sua hashtag não será anexada ao tópico desejado, por essa razão, não utilize as sentenças longas já que você mesmo pode não compreender o que escreveu. Então fique atento, releia para ter certeza de que tudo está nos conformes.

Colocando em Prática

Chegou o momento de colocar a mão na massa, digo, na hashtag! Agora que você já sabe o que são, para que servem e como não usá-las,  está na hora de colocar em prática e turbinar as postagens do seu hotel nas redes sociais.

Primeiro, enumere as hashtags por redes sociais. No Facebook use no máximo três, no Instagram quatro e no Twitter duas. Exatamente assim contadinho, porque dá pra fazer muito usando pouco, basta usar o princípio da concisão.

Após isso, escolha as que melhor se encaixam com o conteúdo que irá apresentar, elas precisam ser pensadas de maneira estratégica. Então idealize seu hóspede e pense em como ele pesquisaria o assunto abordado nas redes sociais, a partir daí é possível acertar o alvo em cheio. 

Analise seu conteúdo, escolha sua hashtag, pense no melhor posicionamento dela dentro do seu texto, publique e veja o resultado! Se der certo, repita, se der errado tente de novo até conseguir, com o tempo você vai compreender o que melhor funciona para o seu hotel.

Vantagem

Um dos benefícios de usar as hashtags, além de aumentar a visibilidade do perfil e das publicações, é que também servem para facilitar na procura de fotos, vídeos ou simplesmente ideias publicadas.

Outra vantagem é que como elas deixam rastros, tornam a sua marca fácil de localizar pelos clientes na internet e também ajudam a medir a popularidade das suas ações de marketing.

Utilizando a Hashtags na Estratégia de Marketing Digital Hoteleiro

Acreditando que seus perfis nas redes sociais são públicos (se não for abra logo!), usar hashtags torna os posts do seu hotel ou pousada visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam mais limitadas apenas aos seguidores dos seus perfis. É por isso que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus conteúdos.

Já comentamos lá no inicio do post, mas reforçamos que em primeiro lugar, seu hotel ou pousada deve estar presente nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. As mais amigáveis são Twitter, Instagram, Facebook e Pintrest. Feito isso, #FicaDica de algumas ações que poderão ajudar.

Crie hashtags para seu hotel ou pousada

Usar uma hashtag específica para alguma ação do hotel, como promoções, sorteios ou descontos,  será uma boa maneira de engajar os seus seguidores.

Durante a estadia dos hóspedes do La Torre Resort (Porto Seguro), eles incentivam o uso da hashtag #experiêncialatorre, republicando e muitas vezes premiando a foto mais engajada. A ideia é acompanhar as fotos e opiniões sobre sua estadia, mas também criar uma sensação de participação e integração.
#experiêncialatorre

Procure as hashtags adequadas para cada rede social

Comentamos que as hashtags podem ser utilizadas em diversas redes sociais. Mas não é por isso que deve replicar no Instagram ou no Twitter os termos que usa no Pintrest, por exemplo.

Cada rede social tem peculiaridades e vale procurar quais são aquelas que as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

A exemplo do Twitter, o ideal é manter as hashtags o mais curtas possível, pois o limite de caracteres por publicação é de 280.

Já na rede preferida pelos brasileiros, o Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags como já comentamos acima. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, sem falar que podem seguir apenas posts por hashtags, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem uma sensação, como #TôFelizNaBahia, também são bem comuns.

Procure hashtags com alto volume de publicações

Já explicamos que não deve utilizar uma hashtag popular, mas, dentre os temas que você pode explorar, por que não procurar os termos mais comuns?

Exceto nos casos em que a ideia é promover algo bem específico, como o #VerãoRJ, não vale a pena começar uma hashtag do zero se já existem outras com volume alto de publicações.

Momento Certo de Usar uma hashtag

A partir do aplicativo mobile do Instagram, por exemplo, avalie quais são os horários mais quentes entre os seus seguidores e utilize essas informações para fazer suas melhores publicações utilizando suas hashtags.

Sendo utilizadas com moderação e de forma estratégica, as hashtags são excelentes aliadas no Marketing Digital Hoteleiro, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar seu hotel ou pousada.

Portanto hoteleiro, o que está esperando? Aproveite essas dicas para começar a testar qual a hashtag melhor se encaixa com seu estabelecimento e aumente o engajamento das suas publicações gerando uma propaganda gratuita baseada no boca a boca digital, ou seja, hashtag por hashtag.  

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