Dicas para converter o recorde de feriadões deste semestre em recorde de Reservas Diretas

Publicado em: 29/08/2017

Um recorde de feriados está por vir no segundo semestre de 2017 aqui no Brasil. E o que você, hoteleiro, está fazendo para converter essas oportunidades em reservas diretas? Inúmeras possibilidades estão a sua disposição para alavancar as vendas. São estratégias que devem ser criadas para auxiliar essa conquista. Não é preciso explicar tamanha importância da série de feriados que está por vir, pois, é certo que hoteleiros empenhados sabem o calendário decorado.

Neste artigo será sugerido algumas ações para aproveitar essa oportunidade ao máximo e, lógico, com maior número de conversão de reservas diretas.

O primeiro ponto é realizar uma avaliação geral do site do hotel ou pousada, para identificar se realmente está atrativo para o visitante, tanto em estética quanto em tarifas, também, se possui iscas para fisgar o turista e não deixar espaço para que as agências online de viagens (OTAs) retenham o cliente que vai até vocês.

Agora que o site foi avaliado e corrigido, é preciso montar a estratégia mais eficaz, com ferramentas específicas para conversão, que aqui, chamaremos de gatilhos. Desenvolvidos e pensados especificamente para converter visitas em vendas diretas, com bom empenho e organização seu Hotel ou Pousada pode usar destas estratégias, como é o caso do Toolbox do selfHotel que citaremos aqui, como exemplos possíveis e muito importantes para tal objetivo.

Contagem Regressiva

Corrida contra o tempo! Acelere a decisão de compra do visitante. Crie uma oferta imperdível e determine o tempo que ficará disponível para compra. Como o ser humano adora uma oportunidade imperdível, o visitante terá apenas, aquelas horas disponíveis, para tomar a decisão de compra. Ferramenta perfeita para conversão em vendas diretas.

Dica:

Para os clientes selfHotel esta é uma possibilidade de interação com apenas alguns cliques. Mas é bom não abusar do recurso para não perder a credibilidade.

Ações e Promoções

Atração mais básica para conversão de vendas. Nada como uma promoção bem feita ao estilo “ganha ganha” e atrativa para reter os visitantes e aumentar as reservas diretas, como devem ser. Use a sua criatividade para oferecer ações e promoções realmente atrativas.

Exemplo:

Ofereça um desconto exclusivo aqueles se mostraram interessados e visitaram 3 páginas do seu site, em troca, ele registra o email em sua lista e recebe um cupom na mesma hora. Como fazer isso? Usando selfHotel é extremamente simples.

Banner digital

Impressione o visitante com um banner informativo ou de ação, incluindo link de direcionamento para sua página de conversão/reserva. Este banner poderá conter fotos ou imagens, vídeos do Youtube de forma muito bem elaborada ou uma simplesmente uma imagem em gradiente, inspirada no Facebook. Assim, diversas possibilidades podem ser exploradas. Desde artes feitas por designers vendendo o Réveillon 2018, fotos bem tratadas divulgando a região, vídeos editados ou até uma simples oferta emergencial que dispensa profissionais especializados, basta usar um texto bom e atrativo.

Disponibilidade ao seu alcance:

Essas também são opções disponíveis no selfHotel, que podem ser configuradas com apenas alguns cliques. A Toolbox selfHotel é aprimorada constantemente para oferecer as melhores ferramentas com alternativas de conversão.

Avisos e Notificações no Site

De uma forma básica, porém, muito eficiente. Divulgue mensagens simples e diretas em pontos de atenção no site, como topo fixo e lateral direita. Ambos ficam logo na primeira vista do visitante sem interferir nos conteúdos do site, motivo principal dele estar ali.

Vamos aos exemplos: coloque no topo do site uma mensagem sobre o feriado mais próximo como lembrança para ele se programar, colocando um link para seu pacote ou motor de reservas. Use também notificações laterais, que acompanham a navegação durante a rolagem da página, para mostrar uma dica de “Feriado da Independência se Aproximando, faça sua reserva direta”. Mensagens como essa ajudam a reter e converter seus visitantes.

Existem no mercado alguns plugins de site que ajudam a publicar esses avisos no seu site. Agora os assinantes do selfHotel já possuem essas ferramentas com exemplos de como utilizá-la.

Redes Sociais

As mídias digitais devem ser exploradas ao máximo, inclusive as Redes Sociais. Não é preciso ser expert em marketing digital para saber o poder do Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes disponíveis no mercado.

Para não perder nenhum oportunidade futura, planeje seus futuros posts, usando imagens ou vídeos, como um flyer para o “Dia das Crianças” ou até mesmo seu “Pacote para o Dia de Finados”, e, para não perder nenhuma data especial, agende através de ferramentas existentes no mercado, algumas delas publicando inclusive no Instagram, como é o caso do selfHotel, podendo administrá-las de forma simples e monitorada.

Email Marketing

No mundo do marketing digital, ter uma boa, ativa e segmentada lista de email, principalmente cedida de forma voluntária por parte do visitante é extremamente importante para o envio correto de mensagens que tenham relevância ao destinatário, como o que fazer em sua região ou o valor do pacote para o feriado de 7 de setembro.

Ações ao longo do site que incentivem o cadastro voluntário de emails, é fundamental para essa estratégia. Por exemplo, troque um “late check out” por um cadastro daqueles que se interessaram pelo seu hotel, ou forneça um cupom de desconto para aqueles que se cadastrarem em seu site através de avisos em banners que aparecerão apenas para quem visitou 3 ou mais  páginas.

Inclusive, este já foi tema aqui no Blog do Hoteleiro Digital. São inúmeras as características e estratégias que devem ser levadas em consideração antes de pedir e enviar e-mail aos clientes. Clique aqui, leia mais sobre o assunto e fique por dentro desta fantástica ferramenta, que poderá, quando usada de forma correta, converter ainda mais as vendas diretas.

Pacotes, Ofertas e Tarifas Especiais

Já que o tema principal deste texto é o recorde de feriadões que teremos no segundo semestre de 2017. Use e abuse dos pacotes e tarifas especiais. Pode até considerar que esta é mais uma forma de promoção, mas, por ser muito eficaz para atração e retenção, ganhou um tópico de destaque em nosso texto. Aquele pacote imperdível com tarifas atrativas ou condições especiais para o Feriadão de 15 de Novembro, motivam os clientes indecisos e se for usado junto com outros gatilhos, torna-se muito mais eficaz. Outra opção é oferecer um late checkout, para proporcionar umas horas a mais para os hóspedes que compraram algum pacote.

Quer mais dicas?

Hoteleiros selfHotel, cria e administra pacotes, ofertas e tarifas, disponibilizando em seu site através de um dashboard amigável, que fornece opções como desconto progressivo, tarifas diferentes por datas/ dia da semana, links individuais por pacotes, muito útil para divulgar e melhorar seu SEO, e até mesmo a criação de um QR Code para colocar em seus panfletos/folders impressos, levando o real para o digital.

Essas foram algumas dicas para usufruir ao máximo deste fantástico recorde de feriados que favorece os brasileiros e principalmente os hotéis e pousadas. Fique atento. Aqui, a busca por aprimoramento do marketing digital para conversão de vendas diretas, é constante. Contem sempre com selfHotel e Blog do Hoteleiro Digital para alavancar seus resultados positivos.