Sabe o que é motor de reservas? Entenda porque seu hotel precisa de um

Publicado em: 04/09/2018

Motor de reservas vai aumentar a independência de seu hotel na hora de conquistar novos hóspedes e reservas diretas.

Você deve conhecer pelo menos um hoteleiro que está quase entrando em desespero por causa das altas taxas cobradas pelas OTAs (Online Travel Agencies), que ainda hoje é uma das principais formas — e também uma das mais caras — de hotéis e pousadas conseguirem hóspedes.

Enquanto alguns não veem problema em depender quase completamente das OTAs, muitos administradores de hotéis já perceberam o quão danosa pode ser essa dependência para a vida financeira do estabelecimento. Afinal, essas agências de viagem online, tais como o Booking e Expedia, cobram comissões de 15% até 30%, o que pode fazer grande diferença para a lucratividade do hotel.

E se você é um desses hoteleiros que já está se atentando para a importância do hotel aumentar as reservas diretas e conseguir autonomia, deve estar se perguntando: Como hoteleiros podem depender cada vez menos das OTAs e conquistar cada vez mais hóspedes sem elas?

Um dos segredos está no motor de reservas diretas! Ainda não sabe o que é? Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre os motores de reserva e a importância dele para seu hotel!

O que é motor de reservas?

Também conhecido como booking engine, o motor de reservas nada mais é do um sistema de gerenciamento, uma maneira de trazer a tecnologia inicialmente usadas pelas agências online para dentro do site do seu hotel.

Ou seja, assim como nas OTAs, seu hóspede conseguirá fazer todo o processo de reserva, desde visualizar a disponibilidade de acomodação, dias de estadia e até mesmo serviços extras, sem sair do site do seu hotel!

E se você fizer todo o trabalho de marketing digital para hotéis corretamente, o site passará a vender (quase) sozinho, sem gastos com comissões nem dependência de agências.

Ainda não está convencido? Continue lendo este artigo e descubra tudo que é possível através de um motor de reservas.

Por que seu hotel precisa disso?

Hoje, muito mais do que nunca, queremos facilidade. Tudo está a um toque de nossos dedos, seja através dos smartphones ou dos computadores, e o mundo está cada vez mais adaptado a essa realidade.

Todos querem viajar, mas a verdade é que ninguém quer mais entrar no site de hotel e descobrir que só pode realizar a reserva direta se ligar para eles. Entenda: hoje, as pessoas evitam ao máximo fazer ligações telefônicas, e é comum que até você se assuste ao receber uma ligação. Se tudo pode ser resolvido de forma automática ou por mensagem, por quê ligar?

E foi enxergando esse cenário que as OTAs cresceram tanto nos últimos 10 anos. Elas entenderam as necessidades dos novos viajantes antes dos próprios hoteleiros, e aí nasceu  o problema que alguns hotéis enfrentam ao depender dessas agências e pagar as taxas.

Mas se você não quer perder espaço e deseja aumentar as reservas diretas do seu hotel, adotar um motor de reservas  é um passo crucial.

Quer entender melhor algumas das principais vantagens de ter um sistema de gerenciamento desses no site de hotel ou pousada? Confira!

1. Facilita todo o processo de reserva para seu cliente

É possível que o site do seu hotel ainda utilize formulários, ou nem isso, para ajudar os visitantes a fecharem uma reserva direta com vocês. Mas esse método é extremamente ineficaz, porque o cliente precisa esperar a sua resposta, e ele não quer isso.

Se ele pode escolher a acomodação, dias de hospedagem e até mesmo realizar o pagamento imediatamente através de uma OTA, porque ele ficaria esperando sua resposta para um e-mail ou mensagem? Em outras palavras, sem um motor de reserva você perde a grade oportunidade que é a compra por impulso.

Por isso mesmo, a única maneira realmente eficiente de ganhar seu cliente já nos primeiros cliques do site, é disponibilizar um motor de reserva em que ele possa fazer todo o processo de reserva sem esforço.

Ali, ele escolhe os dias que quer ficar, os quartos e já tem acesso ao valor que precisará pagar. Além disso, também realizará o pagamento sem problemas. Tem coisa melhor que essa para seu hotel?  

Dica: avalie bem a melhor plataforma de pagamento para seu hotel

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença no faturamento do estabelecimento, e deve ser pensado por você com muito cuidado. Alguns motores de reservas oferecem a possibilidade de pagamento por plataformas que se vendem como mais seguras e evitam problemas com cartões clonados, por exemplo.

Porém, essas plataformas costumam cobrar taxas de até 4% que, a longo prazo, podem gerar um prejuízo na lucratividade de seu estabelecimento. É nesse momento que você deve avaliar: meu hotel já teve muitos problemas com cartão clonado? Vale a pena pagar uma taxa de 4% da reserva para TODA venda que fizer?

Uma coisa, no entanto, é crucial: seu hotel precisa ter certificado de segurança e ser considerado seguro pelo Google. Leia este nosso artigo e entenda melhor o tema!

2. Possibilita a venda de serviços extras

Uma das melhores consequências de um motor de reserva já dissemos para você, que é o aumento das reservas diretas e, consequentemente, o crescimento do faturamento do hotel. No entanto, outra grande vantagem é a possibilidade de você vender pacotes de serviços extras acoplados à estadia.

Alguns motores de reservas, como o MaisReserva, possibilitam que você venda para o hóspede direto no processo de reserva um jantar ou até passeio, por exemplo.

Tudo isso de maneira prática e rápida, com total controle do que está sendo vendido.

3. Divulgue de forma fácil a opinião de hóspedes

Pesquisas já indicam que comentários positivos e feedbacks são pontos avaliados por hóspedes antes de fechar com um hotel. Tendo um motor de reservas no site do hotel, todas essas informações estarão às mãos do cliente, já no processo de compra.

Assim, seu hotel pode conquistar a confiança do hóspede e fazê-lo fechar a compra de reservas imediatamente. Isso evita que ele vá procurar informações sobre seu estabelecimento em outros lugares, e acabe dando preferência a outro hotel.

Vale lembrar a importância de responder os feedbacks, positivos ou negativos. Já que tudo estará visível para seu futuro hóspede, é crucial que ele perceba que o hotel é atencioso e preocupado com a experiência de quem se hospeda.

Outra dica para otimizar os processos dentro do hotel ou pousada e manter toda a eficiência, possibilitando ainda mais aumentar as reservas diretas, é crucial que o seu motor de reservas seja integrado ao seu PMS.

Dessa forma, todo o processo de reserva de quartos será feito de forma automática, sem necessidade de você perder tempo preenchendo o PMS, por exemplo. Mas nem todos os motores de reservas aceitam todos os PMS, por isso, é importante que você pesquise e avalie qual o melhor para seu hotel.

Aliás, você sabe o que é PMS? Caso ainda tenha dificuldade em entender esse tanto de sigla e palavreado do mercado hoteleiro, confira o dicionário que preparamos especialmente para você!