Feriados prolongados 2019: como seu hotel pode vender mais?

Publicado em: 18/12/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

2019, seus feriados e datas comemorativas reservam grandes oportunidades para hotéis e pousadas de todo o Brasil aumentarem sua ocupação. Confira como seu hotel pode aproveitar essa tendência!

O Ano Novo é sempre uma oportunidade para renovar as energias e trabalhar com novas perspectivas, ainda mais para o setor da hotelaria. Começar o ano já planejando as próximas ações do seu hotel é o que vai destacar seu estabelecimento da concorrência e aumentar suas reservas diretas.

E uma das grandes oportunidades para a hotelaria são justamente os feriados prolongados e datas comemorativas, sejam elas regionais ou nacionais. Saber as datas dos principais feriados é um requisito obrigatório para todo hoteleiro antenado, que sabe que estratégias podem transformar esses dias em períodos extremamente lucrativos.

Quer saber quais os feriados de 2019 e como transformá-los em um aumento substancial das reservas diretas do seu hotel? Nos acompanhe nesse artigo e descubra!  

Lista de feriados de 2019 com potencial de ganho para hotelaria:

🗓 JANEIRO

Confraternização Universal – dia 01 (terça-feira)

Aniversário da cidade de São Paulo – dia 25 (sexta-feira)


🗓 FEVEREIRO

Dia de Yemanjá – dia 02 (sábado)


🗓 MARÇO

Carnaval 2019 – dia 05 (terça-feira)

Quarta-feira de cinzas – dia 06 (quarta-feira)


🗓 ABRIL

Sexta-feira Santa – dia 19 (sexta-feira)

Tiradentes – dia 21 (domingo)


🗓 MAIO

Dia do Trabalhador – dia 01 (quarta-feira)

Dia das Mães – dia 12 (domingo)


🗓 JUNHO

Dia dos Namorados – dia 12 (quarta-feira)

Corpus Christi – dia 20 (quinta-feira)

São João – dia 24 (segunda-feira)


🗓 AGOSTO

Dia dos Pais – dia 11 (domingo)


🗓 SETEMBRO

Independência do Brasil – dia 07 (sábado)


🗓 OUTUBRO

Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças – dia 12 (sábado)


🗓 NOVEMBRO

Finados – dia 02 (sábado)

Proclamação da República – dia 15 (sexta-feira)

Consciência Negra – dia 20 (quarta-feira)


🗓 DEZEMBRO

Natal – dia 25 (quarta-feira)

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Acesse agora, gratuitamente, material completo com todas as datas importantes em 2019 para planejar de forma estratégica suas ações.

 

 

Como aproveitar os feriados de 2019 para aumentar as reservas diretas de seu hotel?

A verdade é que não adianta apenas saber dos feriados e datas importantes, se você não está preparando o seu hotel para eles. E não estamos falando em fazer divulgações sem planejamento 2 semanas antes da data do feriado: isso dá pouco resultado.

O bom marketing é trabalhado durante o ano todo, conquistando os visitantes de seu site e os seguidores de suas redes sociais com imagens, textos e tudo aquilo que alguém precisa ver e ouvir para se convencer de que seu hotel é o melhor lugar para ele passar o feriado.

Apesar dessa consciência nos hóspedes levar um tempo até ser construída, é o segredo para aumentar vertiginosamente as reservas diretas de seu hotel e, inclusive, fidelizar hóspedes.

Já imaginou se, mais do que apenas hóspedes ocasionais, eles se tornassem hóspedes fiéis a sua marca e, inclusive, divulgassem seu hotel para outras pessoas? Com planejamento e usando bem os feriados de 2019, isso é possível!

E não se esqueça, também, da importância de datas comemorativas menos conhecidas, mas que possuem tanto potencial para o turismo quanto as outras. Datas de festas religiosas e feriados de aniversário de algumas capitais do país, como a cidade de São Paulo, por exemplo, são oportunidades para conseguir novos hóspedes.

Quer descobrir quais os primeiros passos de sua estratégia para o ano de 2019? Confira nossas dicas abaixo e comece já a pensar em maneiras de aumentar a lucratividade de seu estabelecimento.

Monte a sua estratégia de marketing de conteúdo

Toda boa estratégia de marketing digital começa com o marketing de conteúdo. Afinal, é através das redes sociais e blog que você tem mais possibilidade de reunir pessoas interessadas naquilo que seu hotel tem para dizer e transformá-los em hóspedes.

E, ao contrário do que você possa imaginar, não vale publicar qualquer coisa e nem para qualquer pessoa. Como você já viu em nosso blog, se o seu hotel quiser vender mais com menos custos, precisa ter um público-alvo e focar suas ações de marketing em seu verdadeiro hóspede ideal.

Começando a pensar nas estratégias de conteúdo desde o início do ano, você terá mais tempo para reunir ao redor de suas redes sociais e blog o seu público ideal, o que tornará qualquer campanha para as feriados muito mais eficiente.

Todo o seu conteúdo precisa ser produzido levando em consideração esse cliente ideal, que chamamos de persona. O modo de cativar um jovem viajante que gosta de aventura, por exemplo, não é o mesmo de uma pessoa mais velha que quer viajar para relaxar nas férias.

Além disso, 2 ou 3 meses antes você já pode começar a trabalhar conteúdos, principalmente no blog, instigando a viagem em feriados. Quer um exemplo? Se o seu hotel fica na Chapada Diamantina (Bahia) ou na Chapada dos Veadeiros (Goiás), a sua persona pode ser de um  jovem que gosta de curtir as aventuras e trilhas que existem na região de seu hotel. Meses antes do feriado você pode começar a publicar conteúdos como:

  1. Quais os melhores equipamentos para trilha? 5 dicas para uma boa escolha
  2. 5 Trilhas para conhecer em um fim de semana
  3. Quer viajar? Planeje a viagem perfeita para um fim de semana

Conteúdos como esse não só chamam a atenção do seu hóspede em potencial, mas também mostra para ele que viagens em feriados aos fins de semana podem ser muito proveitosas. E isso pode ser revertido em reservas diretas!

Se você quiser mais ideias de conteúdos matadores para o blog do seu hotel, confira também nosso artigo com dicas cruciais para começar a converter visitas em vendas diretas!

 

Venda as experiências da região, não só seu hotel

O que você precisa ter em mente para começar a vender de verdade, principalmente durante os feriados, é que o hóspede não está indo para a sua cidade para ficar trancado no hotel. Mesmo que seu hotel seja lindo, a verdade é que a maioria das pessoas viajam para conhecer a região.

Então, não fale apenas do seu hotel. Nas redes sociais e blog, venda a experiência inesquecível de conhecer a região em que seu hotel está localizado, dando dicas de lugares para conhecer, restaurantes bacanas e tudo que for útil para aqueles que querem explorar a região.

Invista em anúncios online

Se o hotel quer se destacar da concorrência e conquistar 100% de lotação nos feriados, principalmente nos feriados prolongados, investir em anúncios online é mais um dos passos essenciais.

Além de muito mais eficientes que outras modalidades de anúncios, publicidade online no Google e em redes sociais como Facebook e Instagram também são muito menos custosas, gerando uma boa lucratividade.

O segredo para ter sucesso com anúncios online é fazer uma boa escolha das palavras-chave utilizadas e levar o visitante para páginas de vendas dentro do site do seu hotel.

Ter gatilhos mentais no site também é uma das maneiras de aproveitar bem o acesso gerado pelos anúncios, convertendo visitas em reservas diretas, ou seja meros visitantes em potenciais hóspedes.

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