SEO para hotéis e pousadas: Tendências para 2020 que você não pode perder

Publicado em: 16/01/2020 | Atualizado em: 28/11/2023

Quer dobrar suas vendas em 2020? Confira essas tendências do SEO para hotéis e pousadas e transforme a sua estratégia de vendas diretas!

Está pronto para descobrir os passos que podem potencializar as vendas do seu hotel no ano de 2020? Se você acompanha o blog há algum tempo, já viu muitas das estratégias necessárias para alcançar esses resultados através do Marketing Digital.

Porém, agora queremos ir além e entregar para você algo único: as tendências de SEO que o seu hotel precisa seguir para vender mais ainda nos próximos meses. E nada melhor do que já começar o ano engajado nessa meta, certo?

Quer descobrir tudo o que precisa fazer para otimizar o seu SEO em 2020 e gerar muito mais resultados? Acompanhe o texto e confira alguns dos segredos absolutos que podem ajudar você a dobrar as visitas orgânicas do site do hotel.

SEO para sites de hotéis e pousadas: Tendências para 2020

Se você investe em Marketing Digital há algum tempo, sabe que SEO é a base de toda boa estratégia de vendas na internet. Agora, caso você ainda não saiba muito bem do que estou falando, recomendo que dê uma boa olhada neste outro artigo nosso, que destrincha o conceito de SEO e o básico dessa estratégia.

A verdade é que todo mundo quer que o site do hotel receba milhares de visitas todos os dias, e isso só é possível através das estratégias certas de SEO. Pense bem, quanto mais acesso tiver o seu site, maiores são as possibilidades de venda, e isso faz toda a diferença!

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes para você que quer avançar na aplicação da estratégia de SEO nos próximos meses. Quer conferir quais são essas dicas? Confira logo abaixo!

Faça o básico com consistência

Antes de tudo, preciso falar na maior tendência de SEO de 2020 – e de todos os anos seguintes. Fazer o básico com consistência ainda é o passo mais importante para garantir as melhores colocações nos buscadores do Google.

Aliás, fazer todo o resto indicado neste artigo sem ter o mínimo de cuidado nos passos básicos iniciais é um esforço que pode não trazer resultados!

Por isso, se você ainda não deu uma olhada no artigo que indicamos sobre como usar a estratégia de SEO em hotéis e pousadas, aproveita para dar uma olhada agora mesmo.

Depois, não esquece de voltar aqui e conferir as próximas dicas, okay? Prometo que vai essa junção entre o básico e o avançado pode trazer muito mais resultados em vendas do que você espera!

Use URLs amigáveis

Se o conteúdo do site do hotel está otimizado com as práticas básicas de SEO, o seu próximo passo é apostar nas URLs amigáveis. Para muita gente, esse pode parecer um passo básico, mas a verdade é que muito hoteleiro ainda peca nesse quesito e esquece da importância das URLs.

Não sabe do que estou falando? A URL é o endereço virtual do seu site, também conhecido como o link que dá acesso direto ao seu conteúdo. Por exemplo:

https://www.seuhotelaqui.com.br/

Porém, quando a URL de alguma página do seu hotel não é amigável, ela é completamente ilegível para o público. Soa confuso? Vou explicar melhor para você com um exemplo. Digamos que você entre na página “Acomodações” do hotel “Seu Hotel Aqui”, que citamos logo acima.

Quando a URL não é amigável, ela se apresenta dessa forma:

https://www.seuhotelaqui.com.br/Ahq9LcHop?-k2! 🤔 👎

Percebe? Ela é completamente ilegível para humanos, e o Google leva isso em consideração na hora de calcular o rank da página.

Por outro lado, uma URL amigável é completamente legível, pode conter palavras-chave centrais e ajuda o visitante a até mesmo memorizar o link da página. Um exemplo de URL amigável:

https://www.seuhotelaqui.com.br/acomodacoes 👍

No selfHotel todos os sites já são otimizados e possuem em todas as suas páginas links/urls amigáveis.

Tenha Meta Descriptions personalizadas para cada página

Sabe quando você procura algo na no Google e recebe uma lista de sites relacionados à sua busca? Logo abaixo do título e link do conteúdo você verá a Meta Description, que é um breve resumo sobre o que trata a página.

Essa é uma oportunidade para você colocar palavras-chave centrais e criar um texto breve e chamativo, que convença o usuário a entrar no seu site imediatamente. Nem preciso dizer que isso pode definir muito do seu sucesso na hora de atrair visitantes para seu site, certo?

Aliás, isso é tão importante que você deveria colocar como prioridade editar todas as meta descriptions das páginas atuais do site agora mesmo. A depender da plataforma em que você hospeda o seu site, pode ser que esse processo seja um tanto complicado.

No entanto, se você é usuário da plataforma do selfHotel terá acesso a ferramentas únicas, que facilitam a edição de itens como o Meta Descriptions e URL, por exemplo, de todas as páginas do site.

Produza conteúdo rico

Se o seu hotel já produz conteúdo para as redes sociais e blog, parabéns. Você já deu um passo importante rumo ao sucesso, e a produção de conteúdo faz toda diferença para as estratégias de SEO.

Porém, se você quer avançar ainda mais e estruturar uma estratégia de vendas matadora, coletar os dados dos visitantes do site do hotel é fundamental. E a melhor ferramenta para isso são os conteúdos ricos, disponibilizados para os visitantes do site em forma de guias, pequenos e-books, infográficos e até mesmo os posts do blog site.

São conteúdos simples, mas cheios de informações valiosas para o seu público-alvo. A ideia é despertar o interesse e oferecer para o usuário uma moeda de troca: ele passa para você os dados pessoais, e recebe em troca o conteúdo rico gratuito.

Por exemplo, seu hotel oferecer um guia com os 5 restaurantes imperdíveis de sua região, quando a pessoa for ler ou baixar o conteúdo, ela antes precisará deixar o nome, email e a data que pretende visitar sua cidade.

Essa é uma das etapas mais importantes para alimentar listas de e-mails e gerar estratégias de E-mail Marketing, que já foi tema em nosso blog. Olha esse exemplo abaixo que nós preparamos para explicar melhor sobre o que é SEO para hóteis e pousadas.

SEO para hotéis e pousadas

Invista em Responsividade

Você já deve saber que a maioria das pessoas fazem suas pesquisas, inclusive sobre viagem, através dos smartphones, certo? Mas será que o site do seu hotel está preparado para isso?

Não adianta nada ter um site, se ele é praticamente intransitável através do celular. O usuário vai abrir a página e, na primeira dificuldade de acesso ou de leitura, vai sair. E não é isso que você quer.

Investir em plataformas como o selfHotel, que oferece para você um site preparado para todas as telas possíveis, é fundamental. O importante é que o site abra bem, e rápido, tanto em notebooks, tablets e smartphones, com uma experiência do usuário positiva.

Veja também:

Faça linkagens internas

Em outro momento, já falamos sobre a importância do link building e como ele pode impactar na estratégia do seu hotel. No entanto, é verdade que muitos hoteleiros ainda pecam neste aspecto e não investem em um trabalho de linkagem interna eficiente.

E, com certeza, o link building positivo e links internos serão uma tendência para o SEO em 2020. O Google deixa cada vez mais claro que privilegia sites que são referenciados por outros e que possuem um conteúdo complexo (o que fica visível através de uma estratégia de linkagem interna).

Se as páginas do seu hotel ainda não contam com isso, coloque como mais uma de suas prioridades para esse ano.

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