Como aumentar a taxa de conversão do site do hotel: 11 pontos essenciais!

Publicado em: 21/09/2018

Seu site não vende tanto quanto você gostaria? Está na hora de você descobrir o porquê! Confira o post e entenda como aumentar a taxa de conversão!

O site do seu hotel até tem muitos acessos por mês, mas as reservas diretas não estão ocorrendo? Em momentos assim, muitos hoteleiros se perguntam: afinal, como aumentar a taxa de conversão de vendas do site do hotel?

Temos uma dica para você: talvez você esteja cometendo alguns erros que são fáceis de resolver, mas garantem a eficiência do processo de venda através do site. 

Se você está empenhado em aumentar as reservas diretas de seu hotel e, finalmente, se ver livre da dependência das OTAs, começar a colocar tudo o que vamos dizer nesse artigo é obrigatório. 

E justamente para auxiliar você, hoteleiro antenado, que o especialista e fundador do selfHotel, Allessandro Canella, analisou os 11 principais motivos para garantir a conversão do seu hotel. Quer descobrir quais são esses motivos? Continue nos acompanhando neste artigo e descubra!

1. Fotos em boa qualidade

Pesquisas do TripAdvisor já indicam algo que é fácil imaginar: é a partir das imagens que você desperta o primeiro interesse das pessoas.

Em outras palavras, uma boa foto é a oportunidade que o seu hotel tem de encantar os visitantes do site e convertê-los em hóspedes. E é isso que você quer, não é mesmo?

Mas, cuidado. Da mesma forma que as imagens geram um forte atrativo, as fotos ruins, em baixa resolução ou tiradas em péssimos ângulos, também afastam possíveis hóspedes. Ou seja, investir em fotos melhores, ou até mesmo fotos profissionais, pode dar bons resultados.

Lembre de destacar, também, todos os espaços de seu hotel, principalmente a piscina, restaurante e, claro, os quartos.

2. Uma boa navegação

Muitas vezes dá vontade de inovar e dar ao site uma cara completamente diferente da de todos os outros hotéis, não é? Porém, ainda que inovar e investir em soluções mais criativas seja bacana, fazer isso no site do seu hotel pode ser um perigo.

Apesar de ser um site bonito, e mesmo que tenha uma foto incrível (e já falamos do quanto essas fotos são fundamentais para garantir a conversão em reservas diretas), o fato é que se a pessoa não consegue encontrar a barra de menu, por exemplo, todo seu trabalho lindo foi para o lixo.

Resumo da história: inove, mas também facilite a vida de seu cliente, disponibilizando um fácil acesso ao menu e às principais páginas do seu hotel.

Página de acomodações e região sempre são algumas das mais visualizadas no site do hotel

3. Conteúdo de qualidade e eficiente

Em contrapartida, se não é recomendado que você inove demais no design do seu site, com relação ao conteúdo o conselho é o contrário. Quanto mais inventivo, melhor!

Vale dizer que o conteúdo do site do seu hotel é a maneira que você tem de se comunicar diretamente com seu público, cativando-o e passando para ele toda a personalidade e estilo do estabelecimento.

E quanto mais tempo o cliente se mantém entretido dentro de seu site, lendo conteúdos de qualidade e se informando, maiores são as chances dele se encantar e fechar a reserva.

E uma das maneiras de fazer o cliente passar mais tempo com você, formando um verdadeiro relacionamento até que decida reservar um quarto, é ter um blog em seu site.

Você já pensou em não só mostrar os quartos de seu hotel, mas apresentar, também, dicas de passeio e a história da sua cidade? Essa é a ideia e vai aumentar — e muito! — as suas possibilidades de aumentar as reservas diretas.

4. Informações bem colocadas no site

Mas não é só de conteúdo criativo que seu hotel precisa. Eles são fundamentais para formar um relacionamento de longo prazo com o público e aumentam as possibilidades de preferirem seu hotel, e não o concorrente.

Porém, da mesma forma, se o público não encontra no site informações básicas, como o valor da diária ou tipo de acomodações que você disponibiliza, eles fogem! Ninguém quer se sentir enrolado ou procurar muito informações simples.

Dê ao público tudo que é importante que ele saiba, e, mais importante, disponibilize todas essas informações em um lugar de fácil acesso no site.

5. Meios de contato visíveis

Agora, imagine a situação: alguém visita seu site, vê as imagens, navega pelo seu blog e fica super entusiasmado para viajar. Ele quer fechar a reserva AGORA, e por isso quer falar com você. Procura os contatos do hotel no site inteiro, mas só encontra um endereço de e-mail ou nem isso.

É bem possível que você perca essa venda, e por um erro imperdoável que é não manter todos os contatos bem visíveis. E quanto mais fácil o contato, melhor! Uma ideia que pode aumentar a taxa de conversão é colocar chatbot e atalho para o WhatsApp Corp. de seu hotel.  

6. Sem distrações que façam o visitante sair da página

O objetivo do hotel é manter o visitante o máximo de tempo possível no site, até que ele feche a reserva. Ou seja, você precisa evitar ao máximo que ele saia do seu site sem, pelo menos, ter se transformado em lead.

E um erro comum, que você precisa evitar a todo custo, é o excesso de distrações em seu site. Avisos e janelinhas com sugestões são bacanas, assim como os gatilhos mentais, que logo mais você vai entender melhor o que é. Porém, eles não podem ser usados em demasia.

Excesso de avisos no site é um motivo comum de distração, e geralmente causam a saída de centenas ou até milhares de visitantes do site. Pense bem, só por esse pequeno erro você pode estar perdendo dezenas de reservas diretas!

7. Presença de gatilhos mentais de conversão

Ainda que você siga todos os conselhos que viu nesse post, pode ser que ainda sofra com uma taxa de conversão em vendas baixa. Ou seja, mesmo com um site atraente, bem estruturado, com informações relevantes e um blog criativo, pode ser que ainda não consiga converter. O que há de errado?

Nós temos um segredo para você: o que está faltando para você concluir suas vendas e aumentar as reservas diretas é, simplesmente, um impulso. Isso mesmo, uma espécie de empurrão. Algo que faça o visitante do site ter um estalo e decidir, imediatamente, fechar a reserva com você.

E isso é possível através dos Gatilhos Mentais, avisos posicionados de forma estratégica em seu site que estimulam reações do subconsciente dos visitantes.

São avisos com ações promocionais e que oferecem descontos exclusivos, mas com limite de tempo. Dessa forma, você atinge o senso de urgência do visitante e estimula ele a fechar a reserva ou deixar o contato com você imediatamente.

Gatilhos Mentais aumentam a taxa de conversão do hotel

Por isso mesmo, e sempre buscando facilitar a vida de você, hoteleiro, o selfHotel disponibiliza uma ferramenta prática de Gatilhos Mentais, fácil e rápida de usar. Quer conhecer melhor? Confira esse link e descubra mais sobre essa ferramenta e seu potencial para aumentar reservas diretas!

8. Compatibilidade com dispositivos móveis

Não há dúvidas, hoje o acesso a sites, inclusive de hotéis, é quase sempre realizado por smartphone. E se o seu site não é responsivo e nem preparado para isso, você está perdendo vendas!

Se o visitante não consegue navegar pelo seu site através do celular, muito dificilmente ele tentará novamente por outra plataforma, como o computador. E é aí que todo o seu trabalho com fotos maravilhosas e conteúdo incrível vai, simplesmente, por água abaixo.

Nossa dica? Abra agora mesmo o site do seu hotel pelo seu smartphone. Se o acesso estiver difícil ou ruim, está na hora de você contratar uma empresa especializada e mudar essa situação!

9. Informações de tarifas e promoções visíveis

Já falamos que você precisa facilitar o acesso às informações mais importantes, não é? Outra coisa que não pode faltar no site do seu estabelecimento são informações sobre tarifas e até mesmo promoções.

O que você precisa entender, aqui, é que o cliente sempre vai procurar saber o seu preço. E é melhor que ele saiba essa informação direto de você, do que por outra pessoa. Então não esconda os valores das acomodações e, quando possível, também disponibilize pequenas promoções.

Isso, principalmente durante o período de baixa temporada. Essa é a sua oportunidade de fazer vendas em um período fraco! Oferecer, por exemplo, almoço grátis acoplado ao valor da estadia já é um grande atrativo e pode aumentar substancialmente as suas reservas diretas.

10. Presença de um sistema de reservas online

Se você não tem um motor de reservas no site do seu hotel, está perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas. Com a facilidade das compras pela internet, fato é que ninguém mais quer fazer ligações ou mandar e-mail para comprar algo, inclusive quando estamos falando de reservas em hotéis.

Com um sistema de reservas online, o seu cliente pode realizar a compra da reserva diretamente pelo site, inclusive já realizando o pagamento ou comprando serviços extras. Em outras palavras, facilita a vida de seu cliente, mas facilita também a sua.

11. Paridade de condições com as OTA’s

Quer saber um dos erros mais graves, quando estamos falando em aumentar a taxa de conversão do hotel? Esse é um erro cometido por muitos hoteleiros, e você precisa fugir disso: cobrar um valor mais alto que o das OTAs.

Claro, por motivos jurídicos, você não pode cobrar menos do que um OTA cobra na reserva. No entanto, cobrar mais caro que ela é simplesmente pedir para o seu cliente fechar a reserva com a OTA, e não com você! Preste atenção, então, aos preços praticados e ofereça, também, vantagens para o hóspede.

E então, descobriu alguns dos motivos que irão garantir a conversão no site do seu hotel? Se você gostou das dicas, assine a nossa newsletter e