Link Building: o que é, como fazer e sua importância para o SEO do seu hotel

Publicado em: 16/04/2019

Entenda tudo o que você precisa saber sobre Link Building e trabalhe essa estratégia em seu hotel!

Aparecer na frente da concorrência nas páginas de pesquisa do Google certamente é o objetivo de todo hoteleiro que deseja aumentar sua lucratividade e se tornar uma referência em sua região. E para isso, claro, é necessário ter um bom site, conteúdo relevante, aplicar técnicas de SEO e de Gatilhos Mentais. Mas pára por aí?

Se você nos acompanha já durante um tempo, sabe que para se destacar na internet e começar a converter visitantes em hóspedes é necessário muito mais do que apenas ter um bom site. E uma das maneiras de ganhar espaço nas pesquisas do Google e crescer diante da concorrência é, justamente, através do Link Building.

Mas, afinal, o que é Link Building e qual seu papel em uma boa estratégia de marketing com foco em vendas? Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa sobre essa estratégia e descobrir as melhores maneiras de aplicá-la em seu hotel.

O que é Link Building?

Talvez você já tenha ouvido falar em Link Building, afinal, tratamos brevemente sobre esse assunto em um dos nossos artigos. Porém, caso ainda não tenha entendido muito bem, podemos dizer que essa palavra se refere a nada mais do que conseguir que outros sites direcionem links para o site do seu hotel.

Em termos mais técnicas, o Link Building está diretamente relacionado ao seu site conseguir os chamados backlinks, que são links de outros sites direcionando para o seu. Parece simples, não? E gera muito mais resultados do que você imagina.

Abaixo, você pode conferir algumas das principais vantagens de conseguir backlinks de qualidade para o site do seu estabelecimento.

1. Ajuda a rankear o site do seu hotel no Google

A primeira vantagem, e certamente uma das mais importantes para você que quer conquistar cada vez mais clientes através da internet, é que os backlinks são um fator fundamental na hora do Google rankear seu site.

O buscador usa os backlinks como uma indicação de que um site possui conteúdo relevante. A lógica é: se tem outros sites importantes linkando e indicando esse outro site, quer dizer que ele tem um bom conteúdo.

Porém, essa questão não é tão simples assim. Mais a frente, vamos falar um pouco mais sobre qualidade de link e outros fatores que o Google usa como referência na hora de ler e classificar os backlinks.

2. Traz tráfego de qualidade para o site

Outra grande vantagem dos backlinks é que eles trazem para o site do seu hotel tráfego qualificado, de pessoas que estão potencialmente interessadas em seu estabelecimento. Principalmente porque, geralmente, os backlinks possuem uma carga de “indicação”.

3. Aumenta a influência do seu hotel

A partir do momento que o site do seu hotel é indicado por outras pessoas, a ponto de se criar uma cadeia de backlinks bem qualificados, é claro que isso também gera resultados na influência do seu hotel. Afinal, é a partir dessa cadeia de links que possivelmente milhares de pessoas passam a conhecer seu site e a entender ele como um estabelecimento importante na região em que atua.

Quais os critérios adotados pelo Google?

Okay, então basta que qualquer site ponha um link direcionando para o site do seu hotel e “pronto”? Como dissemos, todo o processo é um pouco mais complexo do que isso, principalmente porque o próprio Google viu no passado como milhares de sites tentaram enganar o buscador de diversas formas.

Hoje, não adianta mais ter o link do seu hotel em “qualquer site de esquina”, e, a depender do tipo de site que está linkando para você, talvez seu estabelecimento até seja penalizado. Se for identificado, por exemplo, que você comprou o backlink em um desses sites que possuem como única função divulgar links, o Google certamente penalizará seu hotel que perderá lugar para a concorrência nas pesquisas no buscador.

Mas, enfim, quais os critérios utilizados para o Google para identificar quando um backlink é positivo e quando ele é sinal de que o site precisa ser penalizado? Abaixo, confira alguns dos principais critérios:

Quantidade de backlinks

Primeiro, é importante entender que ter apenas 1 ou 2 sites linkando seu hotel não é o bastante para ter relevância para o Google. Para rankear e ganhar espaço nas pesquisas, é necessário ter uma quantidade razoável de backlinks de qualidade.

Nesse caso, é importante não só que vários domínios linkem para você, mas também que eles possuam alguma relevância no nicho em que seu negócio atua — no caso, tenham relevância no setor de turismo e hotelaria. Porém, ter domínios diferentes de nichos diversos apontando para o site do seu hotel também é importante.

Backlinks qualificados

Além disso, o Google também avalia a qualidade de cada backlink, levando em consideração desde o rank e relevância do site que está linkando, até o texto âncora utilizado. Hoje em dia, por exemplo, colocar o link em uma palavra-chave forte é uma prática considerada pelo Google como spam e fortemente penalizada.

Por outro lado, links com textos âncora considerados pelo Google como naturais são bem vistos pelo buscador, que os classifica como “backlinks qualificados”. E quando esse fator está associado a tantos outros, como autoridade do site que está linkando e nicho em que ele atua, a backlink é considerado ainda mais qualificado.

Link em texto vale mais do que em imagem

Outro fator determinante, e que, inclusive, é pouco conhecido, é com relação a onde o link está aplicado. Você sabia que links em imagens, como em banners, “valem menos” para o Google? Sim, o buscador lê esses links como muito menos qualificados do que links aplicados em palavras.

Isso pode ter uma explicação simples: quando o link está aplicado no texto, o buscador consegue ler todo o contexto da frase, o que ajuda a averiguar a qualidade do link. Porém, o Google não é capaz de ver e ler imagens, apenas texto, e provavelmente por isso o link em banner é considerado como menos qualificado.

Como fazer uma estratégia de backlinks eficaz?

Ainda que o Google prefira backlinks “naturais”, feitos sem a sua intervenção, a verdade é que existem, sim, algumas práticas e estratégias que podem ajudar você a conseguir links qualificados. O erro de muitos está em utilizar os meios errados para conseguir backlinks, enquanto existem tantos métodos “limpos” e bem aceitos pelo Google.

Um desses erros é comprar espaço em outros sites apenas para direcionarem para o seu, e é inclusive passível de punição. Por outro lado, você verá que algumas estratégias de backlinks são fáceis de ser aplicadas e provavelmente casam bem com diversas outras estratégias de Marketing Digital e de Conteúdo que você já aplica. Confira!

Produza conteúdo de qualidade

Repetimos isso com certa frequência em nossos artigos, não é? Mas a verdade é que um conteúdo de qualidade e blog bem escrito são ingredientes fundamentais em qualquer estratégia de Marketing e geram diversos resultados positivos. Um desses resultados diz respeito, é claro, à estratégia de Link Building.

Com um conteúdo de qualidade e realmente informativo, é mais provável que você conquiste leitores que gostaram do seu conteúdo e querem compartilhá-lo com outras pessoas. Dessa forma, também, é comum que outros sites encontrem seu conteúdo e resolvem compartilhar o link em seus posts.

Em outras palavras, produza um bom conteúdo e só terá resultados positivos, independente de qual estratégia você esteja trabalhando agora.

Aposte na estratégia do Guest Post

O Guest Post é um companheiro fiel para qualquer pessoa envolvida com Marketing Digital, e está presente na internet há muitos anos. Essa técnica, que pode não ser conhecida por você, consiste em uma ideia simples: trocar espaço com outros blogs, escrevendo textos para publicar em outros blogs em troca de um link.

Ou seja, com essa estratégia, você vai procurar sites relacionados a turismo e hotelaria, entrar em contato com o dono do site e propor uma troca de textos. Você escreverá um texto relacionado a sua região, em troca de ter nesse mesmo texto um link direcionando para seu hotel.

Essa tática é relativamente simples e possui bons resultados, se você fizer as escolhas certas. Nossa dica é você procurar por sites que sejam referência em turismo, e que aceitem fazer essa troca de conteúdo.

Invista na distribuição de releases

Outra estratégia ainda pouco utilizada por hoteleiros, e que pode dar uma boa vantagem para seu hotel, é a distribuição de releases. Um release nada mais é do que um texto com formato jornalístico divulgando eventos na região, ações do hotel ou outras notícias, e que é distribuído em meios de comunicação, como jornais e portais de notícia.

Aliás, essa estratégia tem tanto potencial, que será tema de uma das palestras que acontecerá no Hotel Summit 2019! E é muito mais simples do que parece, basta que você escreva o release, que a distribuição será fácil.

Ferramentas como o DINO (Divulgador de Notícias) facilita para você o contato com jornais e revistas de todo o país, como a revista Exame e portal UOL, por exemplo.

Além dessas estratégias, algumas outras também são cruciais para conseguir backlinks, como: