Você já sabe como cadastrar o site do hotel no Google? Confira o passo-a-passo!

Publicado em: 01/04/2019

Descubra como realizar o cadastro no Google e aumentar as chances do seu hotel aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do maior buscador do mundo.

Criar o site do hotel e trabalhá-lo com técnicas e Gatilhos Mentais é o suficiente para começar a vender muito? Nem sempre! Investir em um site atraente e bem trabalhado é apenas o primeiro passo, e para começar a aparecer na primeira página de pesquisa do Google é crucial que ele te encontre.

Se você acompanha o blog há algum tempo, já nos ouviu falar em técnicas de SEO e o trabalho de pesquisa de palavras-chave, que é o essencial para colocar o site do seu hotel na primeira página do Google. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam o buscador a analisar e cadastrar o seu site mais rápido, fazendo você alcançar as primeiras páginas de pesquisa.

Quer descobrir como cadastrar o site do seu hotel no Google e aumentar suas chances de aparecer na primeira página das pesquisas do maior buscador do mundo? Nos acompanhe neste artigo e confira o passo-a-passo crucial!

Aposte em uma estratégia de link building

Uma estratégia ainda pouco conhecida pelos hoteleiros, mas fundamental para começar a aparecer nas primeiras pesquisas do Google é o Link Building. E para entender a importância dele para o site do seu hotel, basta pensar no modo como o Google estrutura suas pesquisas e “lê” os sites disponíveis na internet.

Caso você não saiba, o Google utiliza etapas de rastreamento de todos os sites disponíveis na internet, lendo seu conteúdo e seus links. Por isso é tão importante trabalhar técnicas de SEO, por exemplo, porque dessa maneira você facilita esse rastreamento realizado pelo Google e diz exatamente o que ele precisa saber para colocar você na frente das pesquisas.

Mas, afinal, o que é o link building e onde ela entra em toda essa história? Link building nada mais é do que receber links de outros páginas na internet que direcionam para o site do seu hotel. O Google aceita esses links direcionando para você como uma espécie de indicação, ou seja, se outros sites estão indicando o site do seu hotel, é porque o mesmo é de confiança e apresenta qualidade.

Quer saber algumas dicas para começar a trabalhar a estratégia de link building do seu hotel? Confira nossas dicas abaixo!

Coloque links em posts das redes sociais de seu hotel

Apesar do Google não deixar claro como as redes sociais vinculadas a um site podem auxiliar no rank do mesmo, é evidente que elas influenciam bastante nesse processo.

Afinal, é através das redes sociais que o conteúdo da empresa é compartilhado para diversas outras pessoas, fazendo o link do blog que você coloca no post, por exemplo, ir parar em diversos outros perfis que curtiram o conteúdo e querem replicá-lo.

Para aproveitar o melhor dessa estratégia, é fundamental que você invista em posts para o Instagram, Facebook ou Twitter que levem pessoas para o blog ou site do seu hotel. Quer uma dica bacana? Faça um post legal dando dicas sobre a sua cidade e compartilhe através das redes sociais.

Faça parceria com associações e sites de turismo

Outra maneira de trabalhar o link building e conseguir blacklinks para o site do hotel é fazer parceria com associações e sites de turismo. Muitas associações possuem o hábito de colocar banners com links dos seus associados.

Da mesma forma, sites de turismo e até agências também costumam divulgar seus parceiros.

Divulgue releases sobre seu hotel em portais de notícia

Outra estratégia eficiente é você criar releases relacionadas ao seu hotel e divulgar em sites de notícias e portais. Aliás, essa é uma estratégia tão eficaz, que o Hotel Summit Salvador 2019 vai trazer um especialista apenas para tratar sobre o assunto. Ainda não sabe o que vai rolar no evento? Confira a programação!

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

Se você é um hoteleiro antenado e nos acompanha há um tempo, sabe da importância de cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio. Isso pode ajudar, inclusive, seu estabelecimento a aparecer nos resultados de pesquisas do Google antes das OTAs.

Já fizemos um artigo com exatamente tudo o que você precisa saber para fazer um perfil no Google Meu Negócio eficiente e conseguir converter isso em visitas para seu site. Vale lembrar que só fazer esse cadastro não é o bastante, ainda que seja importante.

Porém, um passo fundamental, que funciona principalmente para o Google entender a existência e confiabilidade do site do seu hotel, é manter as informações do estabelecimento atualizadas na plataforma.

Dica de mestre: Faça o cadastro do sitemap no Google Search Console

Agora, um dos segredos ainda pouco conhecido por hoteleiros, é que para além de tudo que dissemos neste artigo, também é necessário realizar o cadastro do sitemap do seu hotel em uma aplicação do Google. Aliás, não só os hotéis precisam fazer isso, como todos os outros sites existentes no mundo!

Print do dashboard do Google Search Console

Porém, como isso ainda é pouco conhecido, é verdade que você, a partir do momento que tiver seu cadastro realizado, vai ganhar bastante vantagem sobre os concorrentes. Quer descobrir como isso é possível? Continue nos acompanhando mais um pouco e entenda!

Entenda como cadastrar o sitemap no Google

Como já falamos durante o artigo, o Google utiliza uma técnica de rastreamento de conteúdo de todos os sites presentes na internet, e é assim que ele apresenta uma página com conteúdo relacionado toda vez que alguém realiza uma pesquisa no buscador. Agora, como você deve imaginar, fazer esse rastreamento dos infinitos sites presentes na web é um verdadeiro desafio e pode levar algum tempo.

Para agilizar esse processo e facilitar o trabalho dos rastreadores do Google, a própria plataforma passou a disponibilizar uma ferramenta em que você indica para ela exatamente TUDO que contém em seu site através do sitemap. Sim, ele funciona como uma espécie de “mapa”, e descreve para o Google as páginas e links presentes no site do seu hotel.

Mas como fazer esse sitemap? O processo pode ser um pouco complicado e exige ferramentas, como geradores de sitemaps. Alguns já presentes no mercado são o Google (XML) Sitemaps Generator (que só funciona para sites do WordPress), XML Sitemaps Generator e o Online XML Sitemap Generator.

Depois de gerar o sitemap, você ainda precisa ir até o Google Search Console e enviar o arquivo. É importante seguir todas as instruções dadas pela plataforma, senão, o sitemap enviado pode não ser aceito ou até mesmo ser pouco eficiente.

Usuários selfHotel possuem cadastro de sitemap automático

Agora, se você é usuário do selfHotel, não precisa se preocupar com esse cadastro que citamos. Todo o processo é realizado pela própria plataforma de forma automática, sem nenhum comando seu. Veja essa ferramenta, clique aqui.

A plataforma segue o conceito evergreen, o que garante que toda a tecnologia utilizada pelo selfHotel está passando por atualizações constantes. Isso facilita — e muito! — a vida do hoteleiro que sabe da importância de aparecer nas primeiras páginas do Google e quer aumentar sua lucratividade.