Já sabe o que é lead? Descubra como vender mais!

Publicado em: 23/01/2019 | Atualizado em: 28/11/2023

Apostar em uma boa gestão de lead é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Descubra porquê!

Talvez você já tenha ouvido falar em lead e sobre a sua importância para uma estratégia de vendas eficiente, mas não entenda muito bem o que esse termo quer dizer.

A verdade é que, ainda que os leads sejam imprescindíveis para qualquer negócio, poucos hoteleiros se preocupam ou constroem uma estratégia baseada neles. E isso certamente é um grande erro.

Quer entender o que são leads e como usá-los para multiplicar as vendas diretas de seu hotel? Nos acompanhe neste artigo e descubra!

O que é lead?

Esse termo tão simples representa uma ideia ainda mais fácil de entender. Lead nada mais significa do que um cliente em potencial que de alguma forma teve os dados coletados por seu hotel, seja através de formulários ou até mesmo assinatura de newsletter.

Ou seja, leads são pessoas que já mostraram nítido interesse por aquilo que o seu hotel diz através do site ou blog. E, como você tem os contatos dessas pessoas, pode oferecer mais conteúdos e estímulos até convencê-los a fechar uma reserva com você.

E é aí que entra a grande dúvida: o quê, afinal, você pode fazer com esses leads? Eles são mesmo tão importantes assim para as vendas do seu hotel?  Continue conosco mais um pouco e confira!

Como os leads podem transformar a lucratividade de hotéis e pousadas?  

Agora, você já entende que lead é uma pessoa que mostrou interesse no seu hotel, no conteúdo dele, e deu seus dados para você. Em outras palavras, ele está dizendo “estou interessado em seu conteúdo, e pode me mandar mais!”, e é fácil imaginar como isso pode facilitar o processo de venda.

Para a hotelaria, então, uma boa gestão de leads pode ser crucial, sobretudo, para os períodos de baixa temporada. Afinal, sempre tem aquele período do ano — que assusta alguns hoteleiros — em que o turismo abranda e a sua região recebe bem menos visitantes.

Alguns hotéis podem até mesmo sofrer problemas financeiros por causa desses períodos. E apostar em marketing digital e estratégias de gestão de leads pode reverter esse quadro e trazer hóspedes para o seu hotel o ano todo!

Como gerar leads qualificados?

Em geral, você não precisa de tantos dados desses leads para começar a sua estratégia de vendas. Ter o nome e e-mail da pessoa, muitas vezes, já é o suficiente para começar a trabalhar com boas estratégias de e-mail marketing, guiando essa pessoa pouco a pouco para a reserva direta.

No entanto, é verdade, quanto mais dados da pessoa você tiver, mais específico e certeiro serão as suas campanhas de e-mail. Se você sabe a profissão de um grupo de leads, por exemplo, pode trabalhar com campanhas promocionais de datas comemorativas, como Dia do Professor e outros.

Aliás, em outro artigo, já falamos sobre o potencial ENORME de vendas das datas comemorativas para seu hotel. E esse potencial se torna maior ainda se você trabalha com uma estratégia eficiente de gestão de leads!

E pegar dados dessas pessoas é muito mais fácil do que parece. Em geral, oferecer alguns conteúdos gratuitos, como você verá em nossas dicas logo abaixo, ou atualizar o blog do hotel com constância, são formas de conquistar interessados.

Além disso, também é crucial que os formulários que você usará para coletar os dados estejam bem visíveis no site do hotel.

1. Atualize o blog do hotel periodicamente com dicas e informações da região

Atualizar o blog do hotel não é só uma maneira de chamar mais visitas para o site, mas também de conseguir mais leads. Nesse caso, é importante que seu site tenha um formulário visível em que o visitante possa assinar a newsletter. 

Usando o selfHotel, você consegue colocar esses formulários em poucos cliques, de maneira muito prática e rápida. Além disso, também é possível fazer toda a gestão de contatos através da plataforma, facilitando — e muito — a vida do hoteleiro e possibilitando que o estabelecimento otimize seus envios de e-mail marketing.

2. Ofereça conteúdos gratuitos para baixar

Oferecer conteúdos gratuitos em troca de dados pessoais é uma das maneiras mais eficientes de conseguir leads. É importante lembrar que você deve solicitar alguns dados do visitante do site, antes de disponibilizar o download do material para ele.

Esses conteúdos podem ser desde e-books, infográficos ou qualquer outro conteúdo que desperte o interesse do visitante do site.

Quer uma dica bacana? Você pode oferecer um roteiro de viagem da sua cidade para baixar, com dicas de passeios e lugares para visitar. Esse tipo de conteúdo é tão interessante, que no formulário de contato você pode solicitar dados mais específicos que vão ajudar em sua estratégia de marketing.

3. Use campanhas em redes sociais

Algumas pessoas não sabem, mas também é possível conseguir leads através de anúncios em redes sociais. A estratégia aqui é muito parecida com a anterior, em que você disponibiliza o download gratuito de algum conteúdo em troca de dados pessoais.

No entanto, ao invés de fazer diretamente no site do hotel, fará em um anúncio no Facebook, Instagram ou Twitter com o download do material.

Lembre-se que todas essas estratégias podem — e devem! — ser usadas; uma não exclui a outra.

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