Chatbots: seu hotel disponível vinte quatro horas por dia

Publicado em: 21/05/2018 | Atualizado em:

Entenda como os chatbots podem ajudar a impulsionar reservas de hotéis e pousadas

Parecia apenas história de ficção científica. Ideias como robôs realizando a limpeza da casa, cirurgias complicadas, interagindo com seres humanos e, até mesmo, desempenhando atividades que só as pessoas poderiam fazer, estavam longe de acontecer no mundo real.

Mas ja faz algum tempo que isto deixou de ser história de cinema para transformar radicalmente a vida moderna. Já imaginou ter robôs a serviço do seu hotel ou pousada? Saiba que isso é possível! Conheça os chatbots.

O que são chatbots?

Os chatbots são um espécie de interface conversacional que conecta pessoas e computadores em um diálogo, a partir da programação de mensagens e comandos automáticos. Eles podem ser instalados em aplicativos de mensagens instantâneas, como o Messenger do Facebook e o WhatsApp, mensageiros que os usuários já estão familiarizados. Conheça o robô hoteleiro da Asksuite – parceiro do selfHotel – que oferece descontos aos assinantes da plataforma e transforme a comunicação do seu empreendimento.

O legal é que o seu hotel estará sempre disponível para responder às perguntas do seu cliente onde quer que ele esteja e a qualquer hora.

Como funcionam?

Eles são programados para enviar mensagens ou executar comandos em resposta às interações dos usuários. Desse modo, é possível configurá-los para responder, por exemplo, às perguntas mais frequentes dos seus hóspedes a respeito do seu hotel. Conheça algumas vantagens:

O legal é que o seu hotel estará sempre disponível para responder às perguntas do seu cliente onde quer que ele esteja e a qualquer hora.

Comunicação disponível 24 horas

Por serem passíveis de programação, os chatbots funcionam sem interrupção, fazendo com que seu hotel esteja disponível 24 horas por dia para seus clientes, respondendo às interações no seu canal. Isto pode gerar mais satisfação no usuário. Mesmo que não possa realizar a reserva naquele momento, ele não ficará sem uma resposta do hotel.

Enviando mensagens antes do check-in

Um recurso bastante prático e interessante trazido pelos bots é a possibilidade de envio de mensagens promocionais adicionais para os viajantes que estão prestes a se hospedar em seu estabelecimento.

Considere antecipar o oferecimento de serviços diferenciais do seu hotel por meio dessa ferramenta automatizada e direcione seus funcionários para prestar um atendimento presencial ainda melhor.

Atendimento personalizado

O fato de os chatbots serem um recurso de comunicação automática não impede que seu hotel estabeleça uma interação personalizada com os clientes. Pelo contrário, de posse das informações de cada um dos usuários, o sistema pode enviar mensagens mais adequadas e específicas a cada perfil, agregando qualidade e individualizando a interação.

Defina quais objetivos pretende alcançar

Planejar faz parte de toda e qualquer ação desenvolvida em um empreendimento. Antes de adotar os recursos que os chatbots oferecem, se pergunte a respeito de quais objetivos pretende alcançar na comunicação do seu hotel. Aumento de vendas? Engajamento de novos usuários? Oferecer novo canal de comunicação?

Em todas estas questões, é importante levar em conta que os bots tem limitações, ou seja, continuam sendo robôs, incapazes de dar conta da complexidade da comunicação humana. Portanto, não podem substituir as ações de comunicação de seu hotel, mas devem ser incluídos como mais uma estratégia de relacionamento entre o hotel e os hóspedes.

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