E-mail marketing para hotéis: 5 passos para montar a estratégia perfeita

Publicado em: 05/09/2019

Você sabia que 97,6% das pessoas possuem um e-mail pessoal e conferem a caixa de entrada com alguma frequência? Sim, o e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais utilizados em todo o mundo, por quase todas as faixas etárias, e isso o torna o ambiente perfeito para a venda.

Traçar uma boa estratégia de e-mail marketing definitivamente é o que está faltando para o seu hotel rampear as reservas diretas e transformar completamente a lucratividade. O segredo está em seguir os passos simples, mas fundamentais para garantir as vendas através do e-mail.

Quer descobrir como vender mais e melhorar a comunicação do seu negócio através de estratégias de e-mail marketing para hotéis? Nos acompanhe neste artigo e confira algumas das dicas mais importantes para garantir o sucesso!

Como usar e-mail marketing para aumentar as vendas do hotel?

O e-mail marketing para hotéis é uma estratégia certeira, mas que precisa ser pensada com cuidado para funcionar. O objetivo é simples: alimentar uma lista de contatos de e-mails com dicas, informações e tudo que for necessário para formar um relacionamento de confiança com o cliente e convencê-lo a fazer uma reserva direta em seu hotel.

No entanto, é importante entender que quando falamos em lista de e-mails, não estamos nos referindo a uma lista de contatos comprada. Essa lista é formada exclusivamente por e-mails de pessoas que mostraram interesse pelo seu hotel, assinaram a newsletter do site do estabelecimento ou até mesmo deram o contato através de outras modalidades.

O papel do marketing do seu hotel é criar conteúdo relevante para atrair e convencer o cliente em potencial a dar o e-mail para você, e, logo depois, criar uma estratégia eficiente para transformar esse contato (que no marketing chamamos de lead, okay?) em uma venda.

Esse processo é muito mais simples do que parece, e só exige comprometimento da equipe de seu negócio com as vendas. Quer descobrir os 5 passos básicos para montar uma estratégia eficiente de e-mail marketing para hotéis? Nos acompanhe mais um pouco!

Quais são as fases para estratégia de e-mail marketing perfeita?

Por incrível que pareça, o segredo para uma boa estratégia de e-mail marketing é seguir os passos mais básicos de forma consistente. Isso significa que você deve focar pelo menos parte dos esforços de seu negócio para manter a sua estratégia rodando.

Mandar um e-mail ou outro para a lista de leads do hotel talvez não funciona da forma devida. Porém, criar uma comunicação eficiente com uma sequência de e-mails pode fazer toda a diferença e transformar o seu hotel em uma referência na região em que atua. Acredite, as possibilidades são muitas!

Reunimos para você os passos básicos que você precisa começar a aplicar agora mesmo para colher os resultados. Confira!

1. Capture

Sim, já falamos que o ponto base de uma estratégia de e-mail marketing para hotéis é ter uma lista de e-mails. O desafio inicial vai ser conseguir formar essa lista, que deve ser conseguida através do site do próprio hotel ou redes sociais do mesmo.

Uma dica é você oferecer pequenas vantagens para aquelas pessoas que decidirem assinar a lista de e-mails do hotel. Por exemplo, é possível oferecer um pequeno desconto na reserva ou um almoço grátis.

Outra possibilidade é você oferecer conteúdos gratuitos, mas exclusivos para quem assinar a lista de e-mails. Nesse caso, oferecer um guia completo de viagem para a sua região, por exemplo, ou até mesmo um check-list de viagem são boas ideias. Use a criatividade!

No selfHotel dispomos de ferramentas que ajudarão na captura e organização da sua lista. Veja mais nesse link.

2. Segmente

O segundo passo para traçar a estratégia de e-mail marketing perfeita é a segmentação dos contatos. Esse processo é fundamental, pois garante que você vai enviar as mensagens certas para aquelas pessoas que estão realmente interessadas.

A segmentação evita que você envie um e-mail de vendas direto para um lead que ainda não está preparado para comprar. Pode ser que ele ainda não tenha se convencido de que seu hotel é o lugar ideal para se hospedar, por exemplo, e ele precisa ser convencido através de conteúdo relevante antes de entrar em contato com um conteúdo direto de venda.

Esse processo parece complexo, mas pode ser feito por sua equipe de marketing levando em consideração as páginas e conteúdos que o seu lead já acessou.

3. Planeje

O seu próximo passo é, de fato, criar uma estratégia eficiente de e-mail marketing para seu hotel. Isso significa fazer um calendário prévio com as campanhas de e-mail que serão feitas durante o próximo mês.

Usar datas comemorativas e feriados é sempre uma boa maneira de incentivar as reservas no período. Mas, lembre-se, é preciso que todo esse planejamento respeite a segmentação de e-mails que sua equipe já fez no passo anterior.

4. Crie um relacionamento

Criar um relacionamento com seus clientes é um dos grandes objetivos das estratégias de e-mail marketing. É através desse relacionamento que você facilitará a venda e fidelizará clientes, além de ser uma oportunidade de tornar o seu hotel mais valorizado diante do público.

E o primeiro passo para acertar nesse relacionamento com o cliente é entender um princípio básico: ao conhecer alguém você já oferece um produto? Provavelmente não, certo? Pois é.

Uma boa estratégia de e-mail marketing exige que você ofereça conhecimento para seu cliente, e o conheça um pouco também, criando uma relação de confiança. Só depois o discurso de venda deve ser enviado, e, acredite, nesse caso ele será muito mais eficiente.

Leia mais sobre Persona seguindo o link.

5. Venda

Agora, chegamos a uma espécie de linha de chegada. Depois de aplicar os 4 passos que indicamos, seu hotel finalmente pode dar para sua lista de contatos campanhas de vendas, incentivando as reservas diretas.

Oferecer condições exclusivas, promoções especiais e até mesmo brindes é uma forma de guiar o cliente para a reserva direta e fidelizá-lo, tudo ao mesmo tempo. É importante que seu hotel também tenha campanhas de e-mails para feriados, datas comemorativas da região e outros.

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E então, está pronto para aplicar essas dicas e começar a sua estratégia de e-mail marketing para hotéis de sucesso? Se você gostou, aproveite para acompanhar o selfHotel nas redes sociais e ter acesso a muito mais dicas para aumentar suas reservas já!