Feriado do Dia das Mães: descubra como atrair e fidelizar hóspedes

Publicado em: 29/04/2019

Quer transformar o Dia das Mães em uma das datas mais lucrativas do seu hotel?Confira nossas dicas e descubra como atrair hóspedes nessa época!

Você sabia que o Dia das Mães é uma grande oportunidade para atrair hóspedes e até mesmo fidelizá-los? Apesar de alguns hoteleiros ainda não enxergarem as chances de aumentar sua receita com essa data, a verdade é que ela é crucial e pode ajudar seu estabelecimento a se tornar uma referência regional.

Afinal, mais do que apenas um feriado, a verdade é que essa é uma das principais datas comemorativas, e, inclusive, uma das mais importantes — tanto para os corações das famílias que comemoram a data, como também para o mercado, que vê sua lucratividade aumentar durante esse período.

Para você ter uma ideia, alguns especialistas até mesmo definem esse período como um “segundo natal do varejo”, já que é uma das épocas em que mais circula dinheiro, inclusive no mercado hoteleiro.

Porém, apesar de toda essa movimentação no período, muitos hoteleiros ainda possuem a grande dúvida: afinal, como atrair hóspedes no Dia das Mães? É possível fidelizar os clientes dessa época?  Nos acompanhe neste artigo e descubra tudo o que você precisa saber para aumentar sua lucratividade nesse período!

Como atrair hóspedes no Dia das Mães?

Nesse momento, uma frase define tudo o que seu hotel precisa para se destacar nessa época do ano: venda experiência. E quando falamos em experiência, não estamos nos referindo ao tempo que seu hotel atua no mercado, estamos falando em momentos, sensações e lembranças que você precisa deixar em seu hóspede para conquistá-lo!

Justamente por essa data comemorativa ser muito especial, as pessoas — e, principalmente, as mães — não querem simplesmente se hospedar em um hotel. Elas querem passar um fim de semana completamente inesquecível, que fique na memória. Afinal, a hospedagem, nessa data, é um presente!

Por isso, reunimos uma série de maneiras que seu hotel pode usar para transformar essa época em uma lembrança inesquecível para seus hóspedes. Confira!

Ofereça pacote em família

Não há dúvidas de que o Dia das Mães é uma comemoração principalmente familiar, e um hábito comum é o de reunir a família para um almoço ou passeio. E o seu hotel precisa aproveitar essa tendência!

Oferecer pacotes especiais de hospedagem para famílias nesse período é uma forma de incentivar que mais hóspedes cheguem até seu hotel. Se quiser deixar a data ainda mais especial para seus hóspedes dessa época, oferecer um grande almoço, com cara daquele famoso almoço em família, também é uma boa ideia.

Venda um “dia de beleza” para as mães

Agora, uma ideia que vai fazer o seu hotel se destacar na região e até mesmo ajudar a torná-lo uma referência local, é oferecer pacotes especiais de “dia de spa”, ou “dia de beleza” especialmente para as mães.

Essa é uma maneira interessante de vender estadia para pessoas que moram em sua cidade ou na região, além de ter uma chance alta de que você consiga fidelizar essas hóspedes.

Mas, lembre-se, para isso é crucial oferecer um tratamento impecável para as mamães hóspedes, com muita simpatia e educação, além de fornecer serviços (como massagem) para tornar a experiência realmente gratificante.

Disponibilize mimos e lembrancinhas para as hóspedes

Uma maneira de fidelizar hóspedes e tornar toda a experiência algo difícil de esquecer é oferecer lembrancinhas e pequenos mimos para os hóspedes no Dia das Mães. Lembrando que para isso não é necessário investir em presentes onerosos para o hotel. Distribuir uma rosa para as hóspedes que são mães, por exemplo, já é uma maneira de tornar essa data especial para essas mulheres.

Mas, claro, também vale ser criativo. Existem vários outros presentes simples, mas que podem tornar seu hotel inesquecível para as hóspedes tão especiais.

Agora que você já tem umas boas ideias de como transformar o Dia das Mães em uma data inesquecível para seus hóspedes, conquistando e fidelizando novos clientes, está na hora de entender o ponto mais importante: afinal, como VENDER todas essas experiências? Não se preocupe, também temos algumas dicas fundamentais para você! Confira!

Como aumentar as reservas diretas nesse período?

Uma verdade absoluta, mas que ainda não foi aceita por alguns hoteleiros, é que para vender reservas diretas, hoje, é necessário estar na internet. E não podia ser diferente quando pensamos em aumentar a lucratividade com Dia das Mães.

Construir uma estratégia digital consistente, focada especificamente nas vendas para a data comemorativa, é crucial. Ser criativo, e lembrar de trabalhar seu marketing com a ideia de que você não está vendendo hospedagem, e sim uma experiência, é crucial.

Abaixo, você vai conferir alguns dos passos mais importantes para aumentar as reservas diretas durante esse período e aproveitar ao máximo o que a data tem a oferecer para seu estabelecimento.

Comece a divulgar o pacote com antecedência

Sim, um dos primeiros passos é divulgar seus pacotes ou promoções especiais para o Dia das Mães com antecedência. Não adianta muita coisa você divulgar na sexta-feira antes do domingo de comemoração, por exemplo.

Faça um plano e comece a divulgar até mesmo meses antes, através de conteúdos informativos, como posts no blog. Depois, foque seus esforços em divulgar os pacotes nas semanas antes da

Trabalhe com uma campanha de e-mail marketing

Se você ainda não trabalha com uma estratégia de e-mail marketing, está perdendo grandes oportunidades, principalmente na hora de divulgar pacotes de datas comemorativas. Essa é uma ótima hora de pegar os leads e contatos que você conseguiu através do conteúdo do blog do hotel, por exemplo, e convertê-los em hóspedes.

Mas se você ainda não tem uma estratégia de e-mail marketing definida, vale tentar começar algo especificamente para o Dia das Mães. Pense em um conteúdo bacana, bem estruturado, e não divulgue “apenas um cupom”: foque em um conteúdo realmente atrativo e que faça o leitor sentir vontade de reservar uma hospedagem para a mãe.

Entre em contato com hóspedes do ano anterior

Essa dica também está relacionada com e-mail marketing, mas é um pouco mais específica. É muito provável que você tenha o contato, seja e-mail ou WhatsApp de pessoas que já se hospedaram em seu hotel, certo? Está na hora de usar essa informação para remarketing e trazer esses clientes de volta para seu estabelecimento!

E se você costuma oferecer um serviço de qualidade com ótimo atendimento, tem ainda mais chances de fazer com que essas pessoas voltem a se hospedar no hotel! Faça uma campanha de e-mail marketing específica para quem já se hospedou em seu hotel, divulgando os pacotes especiais para o Dia das Mães e deixando aquele gostinho de “quero voltar nesse lugar!”.

Dê um desconto especial para seus hóspedes mais fiéis

Agora, sabe aqueles hóspedes que já voltaram em seu hotel 1, 2, várias vezes? Você tem uma oportunidade de conquistá-los ainda mais, tornando-os verdadeiros defensores do seu hotel!

Ofereça para esses clientes descontos exclusivos nos pacotes dos Dia das Mães. Acredite, o retorno que isso dará a longo prazo pode ser imenso e, dessa forma, você pode conseguir clientes satisfeitos que recomendam seu hotel para toda a família, amigos e colegas. E tem coisa melhor que uma “propaganda de graça” como essa?