7 coisas que aumentam reservas diretas e aprendemos no Hospitality Experience
Publicado em: 17/09/2018 | Atualizado em: 28/11/2023
Quer aumentar as reservas diretas de seu hotel? Confira 7 dicas incríveis que aprendemos durante o Hospitality Experience e que você precisa aplicar agora mesmo!
Não há dúvidas sobre a importância dos eventos na hora de atualizar conhecimento, saber as novidades do mercado, expandir networking e até mesmo conquistar novos parceiros comerciais, não é?
E na área da hotelaria, isso é ainda mais importante. Afinal, o mercado está sempre em crescimento, regularmente surgem ferramentas novas, e seu hotel precisa acompanhar tudo isso.
Visando suprir essa demanda e sempre preocupado em dar aos hoteleiros condições de expandir seus negócios e aumentar faturamento, o selfHotel apoia e até mesmo realiza eventos específicos para o nicho, como o Hotel Summit, Hotel Summit Na Estrada, e, agora, também o Hospitality Experience, apelidado carinhosamente de #HEXBA2018.
Quer descobrir como foi esse evento e tudo de bom que pudemos aprender com ele? Continua conosco neste artigo e aproveite para anotar dicas importantes para aplicar em seu hotel também!
Afinal, o que é o Hospitality Experience?
Realizado em Salvador nos dias 11 e 12 de setembro, o Hospitality Experience, evento realizado pela ABIH com o apoio do selfHotel e Sebrae, foi um sucesso e apontou novos caminhos e possibilidades de potencializar o negócio de centenas de hoteleiros.
Com quase 5h de Palestras e espaço de debate, além de um dia inteiro de Rodada de Negócios, o evento reforçou a importância dos hoteleiros apostarem em um constante processo de atualização profissional para garantir o poder de competitividade.
Ferramentas como o Google Meu Negócio e dicas atuais para a gestão eficiente de redes sociais, aliás, foram alguns dos pontos tocados no evento e que fazem diferença na gestão de um negócio. Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Gestão de Negócios Familiares foram outros destaques.
Participou do Hospitality Experience e quer recapitular algumas das coisas que aprendemos durante o evento? Ou perdeu essa oportunidade, mas quer saber algumas das novidades e tendências que estão chegando no mercado? Continue lendo este post e descubra mais sobre o #HEX2018!
1. Reservas diretas significam economia de até 20% para seu hotel
Alguns dos assuntos mais importantes para o mercado, e que não pode sair da cabeça de nenhum hoteleiro antenado, é a necessidade de aumentar as reservas diretas. E, claro, esse objetivo em comum, que todos os hotéis devem possuir, esteve presente o tempo inteiro durante as palestras e debates do #HEX2018.
E um dado interessante apresentado durante o evento reforça ainda mais a importância de você e seu negócio investir nas reservas diretas agora mesmo. Esse dado diz que, enquanto a maioria dos hotéis ainda possuem as OTAs como principal fonte de reservas, pagando taxas de até 30% por cada reserva, os custos para obter reservas diretas são de apenas 4%.
Ou seja, em comparação com as reservas realizadas nas OTAs, com as reservas diretas o seu hotel economiza até 20% por cada hospedagem! Tem coisa melhor que essa?
2. Google Meu Negócio é uma das maneiras de aumentar as reservas diretas
Outro grande aprendizado que podemos tirar do evento é que alcançar a independência das OTAs e aumentar o faturamento com as reservas diretas não é tão difícil quanto parece.
Através do Google Meu Negócio, por exemplo, o hoteleiro ganha poder de competitividade com as OTAs e se destaca em pesquisas do Google.
De acordo com Robert Phillips, especialista e palestrante do evento, “em pesquisas no Google, as OTAs não conseguem competir com o perfil de seu hotel no Google Meu Negócio. Os resultados do Google Meu Negócio sempre aparecem primeiro”.
O palestrante também reforça a importância dos hoteleiros cuidarem bem dos conteúdos que publicam, seja no Google Meu Negócio, site ou redes sociais. Afinal, é através deles que o hóspede conhece seu hotel, então é crucial deixar uma boa impressão.
3. Experiência do Usuário deve ser prioridade para seu hotel
Você já ouviu falar em User Experience (UX), conhecido no Brasil como Experiência do Usuário? É um conceito interessante que diz respeito aos diversos fatores da relação que existe entre o usuário e um produto ou serviço.
E isso tem tudo a ver com o mercado hoteleiro! Ainda mais atualmente, quando, de acordo com o especialista e palestrante do Hospitality Experience Lau Yamazaki, “o viajante moderno quer uma experiência personalizada. E por isso você precisa entender o pensamento do cliente, o que ele procura, e atendê-lo nesse sentido”.
Isso é crucial para o processo de gerar inovação e serviços diferenciados para seu hotel. Afinal, se é personalização e experiências únicas que o seu hóspede deseja, é isso que você precisa dar!
Pense em soluções diferentes para os problemas mais comuns de seus hóspedes, e atenda. Inove e proponha novas formas de atraí-los e agradá-los, sem esquecer, claro, de saber exatamente o perfil de seu hóspede ideal.
Uma das dicas do Yamazaki é você usar metodologias do Design de Experiência do Usuário para pensar no atendimento ao cliente de forma diferenciada e criativa, envolvendo profissionais de todas as áreas de seu estabelecimento.
4. Hotéis geridos por família podem oferecer experiência única para os viajantes
Falando em experiência e como ela é importante para o viajante atual, durante o evento descobrimos que os hotéis geridos por famílias podem oferecer experiências ainda mais diferenciadas para os viajantes!
De acordo com Cícero Rocha, especialista e palestrante, a grande maioria dos hotéis do país são fundados e administrados por famílias. E levar essa imagem de negócio familiar para os hóspedes pode ser benéfico e ajudar seu estabelecimento a se destacar da concorrência.
5. Entender como as gerações se comportam pode fazer toda a diferença para seu negócio
Uma geração é diferente da outra, e isso também resulta em diferentes formas de viajar, procurar lugares para viajar e encontrar hotéis. E seu hotel precisa estar atento para isso, se quiser usar bem o marketing digital e se destacar da concorrência.
O público mais velho não procura as mesmas experiências que o público mais jovem, e é importante que o seu hotel saiba qual o perfil de viajante atende. Entender que as gerações e públicos são diferentes (e, por consequência, também procuram coisas diferentes) será crucial para você pensar na estratégia e conteúdo que o seu hotel usará para atrair esses públicos.
6. Redes sociais não é só seguidor: engajamento é o segredo
Ainda é comum que hoteleiros e profissionais da área pensem no número de seguidores como sinônimo de “sucesso da marca” nas redes sociais. E não é! Mais importante que esses números é o engajamento, através de curtidas em fotos de sua empresa e, claro, comentários.
E isso você consegue através de uma gestão correta de redes sociais. Conhecer bem o público e produzir conteúdos que eles gostem e vejam necessidade de compartilhar é importante.
Cissa Marback vai ainda mais longe em sua explicação e afirma que almejar apenas o aumento do número de seguidores, sem se preocupar com engajamento, é uma forma de buscar uma métrica “vazia” e que não serve para muita coisa além de alimentar vaidade.
7. As tecnologias estão avançando e seu hotel precisa estar preparado para isso
Para finalizar a série de palestras do evento, que mostraram diversos caminhos novos para hoteleiros antenados, nada melhor do que mostrar um pouco do que nos espera no futuro, não é mesmo?
Desde robôs humanóides realizando o atendimento de hóspedes, até carrinhos de bagagem automáticos, que se locomovem pelo hotel de acordo com as instruções dadas, sem a necessidade de carregadores, foram algumas das novidades mostradas pelo palestrante Gil Giardelli.
Sim, as perspectivas de mudança para os próximos anos são muitas. E o seu hotel não pode lutar contra elas. Estar atento às mudanças tecnológicas e adotá-las em seu estabelecimento é uma maneira de ganhar destaque e se tornar referência diante os concorrentes.
Isso vale também para o Marketing Digital, desde já! É crucial que você mantenha a tecnologia de seu site atualizado, além de educar sua equipe para utilizar bem as ferramentas disponíveis e criar estratégias, inclusive, para transformar até mesmo as OTAs em uma maneira de alavancar suas reservas diretas.
O selfHotel sabe da importância de manter toda a estrutura digital do hotel atualizada, e toda a plataforma está em constante evolução, garantindo que o site do seu hotel acompanhe as principais tendências de marketing digital. E isso tudo sem você precisar se preocupar com atualização da ferramenta!
E então, está pronto para aumentar as reservas diretas do seu hotel através dessas dicas incríveis? Não perca a oportunidade e participe sempre que possível de eventos como o Hotel Summit e o Hospitality Experience, garantindo acesso a outras dicas e segredos como as que você viu aqui.
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