11 dicas primordiais para seu hotel ter sucesso com email marketing e fugir do spam

Publicado em: 02/08/2017 | Atualizado em:

Com certeza você, leitor do Blog do Hoteleiro Digital, já passou por duas experiências muito comuns quando o assunto é email marketing: Primeiro você já deve ter aproveitado uma grande oferta ou promoção que recebeu de uma empresa e usufruiu de uma condição especial que lhe foi enviado por e-mail; E no segundo caso, já deve ter passado por uma péssima situação, onde a caixa de entrada do seu e-mail estava lotada de promoções repetitivas e desmotivacionais que você não se propôs a receber e muito menos permitiu que a empresa responsável usasse o seu endereço de email para tal finalidade. Desta forma, visando oferecer condições para seu hotel ou pousada obter os benefícios do primeiro caso, reunimos algumas dicas para que o seu e-mail marketing  obtenha sucesso no mundo digital convertendo em vendas diretas.

Dicas para enviar e-mail marketing de forma bem sucedida:

  1. Imagens – enviar imagens anexadas na mensagem ou simplesmente apenas uma imagem no corpo do e-mail, passa a mensagem ao servidor que pode ser um spam, além de pesar bastante na hora de carregar. O correto é colocar imagens remotas em conjunto com textos, formando um arquivo HTML para ser lido pelo Outlook ou webmail.
  2. Palavras – É preciso ter muito cuidado com as palavras usadas no campo do assunto e no corpo do e-mail. Algumas delas são consideradas impróprias justamente por já ter sido muito usada em postagens inconvenientes, também consideradas spam. Algumas delas são: “compre agora”, “aproveite”, “ganhe”, “teste”, “imperdível”, “promoção”. Essas e outras palavras caracterizam seu e-mail como spam nos provedores de serviço e devem ser evitadas. 
  3. Lista de e-mail – Crie a sua própria lista de e-mail, fuja das listas compradas. Além de ser mais eficiente evitam as dores de cabeça, como por exemplo, ter seu domínio bloqueado por cair em lista negra. Seu objetivo tem muito mais chance de ser alcançado com uma lista onde as pessoas autorizaram o envio de mensagens. As pesquisas apontam que 53% dos consumidores que se inscrevem para receber informações por e-mail estão mais propensos a comprar.
  4. Plataforma de envio – Muito importante usar uma plataforma específica para envio de e-mails. Isso gera mais credibilidade diante dos provedores e evita de forma significativa a caixa de spam. As melhores delas te ajudam a configurar o SPF além de outras ferramentas técnicas para que sua mensagem possa ser confirmada entre os servidores e evite a caixa de spam. Recomendamos aqui 4 delas que poderão ajudar: Mailchimp, Sendgrid, Mail2Easy Pro e Locaweb.
  5. Assunto – os e-mails devem ser diretos e ao mesmo tempo devem criar curiosidade no leitor. Lembre-se da dica nº 3 e escolha as palavras certas para gerar conversão em vendas.
  6. Opt-in – Um dos principais itens numa estratégia de email marketing. Crie um link para cadastro de endereço eletrônico no site do seu hotel ou pousada, inclusive dando a eles a possibilidade se serem avisados quando houver descontos ou condições especiais. Desta maneira os interessados autorizam e se interessam pelo seu conteúdo.
  7. Opt-out – Da mesma forma que você deu opção para o cadastro, forneça no e-mail marketing a opção de cancelamento de assinatura. Isso também gera confiança aos provedores e gera credibilidade junto ao cliente. Também, favorece a filtragem dos clientes que realmente tem interesse pelo seu contato.
  8. Blacklist – Quando não há preocupação na elaboração do email e não é utilizado um servidor confiável, existe a possibilidade de ser feita uma triagem por IP/URLs e domínios, onde, são inseridos em uma lista negativa que aumenta e muito as chances de ser considerado spam, sem falar que poderão ficar sem enviar nem uma simples mensagem utilizando seu domínio.
  9. Personalização – Aproveite as possibilidades de personalizar a mensagem e entregar ao leitor algo que ele possa se considerar especial para sua empresa. É possível enviar o conteúdo certo para pessoa certa e na hora certa. Comparando com Facebook e Twitter, 68% dos usuários consideram e-mail um canal mais seletivo e privilegiado para informações.
  10. Templates – A escolha de um template adequado é fundamental para atrair o leitor. Tenha calma e analise muito bem antes de escolher o melhor. Certifique-se que ele possua uma identidade visual compatível com sua marca e ramo de negócio.
  11. Link de destino – É importante observar o destino dos links que integram o corpo da mensagem, pois, devem levar o leitor a página sobre o assunto abordado, evitando direcionar o usuário para uma página que não seja específica. Inclusive, no mesmo email poderão ter assuntos diferentes, como um atalho para o blog falando do carnaval em sua cidade e dois outros sobre seus pacotes de hospedagem. Desta forma é imprescindível que ao clicar o leitor acesse a informação desejada com facilidade, evitando o bounce rate.

Agora que  você, hoteleiro, já está ansioso para colocar a mão na massa, criar sua lista de email’s e nutrir seu lead com muita dica e informação, para aproximar o cliente do seu negócio. Siga as dicas acima, comece com o pé direito e obtenha os melhores resultados que essa estratégia pode ofertar ao seu hotel ou pousada.