Por que os hotéis devem utilizar as novas técnicas de e-mail marketing ?

Publicado em: 10/04/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Excelentes resultados podem ser obtidos para hotéis, através das novas estratégias de envio de E-mail Marketing como Inbound Marketing e Newsletter

O sonho de todo hotel é atrair mais clientes e manter os que já possui, porém para fidelizar um hóspede ou interessar um usuário é preciso um diálogo continuo – para sempre ser lembrado – e estratégia. Popularmente conhecido, o E-mail Marketing se tornou para alguns algo sem potencial, defasado, ou até mesmo, coisa do passado. Contudo, grave é o engano de quem pensa assim, porque provavelmente as técnicas as quais ele ainda utiliza já não convém mais, resultando em uma ação muitas vezes fracassada.  

Assim como as tendências e estratégias de vendas se aprimoram cada vez mais, com o relacionamento por e-mail não foi diferente. Essa ferramenta antiga e vastamente utilizada por todos – não da pra criar uma conta no Facebook sem e-mail – é o principio de partida para a interação na internet. Com ele é possível criar um novo relacionamento e preservar o já existente com qualquer hóspede, pois como as identidades, todos tem um. Segundo pesquisas realizada pela Pew Research92% dos adultos online utilizam e-mail, sendo 61% deles usuários diários. 

 92% dos adultos online utilizam e-mail, sendo 61% deles usuários diários

Acontece que agora não basta apenas se limitar a envios banais, vivemos a era do conteúdo relevante e menos invasivo, onde um e-mail só é aberto se for realmente do interesse do usuário. Dados de estudo da McKinsey&Company afirmam que uma campanha nesse formato é 40 vezes mais efetiva na conquista de novos clientes que ações realizadas no Facebook e Twitter, tendo o e-mail 5x mais chances de ser visto que uma postagem no Facebook.

O e-mail marketing é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais ajudando seu empreendimento a se tornar presente na vida dessas pessoas, sempre às lembrando da sua importância para o seu hotel ou pousada. Porém essa estratégia precisa ser bem planejada, analisada e executada para que chegue na caixa de e-mail do hóspede, não se perdendo como um SpamSending and Posting Advertisement in Mass ou Enviar e Postar Publicidade em Massa.

O que veremos nesse post:

Por que enviar um E-mail Marketing?

O relacionamento deve ser criado antes mesmo dele cogitar ficar no seu hotel e também precisa transcender a estádia em seu estabelecimento, só assim é possível realizar uma venda e criar clientes assíduos.

Laços duradouros são criados quando se estabelece uma atmosfera de “amizade” entre consumidor e empresa, neste caso, hotel. Por isso, é preciso estreitar essa relação através de conteúdos ricos, relevantes e  interessantes criando um relacionamento de confiança e reciprocidade, que atraia os hóspedes realmente interessados. 

Existem duas técnicas muito eficazes de se enviar um e-mail para os clientes, com baixo investimento e alto retorno, conhecidas como: Inbound Marketing e Newsletter. 

As ações de Inbound Marketing,  que são uma grande tendência de Marketing e relacionamento com o cliente, consiste em  conquistar o usuário voluntariamente por meio de conteúdo relevante em troca de informações referentes a ele.

Através desses dados, essas pessoas são convertidas em leads (potenciais clientes), e de acordo com o interesse demonstrado por determinados conteúdos são separadas em níveis que formam o funil de vendas, contendo três categorias: topo, meio e fundo de funil. Dessa forma há um estreitamento dos laços de relacionamentos, através de um fluxo continuo de nutrição que consiste em atrair, converter, vender e fidelizar o usuário até fechar a venda, ou nesse caso, a hospedagem.

Exemplo: Você têm um Hotel em Natal,  Rio Grande do Norte e resolve criar um E-book:  “Guia Completo de Atrações em Natal – RN”.  Esse conteúdo é criado para ser usado na estratégia de Inbound Makerting do Hotel, sendo então veiculado em uma Landing Page. Quando acessada pede ao visitante dados como: Nome, e-mail, data da viagem e assim, ele recebe o conteúdo. 

Esse usuários se tornará um lead  e seus dados vão parar na base de leads. Se tratando de um conteúdo de fundo de funil, o visitante interessado já está propenso a ir para a região. Dessa forma, seu hotel ao possuir a data da viagem, pode enviar com antecedência um e-mail perguntando se já está tudo pronto para a viagem e oferecer um desconto para a hospedagem no estabelecimento. 

Newsletter consiste no envio de e-mails contínuos – estabelecido a duração de periodicidade de acordo com a estratégia de marketing do hotel ou pousada –  com conteúdos direcionados para a página do blog, contendo informações atualizadas sobre o local, região, eventos, entretenimento, entre outros, despertando o interesse e criando laços. Exemplo: O hotel pode enviar mensalmente ou na frequência que achar necessária os conteúdos dos blogs e novidades por e-mail para a base de cadastros. 

Percurso que o Email Convencional Percorre

Enviar um e-mail para os seus hóspedes vai muito além de simplesmente apertar o botão de “enviar”. Quando utilizada uma plataforma de envio como Gmail, Outlook ou Webmail, – muito utilizados por hotéis de pequeno porte –  o e-mail não é logo direcionado até a caixa de entrada do destinatário.
Esse e-mail segue em direção a um servidor de envio, – máquina pertencente ao provedor – e após isso, esse provedor direciona essas mensagens para o seu destino final. Esse provedor é responsável por fornecer diversos serviços, sendo assim, o tempo de análise se torna mais demorado e suas mensagens podem acabar sendo paradas no meio do caminho e indo parar na caixa de spam dos usuários.

A Forma Correta de Enviar E-mail Marketing

Existem ferramentas que são apropriadas para o envio de E-mail Marketing que garantem uma maior qualidade de envio, são elas: Mailchimp, Sendgrid, Mail2Easy Pro e Locaweb.

Quando a mensagem é emitida através de uma ferramenta específica de envio, ela passada pelo seu próprio provedor, chegando muito mais rápido ao seu destinatário e garantindo que sua mensagem será de fato entregue. Segundo a Forrester Research, empresas que investem em Automação de Marketing tem em média 50% mais vendas a um custo 33% menor.

Empresas que investem em Automação de Marketing tem em média 50% mais vendas

Conhecendo Essas Ferramentas

MailChimp  Com serviços gratuitos ou com uma mensalidade a partir de $25, a ferramenta possui recursos de automação, onde é possível registrar os emails de boas-vindas, fornecer recomendações com base em dados de comércio eletrônico e comportamentais e personalizar as campanhas com base nos interesses de seus clientes. Integração com serviços de CRM, segmentação com opções predefinidas que permitem segmentar com base na localização, engajamento e com base na lista de dados que são passados ​​para a conta através da integração pré-construída ou conexão de API personalizada. Rastreamento através de relatórios de engajamento, conectados ao Google Analytics e acompanhamento do ROI das campanhas e automação.

No envio é possível determinar o tempo ideal para encaminhar uma mensagem usando o envio de otimização de tempo, e agendando as campanhas para sair ao mesmo tempo em diferentes fusos horários com Timewarp. O MailChimp conta também com o serviço de colaboração entre equipes onde podem compartilhar contas e colaborar em campanhas.

 

 

Sendgrid – A ferramenta que possui serviço de base em nuvem, pode ser adquirida a partir de $9,95 por mês, disponibilizando o envio de 40 mil e-mails. A plataforma disponibiliza diversos serviços, entre eles, enviar de forma automática recibos para seus clientes, processamento de e-mails de entrada, geração de relatórios para auxílio na análise das tendências e coleta de métricas em tempo real.

Mail2Easy Pro –  Uma ferramente de envio e gerenciamento de e-mails simples de usar, completa e com uma mensalidade por um preço razoável, ela conta com serviços de sequência de e-mails (Automação), modelos prontos, relatórios de desempenho completo, monitoramento a partir do Google Analytics, taxa de abertura de mensagens, agendamento de envios, agenda, integração com CRMs, teste A/B com até 6 versões.

Locaweb –  Por R$ 65,00 ao mês por 15 mil envios de e-mails, o servidor da Locaweb conta com: contatos ilimitados, mensagem automática de parabenização dos seus clientes, programação de datas comemorativas, campos personalizáveis, envio de teste, relatório para análise de campanhas, integração com sites, modelos prontos de e-mail marketing, segmentação e é possível contratar mais 5 mil envios de e-mail adicionais por R$ 30,00.  

Retorno Financeiro Elevado

Por ser uma ação que exige poucos recursos – domínio, ferramenta de marketing e alguém para realizar a execução – ou seja,  aplicando um investimento inicial baixo, comparado as outras ações , geram um volume de receita maior. Ainda mais por ter disponível no mercado ferramentas de E-mail Marketing gratuitas para serem utilizadas.

Estratégia de E-mail Marketing

Toda ação precisa ser antecedida de uma estratégia de marketing bem alinhada e aproveitando que o E-mail Marketing é um meio direto, não poderia ser diferente. É necessário realizar um plano de ação  – passo extremamente importante – que conste com informações que irão nortear os tipos de publicação que devem ser feitas e em qual momento, para assim atingir de maneira certeira o alvo esperado, resultando em uma alta taxa de abertura e não de baunce rates.
É preciso ter definido questões específicas, como:

  • Definir a persona;
  • Escolher que tipo de conteúdo vai ser enviado;
  • Determinar a frequência de envios das mensagens;
  • Estabelecer os objetivos de cada campanha, incluindo quais métricas devem ser acompanhadas;
  • Estipular um calendário de envio, levando em consideração as datas importantes para o seu hotel e para o seu cliente;
  • Destaque seu call to action, ele é muito importante para converter o remetente em possível hóspede; 
  • Tenha consciência da importância do design, pois a falta de atrativo pode fazer o usuário desistir de ler o seu e-mail.  

Como os Hotéis Podem Usar essas Técnicas?

Inbound ao se tratar de reciprocidade, o hotel pode oferecer conteúdos ricos, – e-book, blog etc. –  descontos, atendimento personalizado, entre outras opções ( deixando claro que precisa ser de fato útil para vida daquele hóspede) , afim de obter dados valiosos daquele usuário para poder conquistá-lo e convertê-lo em hóspede.

Os hotéis podem aproveitar as Newsletter na pós-venda mantendo o hóspede atualizado das programações da cidade, induzindo o desejo dele de poder participar de alguma delas ou direcionar mensalmente os conteúdos produzidos pelo blog do hotel, deixando claro os usuários precisam querer receber esses e-mails, caso contrário, eles se descadastraram do sistema.

Agregue a estratégia de E-Mail Marketing ao plano de ação do seu hotel, em conjunto a ferramenta correta e impulsione ainda mais a sua estratégia digital, possibilitando a conversão desses leads em hóspedes. Fuja da caixa de spam da sua lista de contatos e feche ainda mais reservas diretas para o seu hotel, utilizando esse recurso tão simples, prático e rápido, mas com resultados impressionantes.

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