A importância de um blog estruturado para a estratégia de Marketing Digital do Hotel

Publicado em: 11/12/2020 | Atualizado em:

Se você acha que para aumentar as hospedagens em seu hotel e potencializar o seu negócio precisa investir muito dinheiro em publicidade paga, talvez se surpreenda. A verdade é que a internet está cheia de oportunidades para hotéis como o seu crescerem investindo muito menos do que imagina. 

E uma das maneiras de crescer a médio e longo prazo, conquistando hóspedes fiéis sem um grande investimento, é justamente com os blogs e uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

Os blogs para hotéis são a oportunidade que você tem de estabelecer uma comunicação interessante e de valor para os seus clientes, desenvolvendo um relacionamento duradouro. O resultado disso são hóspedes fiéis que, acima de tudo, confiam no seu hotel para ter uma experiência de viagem incrível. 

E esse é só o começo. Quer descobrir como um bom blog para hotel pode transformar as vendas do seu estabelecimento? Acompanhe este artigo e confira. 

Afinal, o que é um blog?

Os blogs não são uma coisa nova, e é provável que eles tenham feito parte de seu dia-a-dia nos últimos anos. No passado, eles começaram como uma espécie de diário virtual, em que pessoas do mundo inteiro compartilhavam sua vida com tantos outros milhares de seguidores.

A coisa era tão lucrativa (até para quem fazia de forma amadora) que o mercado decidiu usar o blog como uma ferramenta poderosa e barata de atração de clientes. E funciona! Não à toa, mais de 60% das empresas do Brasil utilizam o blog não só para captação de clientes, mas também para a retenção dos mesmos.

Agora, você pode estar se perguntando: e como funciona um blog para hotel? Basicamente, o blog é uma ferramenta em que você consegue compartilhar com milhares de pessoas ao redor do mundo dicas valiosas de turismo sobre a sua região. 

Já teve o pensamento de que as pessoas estavam perdendo muito ao não visitar sua região, simplesmente por não conhecerem o local? É comum, principalmente em cidades menores, a sensação de que tem muita cultura e entretenimento para oferecer para os hóspedes, mas eles não chegam até a região por não fazerem ideia disso tudo. 

Se você já teve essa sensação, o blog é a solução para o seu negócio. Por meio dele, você consegue chegar nesses hóspedes em potencial e mostrar para eles exatamente o que estão perdendo por não visitarem a sua região. 

Outro ponto importante é que se uma empresa quer diminuir os seus custos com o marketing a médio e longo prazo, o blog é uma ferramenta fundamental para que clientes sejam fidelizados, e resolvam sempre hospedar-se no hotel. 

Por quê começar um blog para o seu hotel ainda hoje?

Se você já ouviu a frase “o blog morreu”, saiba que ela é uma grande falácia. A verdade é que os blogs ainda são algumas das ferramentas de divulgação mais importantes para um marketing que converte em vendas de verdade

Sem um blog, tudo o que o seu blog está fazendo hoje é perder dinheiro… E eu posso provar isso para você. Quer descobrir pelo menos 4 grandes motivos para começar um blog para o seu hotel ainda hoje? Continue lendo e descubra tudo o que você pode ganhar com os blogs, investindo muito menos do que imagina.

1. O blog aumenta a autoridade do seu hotel para os hóspedes

Primeiramente um blog aumenta a autoridade de seu empreendimento no nicho. O cliente confia e acredita cada vez mais em uma empresa que demonstra conhecer muito sobre o que diz, e suas chances de consumir um produto ou serviço na mesma aumentam. 

O blog serve justamente para gerar essa fonte de informação que leva a confiança e autoridade para o público.

2. Faz você conquistar muito mais visibilidade e alcance

Um blog também é fundamental para aumentar a sua visibilidade e alcance de sua marca. Sua divulgação pode ser feita através de várias ferramentas e métodos: redes sociais, anúncios no Google Ads, email marketing (que também ajuda muito no relacionamento com o cliente), bom posicionamento nas buscas do Google, e muitas outras possibilidades.

3. Ajuda você a educar o seu público

E por fim, o seu blog ajuda a educar o seu público, através de informações geográficas e culturais de sua região, é possível criar interesse num público que ainda desconhece a localização do seu empreendimento, e isso pode ser feito de diversas formas, como falar sobre a natureza local, as áreas interessantes da cidade, pontos turísticos, restaurantes, e programas culturais

4. Possui um baixo custo operacional

Já falamos disso por aqui, mas esse é um fato absoluto. Em comparação com outras estratégias, o marketing de conteúdo e blog para hotel, é uma das estratégias de atração e retenção de clientes mais baratas (e lucrativas) do mercado. 

 

Diferente de anúncios em televisão e rádio, por exemplo, você consegue produzir textos para o blog com um investimento inicial, e ver esse conteúdo continuar trazendo lucro para você mesmo depois de anos. Dois anos depois de publicar o blogpost, ele ainda continuará atraindo novos clientes para você.

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