Feriados Prolongados em 2018: Grande Presente para Hotelaria

Publicado em: 27/12/2017

Explore os 14 feriados prolongados do ano de 2018 para planejar as estratégias do seu hotel e obtenha um maior número de reservas diretas.

O Ano Novo ainda não chegou, mas as expectativas e anseios por ele já borbulham dentro de todos. Cada ano que se aproxima, é uma promessa de que as coisas irão melhorar e acreditamos fielmente nisso. Como cada novo ano trás coisas boas, o grande presente de 2018 para o mercado da hotelaria, é seu incrível calendário que consta com 14 feriados prolongados, que parece ter sido feito a dedo para agradar os trabalhadores, viajantes e os hoteleiros de plantão.

Uma oportunidade dessa não pode passar despercebida, pois é o momento em que as pessoas estarão mais propícias a fazerem viagens mais longas e duradouras, diferente das de apenas um final de semana. Isso significa maior procura por novos locais de viagem, lugares preparados para essas épocas e que oferecem ao hóspede algum benefício diferencial que valha sua estadia prolongada.

Esses são alguns dos feriados que servem para todo o Brasil, contudo há aqueles que são apenas regionais e que também merecem a atenção do mercado, afinal se tratará de um publico mais segmentado e próximo.

Lista de Feriados:

  • Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)
  • Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça) | Obs: facultativo
  • Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta) | Obs: facultativo
  • Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)
  • Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)
  • Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)
  • Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)
  • Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)
  • Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)
  • Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)
  • Finados – 2 de Novembro (Sexta)
  • Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)
  • Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)
  • Natal – 25 de Dezembro (Terça)

 

Sabendo disso, está na hora de começar a preparar sua estratégia digital para 2018, a faca e o queijo já está nas suas mãos. Agora só falta colocar no meio das suas metas para o próximo ano a sua estratégia de sucesso e resultado.

Como todo objetivo de ano novo são pensados a longo prazo, sua estratégia não deve ser diferente. Dessa forma, seu hotel consegue sutilmente se infiltrar na vida do usuário e no momento certo a recompensa virá.

Monte sua estratégia:

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Torne seu Hotel Sedutor

O princípio básico para ir até um lugar, é o desejo que nos atrai de conhecer algo que é visualmente sedutor. Assim como as mariposas se atraem pela luz, os hóspedes se atraem pelo que seu hotel ou pousada tem de bonito.

Aproveite o seu site e torne o seu negócio uma vitrine altamente atrativa, abuse das fotos de boa qualidade e ângulos milimetricamente calculados para uma imagem de tirar o fôlego.

Exalte os pontos positivos do seu estabelecimento em fotos vibrantes e chamativas, impossíveis de serem ignoradas, ou aproveite os curtos vídeos de capa – footage – para aumentar ainda mais essa atmosfera de desejo. Faça seu hóspede imergir em um momento especial do seu hotel e ficar com um gostinho de quero mais.

Confira Se Está Tudo Funcionando Bem

É sempre bom checar se seu site está ideal para o seu hóspede. Lembre-se que a experiência do usuário começa desde sua pesquisa, então se coloque-se em seu lugar e percorra o caminho que ele possivelmente irá fazer, só assim é possível enxergar se está tudo de acordo com o esperado.

Seu site abre rápido? Seu blog é fluido e de fácil leitura? Suas imagens estão com uma boa resolução? Essas são questões que o usuário vai levar em conta. Por isso, faça uma navegação criteriosa pelas páginas do seu site. Veja com a ótica de quem está ali para fechar uma reserva, se realmente ele está condizente com o que os visitantes esperam.

Pense Bem na Hora de Anunciar

Os feriados prolongados causarão uma grande disputa no mercado, onde somente os bem estruturados estrategicamente conseguirão lugar de destaque. Os anúncios serão a grande cartada digital, usados pela maioria para alcançar uma grande visibilidade das pessoas na internet.

A questão é que muitos fazem anúncios no “chutômetro”, com a finalidade apenas de conseguir atingir muitas pessoas. Acontece que quando não há um profissional por trás que entenda o que está fazendo, esses anúncios são um tiro no pé, dinheiro jogado no ralo, um titanic naufragado.

Não adianta querer resultados investindo pouco. A internet é gratuita, mas para conseguir obter êxito é preciso ser profissional, porque amadores estão por todas as partes.

O Google, Facebook e Instagram estão aí para serem aproveitados a favor do seu hotel ou pousada. Basta usar a estratégia correta e pensar que o dinheiro gasto é um investimento que terá retorno. Só assim, as campanhas feitas destinadas aos feriados prolongados poderão surtir efeito e converter.

Fique por Dentro das Tendências de 2018

Em qualquer setor, as grandes apostas para o ano seguinte são estudadas por especialistas, que sugerem o que agradará mais ao seu consumidor e será mais utilizado pelo mercado.

Ficar por dentro dessas tendências, mantendo-se sempre atualizado, faz com que o seu hotel também surfe nessa onda. Então, aproveitando o novo ano que está chegando, os feriados prolongados que virão junto a ele e as tendências para o mercado da hotelaria já divulgadas, duas das grandes apostas são: A importância das experiências locais e a  tecnologia centrada no seu hóspede.

Os principais viajantes são da geração millennials ( pessoas entre 18 e 38 anos). Esses jovens são muito focados em vivenciar experiências, por isso a importância em investir nelas. Eles irão priorizar os locais que tenham esses mesmos ideias, por isso é importante direcionar seu hotel ou pousada a atender as necessidades desse grande público alvo.

Já a tecnologia centrada no seu hóspede, se baseia em oferecer ferramentas digitais que aumentem a satisfação dele perante seu hotel. É preciso pensar em ideias úteis, como por exemplo os leitores de QR Code com as regras do hotel ou cardápio do restaurante.

Trabalhe Bem o Marketing de Conteúdo

Uma das principais estratégias digitais para o site do seu hotel a longo prazo, é o marketing de conteúdo. Sua região pode ter costumes únicos em determinados feriados, então mostre isso para o seus visitantes. Apresente a ele uma alternativa de vivenciar momentos diferentes, tudo isso mostrando roteiros e possibilidades atraves do seu Blog.

Quando ele estiver procurando por onde se hospedar e o que fazer nesse lugar,  ele vai se deparar com as dicas do seu hotel, e é aí que o marketing de conteúdo faz o seu papel. Ao oferecer uma informação benéfica ao usuário e sutilmente infiltrar o seu hotel como esse prestador de serviço, você consegue até mesmo despertar o gatilho da reciprocidade das pessoas. Ao verem que seu hotel se preocupou em fornecer uma informação útil a vida dele, ele pensará em você como a sua primeira escolha de hospedagem.

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Engaje os Usuários Sem Incomodá-los

Parte das estratégias digitais estão associadas a Email Marketing e Redes Sociais, porém um erro muito comum da maioria dos negócios é não saberem ter limites. Claro que é preciso aparecer, manter uma frequência, mas isso não significa  sobrecarregar o usuário com milhares de informações.

Isso só vai conseguir criar o descredenciamento da sua lista de transmissão de emails e perder seguidores nas redes sociais. Seja sensato, se coloque no lugar do seu cliente, você não gostaria de ter sua caixa de email lotada? Não deixe o tiro sair pela culatra, planeje uma periodicidade razoável que interesse e não que afaste.  

Portanto, aproveite esse grande presente que 2018 está dando para vocês hoteleiros, e façam valer a pena para o seu hotel cada feriado prolongado. Depois de todas essas informações, duvido que na sua lista de metas desse ano, não esteja na primeira posição planejar a sua estratégia para obter o sucesso do seu hotel ou pousada.