Marketing Digital e a importância da atualização profissional: 3 lições que aprendemos no RD Summit

Publicado em: 19/11/2018

Já conhece a importância da atualização profissional? Conheça nossa experiência no RD Summit e tudo que aprendemos sobre Marketing Digital no evento!

Que o Marketing Digital deve ser o coração de toda empresa que almeja o crescimento hoje, todo mundo sabe. Porém, ainda é comum ver empresários e hoteleiros estagnados e perdendo para a concorrência porque não buscam atualização e utilizam técnicas ultrapassadas.

Acredite, usar técnicas obsoletas, sejam elas de SEO ou técnicas de vendas, é quase tão ineficiente quanto não usar técnica nenhuma. E o pior: é comum que o mercado avance e comece a penalizar práticas de Marketing de Conteúdo que antes eram bem recebidas.

Sabendo disso e mantendo nos alicerces da empresa o conceito de evergreen, o selfHotel mandou um representado para o RD Summit, o maior congresso de Marketing Digital e Vendas da América Latina, e voltou do evento cheio de novidades e conhecimento para passar para vocês, hoteleiros.  

Confira um pouco do que foi nossa experiência e descubra algumas das lições que tiramos desse evento e que você PRECISA conhecer e aplicar em seu hotel!

O mercado muda o tempo inteiro e o Marketing Digital está em constante desenvolvimento

Antes de falarmos sobre algumas das novidades que descobrimos no RD Summit, precisamos falar para você uma grande verdade: o mercado muda o tempo inteiro e se você não está procurando se atualizar, está ficando para trás.

Isso pode soar desesperador, ainda mais se você já começou a pôr em prática o Marketing Digital dentro de seu hotel. É verdade que nem todo mundo consegue dedicar horas do dia estudando as tendências em Marketing de Conteúdo ou Marketing Digital.

E é justamente esse déficit que eventos como o RD Summit e o Hotel Summit — este último desenvolvido especialmente por nós para você, hoteleiro — buscam sanar, promovendo dias de imersão e aprendizado que valem por um ano inteiro de estudo.

O melhor de tudo é que não importa se você tem apenas um conhecimento básico, ou mesmo um avançado, eventos como esse ensinam e geram insights úteis para aumentar as conversões, inclusive para profissionais que já atuam no mercado há algum tempo.

E, falando nisso, foi exatamente essa experiência que ocorreu com o selfHotel em nossa ida ao RD Summit, que ocorreu nos dias  7, 8 e 9 de novembro em Florianopólis. Voltamos cheios de insights e ideias que otimizarão não só nossos processos, mas também dos hoteleiros que nos acompanham por aqui.

Quer ser um dos hoteleiros que saem na frente do mercado e aplicam as principais tendências do Marketing Digital? Continue lendo este artigo e confira algumas das lições mais importantes que aprendemos no RD Summit!

1. Neuromarketing é tendência e deve ser preocupação principal de sua equipe de marketing

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Neuromarketing, e se assuste com o termo. Porém, ele é cada vez mais comum nas rodas de discussão sobre Marketing de Conteúdo e precisa da sua atenção durante os próximos anos.  

Durante o RD Summit, diversas palestras versaram sobre o papel do neuromarketing para aumentar vendas, e isso é uma boa mostra de como o assunto é tendência no mercado atual. Uma das principais palestras sobre o tema foi feita pelo Tim Ash, que mostrou que 95% de nossas ações são feitas no piloto automático — nosso subconsciente.

Mas, afinal, o que é Neuromarketing? Ele usa como base a neurociência para explicar os mecanismos que levam um cliente a preferir uma determinada marca ou até mesmo se tornar fiel a uma empresa específica.

O que você precisa ter em mente é que, ao contrário do que pode imaginar, o processo de tomada de decisão por uma compra não é racional e, muitas vezes, é induzido por pequenos estímulos que o seu hotel precisa oferecer.

Os Gatilhos de Conversão são um grande exemplo desses estímulos, e estão presentes na plataforma selfHotel para você começar a usar a qualquer momento. Cronometro regressivo de promoção, notificações reativas, um bom Motor de Reservas ou até mesmo textos com técnicas persuasivas ativam nos visitantes a decisão de reservar ali, o quanto antes, aumentando suas reservas diretas.

Em outras palavras? Se o seu hotel não está disposto a usar o neuromarketing a favor da sua equipe de vendas, certamente vai perder MUITAS reservas diretas. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre nossa ferramenta de Gatilhos Mentais e conversão!

2. O verdadeiro chefe de toda equipe de marketing de uma empresa é o Cliente

Foi-se o tempo em que o marketing deveria fazer tudo que mais agradasse a empresa. Pode soar contraditório, mas se você quer vender, o chefe de sua equipe de vendas precisa ser o cliente.

Essa também foi um dos insights que tivemos durante o RD Summit, e, apesar de inicialmente parecer óbvio, a verdade é que muitas empresas — e hotéis — se esquecem disso ao desenvolver suas ações de vendas.

Se tudo em seu hotel não é pensado por causa do hóspede, levando em consideração as preferências dele, é bem possível que você não esteja conseguindo atingi-lo e nem gerar vendas. E isso, principalmente, quando estamos falando de ações de marketing.

3. Entender comportamento e psicologia é o segredo do sucesso de seu Conteúdo

Nessa altura do campeonato, você já deve ter entendido que se o hotel não está desenvolvendo suas ações de marketing pensando no cliente, está perdendo vendas. E, nesse ínterim, não vale apenas usar o neuromarketing a favor da empresa, mas também conhecimentos profundos sobre o comportamento e psicologia do seu cliente.

Parece difícil? Depois que você começa a desenvolver estratégias tendo isso em mente, se torna mais fácil. O essencial é que você conheça a persona do seu hóspede e comece a produzir conteúdo pensando como ele pensaria. E isso é ainda mais importante para o conteúdo do blog e redes sociais do hotel.

Gostou das dicas e está pronto para aplica essas tendências do Marketing Digital em sua estratégia? Se você quer apostar em atualização profissional e vencer a concorrência nas pesquisas do Google, assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdo rico essencial para aumentar suas reservas diretas!