Um ano de pandemia: O que o seu hotel deve fazer para driblar essa crise?

Publicado em: 25/03/2021 | Atualizado em:

Acabamos de completar um ano de combate à Covid-19, e a gente sabe o quanto o ano de 2020 e de 2021 estão deixando muito hoteleiro de cabelo em pé, exigindo paciência e organização para manter as finanças em dia em plena pandemia. No entanto, com o protocolo de medidas para evitar a transmissão do Novo Coronavírus e até com a proximidade da vacinação da população, precisamos estar mais otimistas e nos preparar para esse momento. Afinal, essa é a oportunidade perfeita para o seu hotel acelerar as atividades, sair na frente, e se colocar como uma referência na região.

E uma coisa é fato: a maior parte das reservas diretas já estão sendo feitas de forma online. Essa tendência, que já cresce há alguns anos, é um dos serviços que pode fazer a diferença para o seu hotel vender mais. Nesse momento, a frase “em toda crise há uma oportunidade” nunca fez tanto sentido.

Quer descobrir como aproveitar para transformar as vendas de seu hotel? Confira esses 5 passos simples que podem ajudar você a se tornar uma referência em sua região.

1. Site bem estruturado

Se tem uma coisa 2020 ensinou para todos, foi que os negócios que estão na internet têm muito mais vantagens. E isso fica claro quando olhamos para a quantidade de pessoas que, mesmo durante o isolamento, fizeram o planejamento das suas próximas férias..

O caso é que, durante o isolamento, agendar férias foi um processo essencialmente digital, com menos intermédio de agências e divulgação offline. E o seu hotel pode se aproveitar dessa tendência.

Mas isso não acontece do dia para a noite. Mais do que ter apenas uma página na internet falando sobre o seu hotel, você precisa ter um site bem estruturado e completo, com as ferramentas necessárias para o seu cliente fazer a reserva automaticamente sem precisar sair de casa e com acesso a todas as informações sobre o local da hospedagem. 

Essa é a melhor maneira de você parar de correr atrás de hóspede e passar a ter uma máquina de reservas diretas, de forma prática e barata. Tem coisa que hoteleiro queira mais do que isso? 🙂

2. Blog com dicas do que fazer na região

Outro passo fundamental para você começar a vender reservas diretas de forma prática, é por meio da produção de conteúdo. Já pensou se você nunca mais precisasse correr atrás de hóspedes, e eles simplesmente chegassem até vocês?

Essa é a possibilidade que ter um blog em seu site proporciona. No blog do selfHotel, já falamos diversas vezes sobre como o blog pode transformar a eficiência do marketing do seu hotel e tornar a captação de hóspedes muito mais barata.

A verdade é que não existe um bom marketing hoteleiro, sem um blog bem feito. É por meio do blog que você consegue educar o seu público, alcançando pessoas de todo o Brasil que realizam pesquisas relacionadas no Google. Essa é a chance que você tem de mostrar o porquê a sua região é a melhor de todas para passar as férias e feriados.

E é exatamente sobre isso que você vai falar no blog do seu hotel. Dê dicas sobre o que fazer na sua região, indique restaurantes, dê ideias de passeios e informe tudo o que o seu cliente precisa saber para se encantar pelo local. Outras dicas de como transformar o seu blog em uma máquina de atração de hóspedes, você encontra neste outro artigo aqui.

3. Redes Sociais como suporte de vendas

É muito provável que o seu hotel já possua um perfil em redes sociais como o Instagram e Facebook, não é verdade? Se você faz um bom trabalho por lá, é bem provável que receba dezenas de likes em todas as postagens e comentários de pessoas ansiosas por um bom feriado.

No entanto, o que alguns hoteleiros esquecem é que as redes sociais é mais do que isso. Ela pode ser uma verdadeira aliada na hora das vendas, principalmente se o seu hotel tiver um site bem estruturado e com as ferramentas certas.

Se você possui um motor de reservas em seu site, por exemplo, as redes sociais podem servir como um meio de atração de interessados que vão parar em sua página de vendas. Tudo isso sem ter um time de vendedores e, o mais importante: sem pagar as altas taxas às OTAs.

4. Use os diversos canais de vendas a favor do seu hotel

Muitos hoteleiros pecam ao usar um único canal de vendas para divulgar as tarifas do hotel. A grande vantagem da internet é você ter em mãos um terreno fértil de possibilidades, cheio de ferramentas e plataformas que podem ser usadas na sua divulgação.

Por isso, mantenha uma página de ofertas e pacotes especiais no seu site. Além disso, use plataformas como o Booking e Expedia como uma vitrine, chegando em hóspedes que ainda não conhecem o seu hotel.

Lembre-se: o maior benefício da internet é poder chegar em pessoas do mundo todo sem um grande custo de divulgação. Use de todas as ferramentas possíveis para se manter na cabeça de seu cliente em potencial.

5. Estreite o seu relacionamento com os clientes em potencial com estratégias de CRM

A palavra da vez para o Marketing Digital para hotelaria com certeza é Relacionamento. Construir uma relação com o cliente em potencial é uma maneira de baratear os custos com aquisição de hóspedes a longo prazo e potencializar o seu faturamento.

E uma das maneiras de conseguir estreitar esse relacionamento com seus hóspedes é por meio das estratégias de CRM. O CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma forma de você usar a tecnologia em prol da construção de relacionamento com o seu cliente, aumentando a eficiência em vendas.

Um bom CRM nada mais é do que um banco de dados, em que você consegue captar contatos de clientes em potencial e educar esses contatos por meio de conteúdo até que ele esteja pronto para a venda. Essa também é uma maneira de usar os contatos de antigos hóspedes para fechar novas vendas de estadia.

É essencial que o seu CRM esteja integrado com todas as outras ferramentas de seu site, facilitando a gestão de marketing do Hotel. Essa é uma das funções do selfHotel, que ajuda você a criar o site do seu hotel facilmente, com funções como CRM e muito mais.

E então, está pronto para “fazer do limão, uma limonada”, driblar a crise e começar o Marketing Digital do seu hotel? Se quiser mais dicas, acompanhe o blog e redes sociais do selfHotel, e fique por dentro de todas as tendências para potencializar as vendas da hotelaria.

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