O que são Reservas Diretas para hotéis e pousadas?

Publicado em: 18/05/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Conheça estratégias que podem aumentar a lucratividade de suas reservas

Indo direto ao ponto, reservas diretas são aquelas realizadas pelos hóspedes diretamente com seu meio de hospedagem. Elas podem ser feitas por telefone, e-mail, rede social, WhatsApp e, principalmente, pelo site do seu empreendimento, com ou sem o motor de reservas, sem a necessidade de intermediários, como as OTAs.

O surgimento e crescimento das OTAS (Online Travel Agencies, Agências de Viagens Online, em português) em 1996, fez com que essa modalidade de vendas – as Reservas Diretas – reduzisse drasticamente. A predominância quase absoluta dessas intermediárias e o aumento constante de suas comissões sobre as reservas comprometeu a lucratividade de muitos empreendimentos.

Isso tudo aconteceu por causa das mudanças no mercado e no modo como os hóspedes procuram uma hospedagem.

Como os hotéis e pousadas podem reverter essa situação?

Tudo começa com uma mudança de postura. É preciso abandonar o comodismo e se ajustar às transformações ocorridas nas últimas décadas, no modo como os hóspedes realizam suas reservas. O que as OTAS podem nos ensinar? Elas são basicamente promoções que aparecem em resposta às pesquisas dos usuários no Google.

Mas o seu negócio pode sair na frente, oferecendo a seus potenciais clientes algo a mais do que apenas anúncios promocionais. O site do seu hotel, principal ferramenta de conversão de vendas diretas, pode se tornar uma autoridade nos assuntos pesquisados pelos usuários e, dessa forma, atraí-los para fazer suas reservas diretamente nele. E é exatamente nesse ponto que o marketing de conteúdo pode se tornar um poderoso aliado do seu negócio, gerando o aumento de sua lucratividade.

Torne-se uma autoridade nos assuntos buscados pelos hóspedes

Já imaginou se todas as vezes que alguém realizar uma busca sobre alguma informação a respeito da região onde seu hotel ou pousada se encontra, ele seja direcionado ao seu site nos resultados do Google? É exatamente este o espírito do marketing de conteúdo, atrair os clientes com conteúdos relevantes que funcionarão como iscas para que eles prefiram o seu negócio em vez da concorrência.

Já imaginou se todas as vezes que alguém realizar uma busca sobre alguma informação a respeito da região onde seu hotel ou pousada se encontra, ele seja direcionado ao seu site nos resultados do Google?

Para que isso aconteça, é preciso produzir conteúdo relevante, ou seja, publicar informações na página do seu empreendimento que respondam às dúvidas, curiosidades e necessidades do seu potencial cliente. Dessa forma, disponibilizar um guia de atrações turísticas da região, escrever sobre dicas da gastronomia regional, apontar opções de passeio, são exemplos de estratégias de conteúdo que poderão atrair o seu cliente até o site do hotel e aumentar as possibilidades de que essa visita seja convertida em reserva.

Faça do Google parceiro do seu negócio, produza conteúdos de valor para os usuários e seja encontrado na internet.

Tenha um site atraente e funcional

Mas não basta manter um site funcionando na web para que os resultados apareçam. Você precisa investir na plataforma, agregando à sua página ferramentas e funcionalidades que facilitem a conversão de visitas em reservas. Considere adicionar estes recursos:

Call to action – são botões localizados na página que chamam o visitante para ação e trazem mensagens como “reserve agora”. Esse recurso também pode ser incluído em sua página no Facebook, permitindo reservas por lá também. Fazer isto é importante porque os hóspedes certamente irão visitar seu perfil na rede social antes de fechar a compra. Por que não encurtar o caminho, fazendo-o reservar as diárias lá também?

Motor de reservas – recurso imprescindível, o motor de reservas é um sistema que deve ser integrado ao site do hotel para que os interessados possam procurar pela disponibilidade e suas respectivas tarifas, sendo seu principal objetivo, efetuar a reserva diretamente ali.

Leia mais sobre o assunto:
– Aumente as Vendas Diretas do Hotel integrando um bom Motor de Reservas ao site e redes sociais

Realize promoções em seu site – promoções nunca são demais quando o assunto é convencer o seu hóspede potencial sobre com qual hotel ou pousada deve fechar negócio. Alie a essa estratégia um cronometro regressivo para acelerar a decisão de compra do visitante de sua página.

site responsivo – certifique-se de que o seu site pode ser acessado, sem perda de qualidade e funcionalidade, nos diversos Gadgets: desktop, notebook, tablet e, especialmente, smartphones. Os dispositivos móveis, como os celulares, devem ser o principal destino para seus conteúdos, uma vez que eles têm sido os preferidos dos clientes para realizar pesquisas e compras na internet.

Seja atencioso e responda com rapidez no WhatsApp

A ferramenta de comunicação que se destacou nos últimos anos é o mensageiro WhatsApp. Com a popularidade do aplicativo, atualização constante e adição de novas funcionalidades, ele se tornou um excelente recurso para hoteleiros realizarem reservas diretas. Mas é preciso cuidado! Por seu caráter instantâneo, os usuários esperarão ser respondidos com a máxima brevidade a respeito de suas dúvidas. Portanto, se o seu negócio pretende adotar o WhatsApp Business, não pode deixar de atentar para as características da interação nesse canal.

Incorpore ao seu site ícones que encaminhem o visitante para todos os seus canais de comunicação, como telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais e facilite o contato com o cliente.

O início de uma relação permanente

De todas as vantagens que as Reservas Diretas podem trazer para o seu negócio, a fidelização de clientes é a mais importante. Como sugere a expressão, trata-se de uma modalidade de vendas em que hotel e hospede estão em contato direto. Isto representa uma oportunidade ímpar para a conquista de sua preferência. Aproveite e ofereça um serviço de qualidade que surpreenda as expectativas do hóspede antes, durante e depois da estadia no estabelecimento.

Então, mãos à obra! Interaja nas mídias sociais, mantenha o WhatsApp ativo, tenha um serviço de telefonia eficiente e prestativo, disponha de um site funcional para reservas diretas e dê todos os motivos para seu cliente sair falando bem do empreendimento.

Para saber mais sobre  Reservas Diretas, leia os artigos abaixo:
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