Qual o melhor horário para postar nas redes sociais do hotel? Descubra!

Publicado em: 15/02/2019 | Atualizado em: 28/11/2023

Quer melhorar o engajamento dos perfis do hotel e aumentar reservas diretas? Descubra como usar os melhores horários para postar em cada rede social!

Que as redes sociais são parte fundamental da estratégia de vendas de seu hotel, você já sabe. Porém, como já explicamos em outros artigos, não vale publicar qualquer coisa, e muito menos em qualquer horário. Mas, afinal, existe um horário certo para publicar nas redes sociais?

Ainda é comum que alguns hoteleiros não saibam dessa informação — o que coloca você à frente deles a partir do momento que sabe e aplica em seu hotel —, mas a verdade é que existe, sim, um horário em que suas postagens têm um rendimento dezenas de vezes melhor.

E saber esse horário não só garante que você alcance melhor seu público-alvo, como também atinja amigos e familiares de seus seguidores.

Se fizer isso usando uma boa estratégia de conteúdo e de vendas, pode, inclusive, redirecionar essas pessoas para a ação de reserva direta com seu hotel, que deve ser o objetivo final de todo hoteleiro que quer aumentar sua lucratividade.

Quer descobrir como otimizar as postagens de suas redes sociais e alcançar de maneira mais efetiva seu público-alvo? Nos acompanhe neste artigo e confira!

Afinal, existe um melhor horário para postar nas redes sociais?

Primeiro, é importante entender que não existe uma receita secreta e nenhuma magia por trás de uma boa gestão de redes sociais. Temos dados que nos indicam que alguns dias e horários da semana são melhores que os outros, porém, o engajamento com sua marca não vai aumentar de um dia para o outro.

Em outro artigo, já explicamos para você alguns passos que são essenciais para o sucesso da rede social do hotel. Dentre os pontos cruciais, que são avaliados pelas redes sociais na hora de espalhar seu conteúdo, é a regularidade.

Ou seja, não adianta você postar no melhor horário possível, se vai fazer isso apenas 1 ou 2 vezes no mês. Se você produz conteúdo regularmente, é muito mais provável que o Instagram e Facebook espalhe seu conteúdo entre sua audiência.

Isso é tão importante, que o ideal é que você agende os posts com antecedência, evitando que seu perfil fique desatualizado por muito tempo. Ainda neste artigo vamos dar algumas dicas de ferramentas que permitem que você agende os posts e evite dor de cabeça ao planejar os posts do mês.

Além disso, apesar de existir um dia e horário geral que possuem forte audiência nas redes sociais, a verdade é que cada hotel e empresa pode ter dias e horários mais fortes, a depender do público-alvo.

Dito isso, agora podemos começar a pensar em estratégias de divulgação de seu conteúdo, priorizando os melhores horários para cada rede social. Continue lendo e confira alguns dos nossos insights!

Melhores horários para postar no Facebook e Instagram

Como já dissemos, existem alguns horários e dias em que há um pico de acesso no Facebook e Instagram. Em muitos casos, publicar nesses horários definidos pode ser muito efetivo para seu hotel, ajudando você a alcançar organicamente um número muito maior de seguidores.

Facebook

De maneira geral, no caso do Facebook, o melhor dia para conseguir engajamento é na Quinta-feira, das 13h às 14h. A Quarta-feira também é um bom dia, principalmente das 12h às 14h.

É importante lembrar que o fim de semana possui um engajamento menor, principalmente durante o Sábado. Já durante os outros dias da semana, seu hotel pode experimentar o horário entre as 10h até às 17h.

Instagram

No Instagram, a Quinta-feira também é um dia forte, principalmente às 11h ou das 15h às 16h. E o pior dia para publicar na rede social é no Domingo, dia com pior engajamento.

Durante a semana, você pode apostar nos horários das 9h até às 18h, evitando posts após esse período.

Porém, como dissemos, cada empresa pode apresentar um desempenho melhor em horários diferentes. E descobrir qual o melhor período para postar nas redes sociais do seu hotel não é tão difícil quanto parece. Confira algumas das nossas dicas!

1. Conheça seu público-alvo

Você já deve ter ouvido isso várias outras vezes, mas é sempre válido repetir. No coração de toda boa estratégia de marketing e vendas, está o público-alvo.

Se o seu hotel ainda não sabe qual o público e nem definiu sua persona, trabalhar essa questão deve ser seu primeiro passo. Nesse outro post, trabalhamos bem a construção de personas para hotéis e pousadas, e você pode dar um olhada. 

Reconhecer sua persona e público vai facilitar na hora de entender qual o melhor horário para publicar nas redes sociais. Afinal, os hábitos na internet de uma pessoa de 24 anos não é o mesmo de uma com 40, e isso precisa estar claro em sua mente.

2. Análise os dados do seu público no relatório das redes sociais

Muita gente não sabe, mas redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter disponibilizam para cada perfil um relatório informando os principais dados sobre sua audiência.

E esse relatório não possui apenas dados gerais, como por exemplo gênero ou idade do público, mas também os horários em que seus seguidores costumam estar mais ativos. É crucial que você use esses dados na hora de escolher os horários em que publicará nas redes sociais.

Uma alternativa é você utilizar não só os dados do relatório, mas também aqueles que já indicamos aqui neste artigo. Ou seja, publique nos dias e horários indicados pelo relatório, mas também faça testes, publicando em outros dias e horários em que há pico de acesso nas redes sociais.

3. Opte por agendar as postagens com antecedência

Sabemos que produzir conteúdo de forma recorrente é complicado, ainda que seja crucial para o sucesso. Uma dica para facilitar todo esse processo e evitar que a rede social do hotel fique parada, é agendar os post com antecedência.

Já existem algumas ferramentas que facilitam o processo de agendamento de posts, possibilitando até mesmo que você publique em várias redes sociais ao mesmo tempo.

O Hootsuite e mLabs são algumas dessas ferramentas, mas existem outras opções que seu hotel pode testar e averiguar se funciona para suas necessidades. Já para quem é assinante do selfHotel, tem mais uma facilidade: o sistema oferece, também, uma ferramenta exclusiva para agendar posts nas redes sociais.

A vantagem é que você consegue administrar tudo, desde o site, até os conteúdos do blog do hotel e os perfis nas redes sociais, em um único sistema.

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