Planejamento de Marketing Digital para hotéis: Entenda os passos para o sucesso

Publicado em: 16/12/2019 | Atualizado em:

Um bom planejamento de Marketing Digital é tudo que está faltando para seu hotel rampear as reservas diretas. Descubra o porquê!

Se você está procurando uma estratégia para bombar as vendas do seu hotel o ano todo, precisa começar a trabalhar com planejamento de Marketing Digital agora mesmo. E isso não é apenas a gente que está dizendo: os dados são claros e apontam que o principal meio de conquistar hóspedes atualmente é através da internet.

Não é muito difícil entender o porquê. Afinal, a compra na internet é uma tendência em todos os segmentos, e pelo menos 82% dos consumidores brasileiros já realizaram alguma compra online. No turismo os números não são muito diferentes: de acordo com o Google Travel, pelo menos 70% dos viajantes apostam na internet para planejar a sua próxima viagem.

O seu hotel está aproveitando essas tendências? O problema é que não basta apenas ter um site disponível na internet ou perfil nas redes sociais para gerar reservas diretas. Isso, ainda mais se você não tem um cuidado com a imagem do hotel nesses espaços.

Quer descobrir, afinal, porque você precisa investir em planejamento de Marketing Digital para hotel agora mesmo? Acompanhe este artigo e confira tudo o que precisa saber para dar os primeiros passos!

Afinal, você precisa mesmo de um planejamento de marketing digital para hotel?

É possível que ainda agora você esteja se perguntando se precisa mesmo investir tempo fazendo um plano de marketing para seu hotel. E podemos dizer para você sem sombra de dúvida que, se ainda não começou a fazer um bom plano, está perdendo muito dinheiro!

Um bom planejamento de Marketing para hotel é a porta de entrada para melhorar a imagem do estabelecimento na internet, alcançar e atrair novos públicos, reter sua atenção em seus espaços digitais e, inclusive, melhorar o ticket médio do negócio.

Você já imaginou se nunca mais dependesse das OTAs para vender suas reservas? Já parou para fazer as contas de quanto o seu estabelecimento perde em lucratividade quando a maior parte de suas reservas são feitas através de terceiros comissionados?

Caso não, é possível que fique assustado. E a verdade é que só através de uma boa estratégia de marketing você consegue ganhar autonomia e passar a rampear suas reservas diretas sem ficar dependente das OTAs para trazer novos clientes.

E existe um caminho que define se você terá sucesso ou não nessa trajetória. Alguns pontos necessitam constar no planejamento de Marketing Digital de todo hotel. Confira quais são!

Esteja atento às datas futuras

E uma coisa é fato, não existe planejamento sem colocar no papel as datas importantes para os próximos meses. Fazer uma campanha de divulgação ou outra nas redes sociais em véspera de feriado não é planejamento e raramente dá bons resultados.

Se você quer mesmo rampear as reservas diretas, vai precisar pensar como um estrategista. Isso significa sentar para pensar nas ações de marketing com antecedência.

Visualize as melhores oportunidades para seu hotel e crie um plano de marketing matador, com aqueles anúncios imperdíveis. Além disso, não deixe de lado ferramentas e métodos como os Gatilhos Mentais, por exemplo, para potencializar seus resultados daqueles que foram atraídos até o site e precisam de um empurrãozinho para fechar com vocês.

Publicamos aqui no blog há duas semanas um post com as datas especiais para o turismo em 2020 e dicas para aproveitar todas elas, clica ai e dá uma olhada.

Crie pacotes e tarifas antecipadas

Olha, não adianta muita coisa você divulgar seu hotel visando os feriados e datas comemorativas se não oferecer uma boa oferta para o hóspede. A verdade é que, mesmo que a pessoa esteja apaixonada pelo seu hotel, é muito provável que ela só feche a reserva contigo por causa do gatilho do preço.

Por isso, se você quer mesmo aumentar suas vendas, precisa começar a apostar nas ofertas e pacotes completamente imperdíveis. Sabe aqueles que você olha as vantagens, as condições de pagamento, e pensa “preciso comprar isso agora mesmo antes que acabe!”?

Recorte das tarifas do site do Grande Hotel da Barra

É esse o sentimento que você precisa gerar nos hóspedes. O lado positivo é que um bom planejamento de Marketing Digital para hotéis garante que você consiga isso e muito mais.

Além de disponibilizar as condições especiais, lembre que é preciso também divulga-las! Os viajantes procuram e planejam quando entendem melhor sua politica de tarifas. Fizemos também um post sobre o tema, se ainda não leu, clica aqui que te levamos lá.

Encante os hóspedes com fotos e vídeos

Você já ouviu falar na estratégia de vídeo marketing? Isso com certeza é assunto para outro post, mas uma coisa é fato: seu planejamento precisa contar com os vídeos e fotos para encantar os clientes.

Isso significa colocar no seu planejamento a etapa de produção desses materiais. Seu smartphone tem uma boa câmera? Já é um bom começo! A ideia dessas fotos e vídeos é que encante o hóspede pela beleza do espaço ou comodidade que você oferece. No Hotel Summit tivemos uma palestra com a especialista Nalini Vasconcelos dando dicas de como fazer belas fotos e vídeos com o celular, lembra?

Explore ideias e faça fotos diferentes. Ao invés de simplesmente tirar uma foto simples da piscina, porque não montar uma cena e tirar a foto de alguém relaxando em frente a ela?

Leitura complementar:

Página do blog do Porto Zarpa Hotel no celular

Monte uma estratégia de conteúdo valioso para o blog e redes sociais

Outra etapa que você não pode deixar de lado no plano de marketing, claro, são o blog e as redes sociais. Aliás, eles são o coração de sua estratégia!

Se está procurando maneiras de alcançar novos hóspedes e fugir do domínio das OTAs, o melhor caminho está em uma boa estratégia de conteúdo. Para isso, o planejamento também é uma etapa importante.

Afinal, como já dissemos antes, não adianta nada fazer a divulgação de um pacote ou promoção para um feriado na véspera dele. É preciso divulgar com antecedência, e, de preferência, produzir um conteúdo que engaje o público e faça ele querer se hospedar durante esse período.

Leitura complementar:

Invista em anúncios de busca e nas redes sociais

Muitos hoteleiros até lembram de produzir conteúdo para as redes sociais, mas esquecem totalmente das estratégias de anúncios online. Esse é um grande erro, ainda mais a curto prazo.

Os anúncios podem trazer boas oportunidades, gerar tráfego para seu site e engajar novos hóspedes. Porém, claro, é preciso cuidado e planejamento nessa etapa para um alto resultado.

Anuncio no Instagram do Fiesta Bahia Hotel sobre o Reveillon

Coloque no seu planejamento pelo menos uma estimativa de investimento que você fará todos os meses em anúncios. Não foque apenas em uma plataforma, mas experimente fazer anúncios tanto no Google, quanto também em redes sociais como o Facebook e Instagram.

O ideal é que você confira os resultados que cada anúncio está gerando e vá adaptando a sua estratégia nos próximos meses. Por exemplo, se o anúncio no Facebook está dando pouco resultado, é o caso de reduzir o investimento lá e focar na plataforma que está trazendo mais retorno.

Se gostou dessa dica e pretende investir em anúncios online, não deixe de ler esses artigos que fizemos especialmente sobre o tema:

 

E esse é apenas o começo para você iniciar o seu planejamento em Marketing Digital Hoteleiro, mas com certeza já será o suficiente para potencializar suas vendas. Quer mais dicas para aumentar a lucratividade do seu hotel? Nos acompanhe nas redes sociais e tenha acesso a tudo o que precisa saber para melhorar os resultados do seu negócio!

 

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