O site do seu hotel está acompanhando a evolução da tecnologia? Entenda

Publicado em: 04/11/2019 | Atualizado em:

Que o mundo muda o tempo todo, você já deve imaginar. Afinal, diariamente vemos notícias sobre a chegada de novas tecnologias, lançamento de novos aparelhos smartphones ou notebooks.

Mas você sabia que a tecnologia não evoluiu apenas nestes aspectos, e que diariamente os navegadores que você usa (como o Google Chrome e Firefox, por exemplo) também evoluem?

Acredite, isso acontece com mais frequência do que você imagina, e é exigido que os sites – todos eles que desejam continuar aparecendo com relevância na internet – acompanhem esse avanço da tecnologia online para continuar gerando resultados.

Ainda tem dúvidas sobre isso? Esse assunto é mesmo complexo e exige muita atenção. Por isso, reunimos neste artigo algumas das justificativas para o seu hotel começar a usar tecnologia digital atualiza agora mesmo. Confira!

Qual a importância de ter um site com tecnologia atualizada?

Se você é um hoteleiro antenado, provavelmente já sabe que o sucesso em vendas diretas do seu negócio depende, hoje, do universo digital. Isso significa que ter uma boa presença na internet, aparecer para muitas pessoas em pesquisas do Google e engajar usuários através das redes sociais é crucial.

Mas o que muito hoteleiro erra, e muitas vezes até mesmo sem saber, é em pensar que pode usar o mesmo site por mais de 2 ou 4 anos sem fazer nenhuma atualização na tecnologia – ou, falando em termos mais técnicos, no código de programação do site.

Sim! A tecnologia invisível do mundo digital muda tão rápido quanto a tecnologia do “mundo real”, e o seu hotel precisa acompanhar esse processo se não quiser perder lugar para a concorrência.

Quer entender quais os pontos que você deve começar a prestar atenção a partir de agora para garantir que seu site estará sempre atualizado? Confira!

1. Os browsers atualizam o tempo todo

Talvez você não reconheça a palavra “browser”, mas certamente eles fazem parte de uma boa parte do seu dia. Falando em termos mais simples, os browsers são exatamente o navegador que você usa para acessar a internet.

Esses browsers sofrem atualizações o tempo todo, e alguns deles exigem preocupação quanto a tecnologia usada por seu site. Anos atrás, por exemplo, o navegador Google Chrome reduziu o seu reconhecimento em sites que utilizam a tecnologia em flash, aquela que permitia que sites se entupissem de animações (muitas delas toscas).

Sites que usavam em seu código trechos em flash, mesmo pequenos, tiveram seu desempenho reduzido por isso, e boa parte dos usuários não conseguiam sequer abrir o site no navegador. Isso não foi feito à toa: o flash era uma tecnologia extremamente vulnerável a ataques de hackers, e isso prejudicava a segurança de todos os usuários que acessavam aqueles sites.

Agora, já imaginou se de um dia para o outro o site do seu hotel simplesmente deixasse de ser visualizado pelas pessoas? E se elas sequer conseguissem ver o conteúdo do seu site? É isso que acontece, hoje, com sites atrasados que ainda utilizam tecnologia em flash.

Esse é só um exemplo de como é necessário estar de olho nas atualizações dos browsers. Um exemplo mais recente diz respeito ao lançamento da versão Chrome 70, também do navegador do Google.

Nessa atualização lançada em 2018, milhares de sites com certificados HTTPS de servidores específicos deixaram de ser reconhecidos pelo Google, que enxergou nesses servidores vulnerabilidades que reduziam significativamente a segurança dos sites.

E isso se relaciona muito com o assunto do próximo tópico. Entenda como as atualizações dos browsers e dos algoritmos dos buscadores têm tudo a ver com o sucesso do site do seu hotel na internet.

2. O algoritmo do Google muda a todo momento

A tecnologia digital cresce o tempo inteiro, e uma grande prova disso é o sistema de pesquisas do Google – quase redundante falar assim. Você provavelmente usa ele para tudo, não é? Afinal, se temos uma dúvida – da mais irrelevante até sobre assuntos complexos – recorremos imediatamente ao Google.

Para mantê-lo tão eficiente, o Google investe em atualizações constantes de seu algoritmo, buscando apresentar resultados cada vez mais certeiros para quem faz pesquisas nele.

Se você acompanha nosso blog há um tempo, provavelmente viu nosso post com tudo sobre atualização EAT do algoritmo do Google, que modificou muitos detalhes sobre como o navegador avalia a relevância do site do seu hotel para determinada pesquisa.

Agora, apresentar autoridade no assunto que retrata e mostrar conteúdo informativo valioso são ainda mais importantes para aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

Mas não para por aí. Na prática, deixar de seguir o algoritmo e mesmo desagradar os requisitos dos browsers significa perder muito – mas muito! – acesso no site. E perder acesso é igual a perder vendas, não é? Fique de olho.

3. A experiência do usuário deve ser prioridade

Se você acessou a internet nos últimos 10 anos, provavelmente deve ter visto com seus próprios olhos as várias transformações da internet, não é? Afinal, se antes mesmo os sites mais toscos visualmente, cheios de anúncios incômodos, apareciam nas primeiras páginas de pesquisa do Google, hoje não mais.

A verdade é que a experiência do usuário é prioridade, e o usuário sabe – na verdade, sente na pele – quando uma experiência é ruim. E, acredite, o Google também sabe disso e prejudica o posicionamento dos sites que oferecem esse tipo de experiência negativa para os usuários.

Site lento, falta de adaptação para os aparelhos mobile e muitos outros detalhes podem fazer o seu hóspede em potencial fugir do site do seu hotel. Além disso, esses também são critérios utilizados pelo próprio Google para posicionar o seu site nas páginas de pesquisas.

4. Tecnologia e programação

Sabemos que a maioria dos hoteleiros podem não saber o significado ou até mesmo a praticidade da atualização de algumas tecnologias embarcadas no site do hotel, mas é importante ao menos ter uma ideia que elas existem e que estão ai para melhorar a eficiência e a até mesmo a segurança.

Assim como os aplicativos de celulares, que freneticamente estão sempre se atualizando, algumas tecnologias do site também precisam dessa mesma atualização, só que infelizmente, quando o site é feito através de plataformas como WordPress, Joomla!, Wix e algumas outras, tais atualizações não são automatizadas como nos aplicativos citados acima.

Falar então de HMTL5 – que ajuda a tornar o site responsivo, CSS3 – estiliza o design do site, bread crumbs – auxilia o Google a rastrear conteúdos, são linguagens extraterrenas para a maioria dos hoteleiros, mas extremamente importantes, atuais e imprescindíveis de atualizações.

Então, lembre-se: atualizar a tecnologia do site do seu hotel não é opcional. Se você quer gerar cada vez mais acessos qualificados, com grande conversão em vendas, PRECISA atualizar a tecnologia do site continuamente.

Como o selfHotel pode ajudar você a ficar sempre na frente da concorrência?

O selfHotel é uma plataforma que garante para seu hotel não só a possibilidade de usar as melhores ferramentas de automação de marketing, mas também de ter acesso à tecnologia digital de ponta. Desde nossa criação temos o conceito Evergreen.

A tecnologia dos sites da plataforma é atualizada com constância, acompanhando todas as atualizações dos browsers, buscadores e inovações tecnológicas, o que garante para seu hotel mais oportunidades para estar a frente da concorrência.

Com o selfHotel, você não precisa ficar de olho nas atualizações rotineiras da internet: a plataforma faz isso para você. É mais uma vantagem para você focar seus esforços na parte mais estratégica de seu negócio, rampeando vendas e gerando resultados através do Marketing Digital.