Movimento Bleisure: Grande Tendência da Hotelaria em 2018

Publicado em: 03/04/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Aproveite a oportunidade de conquistar e fidelizar os viajantes corporativos que fazem parte do movimento bleisure através do Marketing Digital

Viajar a trabalho geralmente é o grande momento dos empresários  firmarem novas parcerias de negócios, além de ser o momento do seu hotel garantir um hóspede, muitas vezes assíduo. Por mais comum e rotineiro que sempre tenham sido essas viagens, o modo com que os profissionais passaram a lidar com ela, agora é diferente, dando portanto origem ao grande movimento e tendência da hotelaria de 2018, chamado bleisure, sendo 20% dos viajantes corporativos praticantes do conceito,  que em sua maior parcela é composta pela geração millennials que correspondente a 48% do total.

O termo bleisure vem proveniente da junção de viagem de trabalho com o lazer – business + leisure – sendo agora o desejo de não apenas ministrar ou presenciar as longas reuniões, mas também aproveitar para descansar ou conhecer a cidade em que se encontra. Em pesquisa, 70% dos funcionários disseram que tirar tempo para viagens de lazer oferece a eles maior satisfação profissional.

Uma pesquisa da GfK realizada para a Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), mostra que as viagens de negócio representam 50% das receitas de fornecedores como hotéis e agências de viagens, além de outras pesquisas nacionais que apontam o turismo corporativo com maior taxa de crescimento anual no Brasil, sendo portanto um dos grandes responsáveis pela movimentação dos hotéis durante todo o ano.

viagens de negócio representam 50% das receitas de fornecedores como hotéis e agências de viagens

De acordo com pesquisas da Phocuswright, 64% dos viajantes a negócios incluem pelo menos uma extensão livre durante suas viagens – a média é de quatro dias de extensão. E 60% do público bleisure fazem a extensão da viagem acompanhados por outra pessoa, tornando dessa uma oportunidade de captação de mais hóspedes para os hotéis.

Outro estudo internacional mostrou que um em cada cinco viajantes corporativos realizam viagens de bleisure, representando 7% de todas as viagens desse segmento. Em aproximadamente metade desse tipo de viagem os dias a lazer ocorrem ao final do período viajando – em 30% dos casos ocorre no início e para 20% o lazer acontece tanto no início como no final da viagem.

Com o novo modo de pensar dos viajantes corporativos, essa se tornou uma oportunidade ainda maior para os hotéis conquistarem o crescente público bleisure que busca aliar reuniões com passeios e atividades turísticas.

Como seu Hotel pode Atrair esse Público através do Marketing Digital ?

1) Atinja e Atraia o Viajante

Para que o hotel seja escolhido como a estadia dos profissionais corporativos, é preciso que ele seja uma boa opção para as empresas. Sendo assim, mostrar as especificidades e os benefícios do seu hotel faz grande diferença na hora de relacionar o custo com o benefício.

Tenha em mente a persona bleisure que seu hotel pretende atingir e esteja presente nos meios digitais que ela se encontra inserida – Facebook, Instagram, Twitter, entre outros – sempre criando um link para o site do hotel.

2) Pacotes Especiais

Ofereça a esse público pacotes pensados exclusivamente para eles, com benefícios atrativos para quem deseja prolongar a estadia no seu estabelecimento, como: condições especiais de pagamento, descontos, serviços adicionais, entre outras diversas possibilidades atrativas que seu hotel possa vir a oferecer.

3) Melhor Acompanhado

Se descansar sozinho é bom, imagina só poder ir acompanhado. Muitos profissionais aproveitam essas viagens para aproveitar o tempo extra com alguém, sendo assim incentive essa prática. Ofereça no site do hotel descontos para os acompanhante, condições especiais ou benefícios – jantar, passeios, serviços –   assim seu hotel garante não só um, mas outros hóspedes.

4) Desperte o Interesse

Mostre a esse hóspede como a sua região é interessante e que vale muito a pena ficar mais uns dias para conhecê-la melhor. O hotel pode criar dicas na página do blog,  destinadas aos bleisures de como conhecer o máximo de locais em poucos dias, passeios imperdíveis, atividades culturais, etc. O importante é encantá-lo e não esquecer de divulgar essas postagens nas redes sociais do hotel, para poder propagar.

5) Comunicação Direcionada

Uma comunicação efetiva precisa ser direcionada, por isso, fale a língua dos bleisures. Se deseja atraí-los, use em suas ações comunicacionais peças que misturem a seriedade de uma viagem a trabalho com a leveza de uma ida a lazer.
Mostre que no seu hotel é possível trabalhar e curtir,  basta estender a estadia. Envie emails, sugira a extensão de dias às empresas como um bônus ao funcionário, defenda as oportunidades que o bleisures tem no seu estabelecimento, entre outras possibilidades.

6) Programa de Fidelidade

Uma das melhores maneiras de manter um hóspede corporativo é conquistar a sua fidelidade, dessa forma ele irá sempre voltar ao estabelecimento. Uma opção é oferecer um programa de fidelidade onde toda vez que o visitante fechar uma reserva corporativa pelo site do hotel, ele ganha descontos progressivos, ou com uma quantidade X de hospedagem, ele ganha uma estadia gratuita. Assim, o hotel pode conseguir até uma maior frequência da hospedagem desses visitantes.

7) Fidelizando Hospedes que vieram por OTAs

Não dá para negar o grande poder promocional e as facilidade de compra pelas OTAs, como Booking e cia. Agora o que não dá para aceitar é que eles continuem vindo por lá e não reservem diretamente no seu site. Identifique todos eles e garanta sua participação no programa de fidelidade do hotel, mostrando todas as vantagens de comprar diretamente no site ou no seu motor de reservas.

Adequando corretamente a estratégia de Marketing Digital, aspirando a conquista desse novo mercado, é possível conquistar o público de bleisures que compõem uma fatia de mercado vantajosa e lucrativa na hotelaria. Garantindo portanto, hóspedes que independem da sazonalidade, fiéis e dispostos a também aproveitar para curtir mais uns dias no seu hotel.

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