Marketing de Conteúdo x Marketing de Redes Sociais: Qual o melhor para seu hotel?

Publicado em: 15/03/2019 | Atualizado em:

Confira como o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Redes Sociais podem auxiliar seu hotel a rampear as reservas diretas!

Se você é hoteleiro antenado, que acompanha de perto as tendências de Marketing Digital, deve saber que uma das maneiras mais eficientes de trazer novos hóspedes é através do Marketing de Conteúdo e Redes Sociais. E é comum que diante de tantas possibilidades dentro desses dois tipos de investimentos, fique uma grande dúvida: afinal, qual o melhor para seu hotel?

O fato é que algumas pessoas até confundem esses dois elementos do marketing, e não sabem diferenciar o Marketing de Conteúdo do Marketing de Redes Sociais. Apesar de parecidos (e das redes sociais estarem incluídas em uma boa estratégia de marketing de conteúdo), existem diferenças significativas entre essas duas estratégias.

Quer entender melhor qual o papel do Marketing de Conteúdo e do Marketing de Redes Sociais, e como você pode aplicá-las em seu hotel? Nos acompanhe neste artigo e descubra tudo o que você precisa saber para escolher entre as estratégias!

Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Marketing de Redes Sociais?

Sabemos que o Marketing Digital, de uma maneira geral, tem alguns objetivos que são comuns à todas as empresas. Atrair novos hóspedes, rampear a lucratividade da empresa ou até mesmo aumentar o reconhecimento de marca, são alguns dos objetivos comuns.

No entanto, ainda que possamos pensar que tanto o Marketing de Conteúdo quanto o Marketing de Redes Sociais tenham em comum esses objetivos, a verdade é que existem algumas diferenças cruciais entre essas 2 estratégias. Inclusive, no que diz respeito ao modo como essas estratégias são trabalhadas e mensuradas a médio e longo prazo.

Quer entender melhor a diferença entre o Marketing de Conteúdo e o de Redes Sociais? Confira as 3 principais:

Plataforma

Enquanto o Marketing de Redes Sociais é realizado nas respectivas plataformas das redes sociais – por mais que isso soe redundante -, o Marketing de Conteúdo é trabalhado no site ou blog da própria empresa, em cima de sua marca. Nesse sentido, é importante entender que, por ser um site e blog próprio, a empresa tem muito mais liberdade e autonomia com a sua audiência.

Em contrapartida, o marketing realizado através das redes sociais é pensado para se adaptar às demandas e regras da plataforma. O tamanho do conteúdo, seja ele texto ou imagem, também é ajustado de acordo com as regras da rede social, e é importante estar atento para esses detalhes.

Tipos de conteúdo

Se você utiliza o Facebook, Instagram e Twitter há um tempo, sabe que cada plataforma tem a sua própria linguagem e tipos de conteúdos mais adequados. Afinal, essas redes sociais também possuem públicos diferentes, e cada público se comunica de uma forma.

Além disso, temos as diferenças de formatos, também. Enquanto no Instagram o foco do conteúdo está em fotos e imagens, no Twitter, está em palavras. É importante que você crie conteúdo diferenciado pensando nessas pequenas diferenças de cada plataforma.

E isso, estamos falando apenas de marketing para redes sociais. Quando falamos de Marketing de Conteúdo para blog, estamos pensando em um conteúdo mais profundo, com foco em fornecer informações relevantes para seu público-alvo.

Objetivos

Os objetivos do Marketing de Conteúdo e do Marketing de Redes Sociais também são diferentes, ainda que muitos enxerguem nessas 2 estratégias um objetivo central: conseguir mais clientes.

No caso das estratégias de Marketing para Redes Sociais, de um modo geral, os dois principais objetivos é: 1. Aumentar o reconhecimento de marca e 2. Melhorar a retenção de clientes e remarketing do hotel.

Já no Marketing de Conteúdo, atrair novos clientes e guiá-los para a reserva direta, através do Funil de Vendas, é o principal objetivo.

Afinal, qual a melhor opção para seu hotel?

Ainda que sejam estratégias diferentes, o Marketing de Conteúdo e o de Redes Sociais não são excludentes – muito pelo contrário, quando usadas em conjunto elas se tornam ainda mais eficientes.

É importante lembrar que tanto o blog quanto as redes sociais possuem papéis diferentes na estratégia de vendas de seu hotel, e por isso é ainda mais importante que ambas plataformas sejam usadas.