Feriados em 2020: quer saber como aproveitar as oportunidades para hotelaria?

Publicado em: 27/11/2019 | Atualizado em:

O aumento no número de feriados prolongados em 2020 é uma oportunidade para seu hotel aumentar as reservas diretas e potencializar a lucratividade. Vamos te contar como!

Se tem uma coisa que todo hoteleiro gosta, é de um bom feriado — afinal, eles sempre movimentam o comércio local e podem ser uma oportunidade para aumentar a lucratividade do hotel. No entanto, será que o seu hotel está aproveitando mesmo todo o potencial dessas épocas?

A verdade é que os feriados, principalmente os feriados prolongados, são, de fato, períodos de ouro para a hotelaria. Ainda mais em anos como 2020, em que haverá pelo menos 9 feriados prolongados e dezenas de outros que trarão boas oportunidades.

Porém, se você não está aplicando as estratégias certas, pode ser que esteja perdendo o verdadeiro potencial dessa época e lucrando muito menos do que imagina! E esse é só o começo: os feriados também devem ser usados para fidelizar hóspedes e aumentar o movimento do hotel durante o resto do ano.

Quer conferir a lista de feriados de 2020 e descobrir exatamente como aproveitar o melhor de cada uma das datas comemorativas? Nos acompanhe neste artigo e tenha acesso a uma lista dos feriados mais importantes e os passos que você precisa seguir para aumentar as reservas diretas nesses períodos!

Feriados de 2020: confira lista de oportunidades para hotelaria

🗓 JANEIRO
Confraternização Universal – dia 01 (quarta-feira)
Aniversário da cidade de São Paulo – dia 25 (sábado)

🗓 FEVEREIRO
Carnaval 2020 – dia 25 (terça-feira)

🗓 MARÇO
Dia Internacional da Mulher | dia 08 (domingo)

🗓 ABRIL
Paixão de Cristo | Sexta-feira Santa – dia 10
Domingo de Páscoa – dia 12 (domingo)
Tiradentes – dia 21 (terça-feira)

🗓 MAIO
Dia do Trabalho – dia 1 de maio (sexta-feira)
Hotel Summit 2020 – dia 26 (terça-feira)
Dia da Sogra – dia 28

🗓 JUNHO
Corpus Christi – dia 11 (quinta-feira)
Dia dos Namorados – dia 12 (sexta-feira)
São João – dia 24 (quarta-feira)

🗓 AGOSTO 
Dia dos pais – dia 9 (domingo)

🗓 SETEMBRO
Independência do Brasil – dia 7 (segunda-feira)

🗓 OUTUBRO
Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças – dia 12 (segunda-feira)

🗓 NOVEMBRO 
Finados – dia 2 (segunda-feira)
Proclamação da República – dia 15 (domingo)
Consciência Negra – dia 20 (quinta-feira)

🗓 DEZEMBRO
Natal – dia 25 (sexta-feira)

 

 

Acesse agora, gratuitamente, material completo com todas as datas importantes em 2020 para planejar de forma estratégica suas ações.

 

 

Afinal, quais os segredos para potencializar as reservas diretas com os feriados de 2020?

Se você quer aproveitar todo o potencial dos feriados de 2020 e aumentar a lucratividade do seu hotel, uma coisa é fato: precisa começar a se preparar para essas datas comemorativas o quanto antes. Isso significa começar a traçar estratégias, sobretudo de Marketing Digital, com antecedência, propondo um bom planejamento para o ano inteiro.

E, acredite, a diferença que isso vai fazer nos resultados do seu hotel podem impressionar. Afinal, com uma estratégia consistente de Marketing, você consegue não só aumentar as reservas diretas nos feriados, mas também durante o ano inteiro e criar uma legião de hóspedes fiéis.

Para isso, claro, é crucial começar a pensar em sua estratégia já no início do ano, pensando nas ações dos próximos meses. Além disso, lembre-se que não é nada efetivo divulgar promoções ou as reservas de feriados pouco tempo antes da data.

O ideal é que você comece a planejar as ações promovendo o feriado até mesmo meses antes da data programada. Logo abaixo, você vai conferir algumas dicas fundamentais que podem dar bons resultados na divulgação dos feriados de 2020. Confira!

Conte uma história da sua região

Se você participou do Hotel Summit 2019, provavelmente viu em mais de uma palestra a importância de começar a contar uma história se deseja aumentar as reservas diretas do hotel. Agora, talvez você esteja se perguntando: “como assim, contar uma história?”.

Hoje, mais do que nunca, você precisa encantar os clientes para convertê-los em hóspedes. Há uma diversidade imensa não só de destinos no mundo, mas também de hotéis – inclusive na sua região -, e para convencer alguém a se hospedar em seu hotel você precisa mostrá-lo o porquê ele é a opção perfeita.

E muitos hoteleiros descobriram exatamente como fazer isso na palestra da especialista Cinara Marback, na edição de 2019 do Hotel Summit. Ela afirmou que as redes sociais (assim como o blog) são as ferramentas perfeitas para criar narrativas e conteúdo engajado que conectam com o público.

Existem diversas estratégias para isso, mas o importante é você se lembrar de mostrar as belezas e vantagens de sua região para motivar os viajantes que pesquisam sobre determinada data, como Reveillon e Carnaval, por exemplo. Dê dicas de passeios, restaurantes, pontos turísticos e até mesmo eventos que acontecerão nessas épocas.  Mostre o quão encantador é sua cidade para atrair a atenção das pessoas e aumentar o seu desejo pela data, pela região, e é claro, pelo seu hotel.

Faça isso através de fotos, textos e até mesmo vídeos. Só não deixe de lado essa oportunidade. Isso vai deixar seus clientes ansiosos por uma hospedagem em seu hotel, esperando o próximo feriado para aproveitar tudo que ele tem a oferecer.

Faça campanhas especiais para os feriados prolongados

O conteúdo certamente será parte essencial do seu plano de Marketing para gerar vendas nos feriados prolongados de 2020. Mas, mais do que isso, é importante que você pense de forma estratégica, criando campanhas complexas de divulgação para os feriados.

Além do conteúdo orgânico, aquele que você publicará nas redes sociais e blog do seu hotel, também não deixe de lado os anúncios online. Inclusive, você pode usar conteúdos ricos, como e-books e guias, e associá-los a estratégias de anúncios para potencializar o alcance da marca do hotel e alcançar novos hóspedes.

Quanto mais completa for a sua estratégia, mais chances terá de aumentar exponencialmente as reservas diretas.

Use cadências de e-mails

Até o momento, todas as estratégias que citamos são correlacionadas, e funcionam muito melhor quando você as usa em conjunto. E isso não é diferente para essa próxima dica que daremos, sobretudo se o seu hotel já possui uma lista de e-mails de hóspedes ou possíveis hóspedes.

Uma cadência de e-mail nada mais é do que uma estratégia de sequências de e-mails que têm como objetivo fazer o seu lead avançar no funil de vendas. Se você não lembra muito bem o que é lead, não se preocupe, ele já foi tema de outro artigo nosso que você pode conferir aqui.

O importante para se ter em mente nessa estratégia é que o seu hotel precisa ter bem definido o funil de vendas. Além disso, contar com ferramentas que auxiliem na gestão da lista de e-mails e disparo dos mesmos também vai fazer toda a diferença.

Venda para quem já se hospedou em seu hotel

Você já ouviu falar que é muito mais fácil vender para quem já foi cliente do seu hotel, do que vender para um hóspede novo? Essa é uma verdade, e você pode aproveitar o melhor dessa tendência para aumentar as reservas diretas nos feriados de 2020 (ou até mesmo no resto do ano).

Para isso, você não precisa de muito mais do que uma boa campanha de e-mails (inclusive uma cadência de e-mail, como a estratégia que citamos no tópico anterior). Por isso, é importante manter o contato de todos que já se hospedaram em seu hotel, e aproveitar para mandar promoções exclusivas para os feriados.

Oferecer um mimo, alguma refeição grátis no restaurante do hotel ou até mesmo um desconto em passeios locais, já pode ser bem eficiente.

E essas são apenas algumas das estratégias que certamente farão toda a diferença para o seu hotel vender muito mais nos feriados de 2020. Se você quer encontrar outras dicas e informações para aumentar a lucratividade de seu negócio, aproveite para nos seguir através das redes sociais.

 

 


Extraindo todo o potencial do Marketing Digital para seu Hotel fazer Mais Reservas Diretas livres de comissões

Fazer Trial

Contratar Motor de Reservas + Exa

Contratar Motor de Reservas + Peta

Contratar Motor de Reserva + Mega

Contratar Motor de Reservas