De olho no futuro: dicas de Marketing Digital e Vendas para seu hotel superar o pós-crise

Publicado em: 12/05/2020 | Atualizado em: 28/11/2023

De olho no futuro

É inegável os estragos que o coronavírus (Covid-19) está provocando no mercado hoteleiro. O cancelamento em massa e redução drástica de ocupação nos estabelecimentos têm preocupado hoteleiros de todo o mundo.

Porém, ainda que a crise seja um fato, a verdade é que ela não dura para sempre. Inclusive, tomar medidas que reduzam danos e traçar estratégias para o futuro são algumas das formas de sair do pós-crise muito mais forte.

Mas, afinal, como isso é possível? Acompanhe este artigo e entenda alguns dos passos essenciais no Marketing Digital e nas Vendas para que o seu hotel supere o pós-crise e conquiste mais espaço no mercado!

O que esperar dos resultados da hotelaria nos próximos meses?

É difícil determinar com certeza quanto tempo a crise do coronavírus vai durar no Brasil e no mundo. Porém, de acordo com dados e insights da crise em outros países, é possível ter uma noção do que o mercado hoteleiro pode enfrentar nos próximos meses.

De acordo com o portal HotelierNews, é possível que a hotelaria enfrente o ápice da crise, no final do mês de maio e o meio do mês de junho de 2020. Mas ainda que o pico seja durante esse período, tudo indica que o Brasil precisará de mais alguns meses para ver o número de reservas crescer.

Em entrevista para o HotelierNews, o especialista Pedro Cypriano, Managing Partner da HotelInvest, afirmou que a recuperação do setor será gradual. Ainda de acordo com ele, no melhor dos cenários, o mercado começaria a se recuperar após o mês de junho.

Adaptar o modo como o hotel está operando, tomando medidas focadas no longo prazo, é fundamental para sobreviver a esse período conturbado. No próximo tópico, confira algumas estratégias essenciais que hotéis e pousadas precisam pôr em prática para sair do pós-crise totalmente recuperados!

Como adaptar a estratégia de Marketing Digital do hotel para superar o pós-crise?

Uma coisa é fato, depois da crise, as pessoas continuarão viajando. Seja por lazer, seja a trabalho, mas as viagens continuarão ocorrendo. O que seu hotel precisa é se preparar para esse futuro, aproveitando o período atual para reforçar a imagem do hotel e despontar como uma opção para esses futuros viajantes.

No perfil de alguns viajantes em suas redes sociais, como mostra o Instagram da GoPro Br por exemplo, as pessoas exibem seus sonhos e desejos latentes por viagens mesmo estando em quarentena.

Em outro texto, já falamos sobre o que o seu hotel pode fazer no curto prazo, usando estratégias de Marketing Digital para fortalecer a marca. No entanto, há também muitas ações que devem ser desenvolvidas pensando nos pós-crise. Confira alguns dos pontos mais importantes:

Construa ou reforce uma imagem positiva para o hotel

Agora, todos os esforços do hotel precisam estar na construção de uma imagem positiva, seja nas redes sociais ou blog. Os especialistas são unânimes ao dizer que o hotel pode perder muito durante a crise, mas a imagem é o que fica.

Isso para o bem ou para o mal. Descumprir as determinações da OMS, por exemplo, e criar posts minimizando o efeito do coronavírus é um péssimo posicionamento, e a imagem de irresponsabilidade será eternizada na mente do cliente.

Por outro lado, mostrar que o seu hotel se preocupa com a saúde dos hóspedes e dos seus colaboradores, e ter um discurso esperançoso é a forma mais assertiva para lidar com a crise neste período.

Mantenha a presença nas redes sociais do hotel

Não há dúvidas de que o hotel precisa começar a priorizar seus investimentos nos próximos meses. Um dos investimentos que podem fazer toda a diferença na hora do hotel retornar da crise é o Marketing Digital, veja que essa audiência é a que mais cresceu com as pessoas em casa na quarentena.

A ideia aqui é muito simples: você não pode deixar os clientes esquecerem que o seu hotel existe. Se possível, você precisa é aumentar ainda mais o grupo de pessoas que ficarão desejando seu hotel e sua região. Alimente o sonho.

Para isso, não há estratégia melhor do que a de Marketing de Conteúdo. Crie conteúdo que engaje para o Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, produza textos para o blog, dando dicas de viagem e mostrando para os leitores como a região do seu hotel disponibiliza experiências inesquecíveis.

Analise o que tem feito alguns hotéis exponenciais de sua região, veja o que estão postando e se inspire. Na Bahia, a famosa Pousada A Capela, que em finais de semanas ocasionais presenteia seus hóspedes com o som da viola de Chico (filho da proprietária Claudia Giudice), alimentou o sonho de seus fãs, clientes e amigos com uma Live pelo Instagram e Youtube.

É importante entender que todas essas estratégias são focadas nos resultados de longo prazo, e não de curto. Coloque suas tarifas de 2021 já em vigência no seu motor de vendas e sugira em alguns posts reservas a longo prazo com benefícios diferenciados e não esqueça de mostrar como seu hotel tem se preparado para adotar as novas formas de assepsia seguindo orientações da OMS – olha o exemplo do Camaçari Plaza Hotel.

A ideia é que você produza conteúdo que encante, que leve as pessoas a pensarem “depois dessa crise, tudo o que quero é essa viagem!”. Temos muitos conteúdos aqui no blog que podem ajudar você a criar esse tipo de conteúdo, então, não deixe de conferir!

Foque na produção de conteúdo para SEO

Já falamos várias vezes sobre como o SEO pode ajudar hotéis e pousadas a se posicionarem no Google. Esse período é a sua chance de focar esforços nessa estratégia buscando resultados de longo prazo.

Perceba que a maiorias dos concorrentes diminuíram ou até mesmo retiraram os anúncios de busca, inclusive as OTAs, deixando um campo livre para aqueles que souberem aproveitar esse momento.

Ter um site para o hotel é apenas o primeiro passo. Apostar em uma plataforma de hospedagem que garanta que o hotel terá acesso a tecnologia de ponta, auxiliando nas técnicas de SEO, também é fundamental.

O próprio conteúdo produzido para o blog, como indicamos no tópico anterior, também deve ser usado em parceria com uma boa estratégia de SEO.

Transforme a crise em oportunidade

Você já deve ter ouvido histórias de empresas que alcançaram o sucesso após a crise. Muitas delas, como a Uber, por exemplo, são referências no mercado em que atuam hoje.

O objetivo do seu hotel precisa estar nesse ponto. Serão meses em que você não terá tantos hóspedes quanto normalmente, mas você pode continuar trabalhando em estratégias e pontos que possam ajudar o seu hotel a se destacar nos próximos meses.

Encontre oportunidades em sua região. Veja de que forma o seu hotel pode começar a se diferenciar no mercado, seja por oferecer uma proposta inovadora, seja por investir em estratégias mais eficientes.

Agora que entendeu um pouco mais como o Marketing Digital pode ajudar seu hotel nesse momento de crise, acompanhe a seguir como integrá-lo com as vendas.

Vendas de mãos dadas com a Comunicação

Diante do forte impacto causado pela Pandemia do COVID-19, a Téssera Hospitality está trabalhando numa série de ações e estratégias não só na Comunicação mas também no Gerenciamento da Receita. “Para enfrentar nesse período complexo e retomar a normalidade é preciso ter cautela e ser estratégico, disse Franklin Mira a nossa equipe.

O Marketing Digital poderá trazer pessoas interessadas em seu hotel ou em sua região, mas as estratégias de Vendas precisam estar prontas para recebê-los e auxiliá-los na conversão, mesmo que essa seja para longo prazo.

Acompanhe abaixo 5 tópicos estratégicos que podem ser adotados por sua equipe de vendas.

Acompanhamento ainda mais próximo dos canais de Reserva

Orientação e apoio contínuo nos cancelamento e remarcações tem sido um dos importantes acompanhamentos nesse momento, dando suporte aos canais de reservas na condução dos processos.

Carregamento das tarifas de 2021

O ideal é que o período de vendas seja de 365 dias no futuro. Para o corporativo a regra são 6 meses. Entendemos que lançar as tarifas 2021 pode ajudar a ter mais remarcação, além da possibilidade de vendas futuras com condições especiais.

Dar atenção as vendas de datas distantes

Apesar do momento complexo, ainda existe, mesmo que reduzida, uma demanda para datas futuras. Antecipe o acompanhamento e dê mais atenção a essas datas, até porque muitos eventos e viagens estão sendo remarcados, e não cancelados.

Ficar atento ao momento da retomada

Avalie com mais frequência as variações de performance nos canais de vendas online, pois eles serão os primeiros a mostrar uma retomada e também o número de acessos ao sites de reserva para ter um termômetro do mercado.

Revisão das políticas de cancelamento e restrições

Neste momento, é importante que sejam revisadas todas as políticas de cancelamento para os próximos meses. A tendência é que esse impacto de demanda peça uma flexibilização tanto nas políticas, quanto nas restrições de noites mínimas.

Seu hotel também poderá colocar no site uma forma ágil para o hóspede solicitar remarcação e não cancelamento, como fizeram alguns hotéis antenados, como foi o caso do Resort Costa dos Coqueiros com o plugin criado gratuitamente pelo selfHotel.

Esse plugin criado pelo selfHotel pode ser colocado em qualquer site, mesmo aqueles que ainda não utilizam nossa tecnologia. Clique abaixo e veja como pode ter esse recurso habilitado no site do seu hotel ou pousada.

Gerenciamento de leads e clientes

Para aproveitar de forma eficaz todo o arsenal de leads entregue pelo Marketing Digital, seu hotel precisa estar preparado para receber, cadastrar, organizar e se comunicar com eles. Adote um sistema de CRM que possa analisar os desejos desses leads e se comunique com eles com os conteúdos ricos que sejam do seu interesse, aumentando assim o desejo e a conversão pelo seu hotel.

Mas não fique gerenciado apenas os leads, faça isso também com os clientes. Identifique presencialmente, no futuro é claro, seus desejos quando estão hospedados, como alimento específico, atividade na região ou até mesmo um hobby para que possa entregar experiências muito mais personalizadas.

Toda crise é temporária. Essa também irá passar. A diferença é que enquanto uns estão estagnados, outros pensam a frente. A selfHotel pode te ajudar nessa retomada, conte conosco!

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