Atualização EAT do Google: Saiba o que é e como ela pode afetar seu hotel

Publicado em: 04/02/2019

Seguir as novas regras da atualização EAT do Google pode ajudar seu hotel a chegar no topo das pesquisas no buscador e conquistar mais reservas diretas!

Quem não quer estar na frente dos concorrentes nas pesquisas realizadas no Google? Afinal, isso significa maiores chances de turistas (de todo o mundo, inclusive) encontrarem o seu hotel e fecharem uma reserva com você.

Porém, conseguir esse destaque no principal buscador web do mundo não cai nas mãos do seu hotel de um dia para o outro, e nem sem nenhum esforço. Não é impossível, mas é necessário empenho do seu estabelecimento em quesitos que o próprio Google informa.

As regras que formam o algoritmo do Google mudam o tempo inteiro, tal como o próprio Marketing Digital, e você, como hoteleiro antenado, PRECISA acompanhar de perto tudo isso se quiser sair na frente da concorrência.

E uma nova atualização do algoritmo do Google, denominada de EAT, pode fazer você cair dezenas de posições nas pesquisas do buscador e até mesmo reduzir substancialmente a quantidade de acessos que o site do hotel possui atualmente, encolhendo, consequentemente, a lucratividade do estabelecimento.

Quer descobrir o que é essa nova atualização do Google e como seu hotel pode se adaptar às novas regras sem perder acessos nem posições no buscador? Nos acompanhe neste artigo e tenha acesso a tudo que você precisa saber para usar essa atualização a seu favor!

O que é a atualização EAT?

Quem acompanha de perto as tendências de Marketing Digital, sabe que o Google atualiza seu algoritmo de tempos em tempos. Afinal, ainda ano passado falamos aqui sobre o upgrade realizado pelo buscador que penaliza sites (inclusive de hotéis) que não possuem encriptação de segurança — o famoso HTTPS, que clientes da plataforma selfHotel já possuem.

Diferente dessa última atualização, que diz respeito às tecnologias de segurança dos sites, a EAT, traduzida para o português como PAC, se refere ao conteúdo das páginas web, e já começou a gerar efeitos negativos.

Milhares de sites tiveram uma redução de até 50% do tráfego orgânico e perderam posições relevantes em buscadores do Google.

Tudo isso por causa de 3 novos aspectos avaliados pelo buscador: Expertise/Perícia, Authoritativeness/Autoridade e Trustworthiness/Credibilidade, EAT, no inglês, e PAC, em português.

E é aí que entra o grande desafio. Como o seu hotel pode mostrar para o Google que está seguindo essas 3 novas diretrizes, mostrando competência e, principalmente, credibilidade para os visitantes do seu site?

Nos acompanhe mais um pouco e entenda melhor qual o papel da atualização EAT e como seu hotel pode se adaptar às novas regras!

Como ela pode afetar o seu hotel?

Você já deve saber disso muito bem, mas a verdade é que sem tráfego orgânico (sem visitantes no site do seu hotel) fica muito mais difícil conquistar novos hóspedes. Afinal, o segredo para as vendas diretas é, justamente, transformar os visitantes do site em vendas.

Por isso, começar a perder tráfego por não seguir as regras do Google é perigoso  e pode minar a sua estratégia de vendas e marketing. Não adianta nada ter redes sociais com conteúdo recorrente, produzir conteúdo para o blog ou utilizar Gatilhos Mentais no site do hotel, se ele não está recebendo visitas.

Porém, ao contrário do que você pode pensar, a atualização EAT não é uma grande vilã, nem mesmo para os hoteleiros ou profissionais de marketing. Ela chegou com o objetivo de dar uma relevância cada vez maior à sites de qualidade, com informações relevantes e seguros para os usuários da web.

E, se você é um hoteleiro antenado e preocupado em tornar o seu hotel uma referência local, se adaptar à essas atualizações pode ser uma oportunidade para enfim começar a superar a concorrência e ganhar relevância em sua região.

Quer descobrir como? Confira algumas das nossas dicas, pensadas especificamente para hotéis e pousadas!

1. Deixe claro a história de seu hotel

Sabe a página Sobre Nós? Alguns hotéis nem mesmo têm essa página, e isso, com a nova atualização, pode ser um grande perigo! E quando estamos falando de um hotel ou pousada com muitos anos de experiência e atuação, ter uma página Sobre Nós atualizada é ainda mais importante.

Nessa página, conte um pouco a história do hotel e deixe claro os anos de atuação do estabelecimento. No selfHotel, criar e editar páginas como a Sobre Nós é muito fácil e prático, e você pode fazer até mesmo sozinho, em poucos minutos.

2. Construa uma boa estratégia de blacklinks

Talvez você não saiba o que são os blacklinks, mas eles são cruciais para mostrar ao Google sua Autoridade sobre um tema. O termo parece complicado, mas na verdade transmite uma ideia muito simples.

Os blacklinks nada mais são do que links, internos ou externos, que levam até páginas do seu site, transmitindo conhecimento para o visitante do site. Criar posts no blog do hotel e botar links que levam para outros posts e páginas do hotel é uma das etapas de uma boa estratégia de marketing.

Porém, além disso, outra estratégia eficiente, é divulgar os links dos posts do blog nas redes sociais do hotel. Optar por ferramentas para publicar e fazer a gestão das redes sociais, como as que o selfHotel disponibiliza, pode facilitar muito esse processo e otimizar as postagens nas mídias.

O Google também costuma avaliar quantos links (externos e internos) estão direcionando para uma página específica do seu hotel, indicando quanto de autoridade essa página possui por esse critério.

Fazer parcerias com associações locais ou ter o nome e link do seu hotel divulgados em outras páginas da internet também conta muitos pontos — e faz parte de uma estratégia de blacklinks.

3. Seu hotel já foi premiado? Deixe isso claro no site

Já falamos que essa atualização busca privilegiar sites de empresas que possuem credibilidade no mercado, certo? Uma maneira de mostrar essa credibilidade para o Google é divulgar no site do hotel possíveis prêmios que o estabelecimento tenha recebido.

4. Mantenha as informações do seu hotel atualizadas em todas as plataformas e redes sociais

É crucial que as informações do seu hotel estejam atualizadas em todas as plataformas e redes sociais que possui. Inclusive, se o seu hotel ainda não tem um perfil no Google Meu Negócio, agora é mais do que a hora de criar um.

E, nesse caso, o mais importante: caso alguma informação do hotel seja mudada, como número de telefone ou endereço, é crucial que você atualize essa informação também no Google Meu Negócio.

5. Incentive as avaliações no Google Meu Negócio

Outra maneira de mostrar credibilidade e autoridade em sua região, é incentivando seus hóspedes a fazerem boas avaliações no Google Meu Negócio.