Você Conhece o Perfil Viajante das Gerações?

Publicado em: 23/02/2018

Descubra o que a geração dos Baby Boomers, Millennials, Geração Z e Geração X levam em consideração na hora de fazer suas escolhas de viagem e seu percurso de compra.

Aprender o que se passa na cabeça do seu hóspede é o primeiro passo para entregar o que ele precisa. Existem maneiras mais específicas de entender para quem o seu hotel vai se direcionar, mas para chegar até esse ponto tão intrínseco, primeiro é preciso entender o todo.

Por isso, compreender qual o modo de pensar das gerações e o que é imprescindível para elas, pode não só ajudar a criar a persona do seu hotel, como também ajuda a gerar promoções mais assertivas no seu empreendimento.

Principais Gerações:

Baby Boomers: (50 – 64 anos) – 1945 – 1964
Geração X: (35 – 49 anos) – 1965 – 1984
Geração Y ou Millennials: (21 – 34 anos) – 1985 – 1999
Geração Z: (15-20 anos ) – 2000 – Atual

Cada uma dessas gerações foram envolvidas por cenários que se transformaram durante os anos. Isso influenciou em sua percepção, sendo assim, ele possuem diferentes motivações de compra, atração, gostos, necessidades e diversão.

Sabendo disso, seu hotel pode descobrir qual o tipo de geração que se atrai pela sua região e aproveitar os períodos de férias são um propulsor para os viajantes de plantão. Assim hoteleiro, seu empreendimento vai conseguir oferecer exatamente o que seu público leva em consideração.

Você vai aprender sobre:

 

Rotina De Compra

Baby Boomers

Essa geração é mais conhecida pelo apego a tradição e conservadorismo. Os Boomers possuem um receio em relação a tecnologia, pois não confiam muito no meio. Eles até utilizam a internet, porém em pequena escala.
Os membros dessa geração não vão fechar a reserva diretamente no seu site, pois se sentem mais seguros em fazer do modo convencional.

Geração X

Os X’s já tem uma proximidade maior com a tecnologia que os Boomers, mas também permeiam entre o tradicionalismo. São pessoas mais metódicas, sendo assim mais planejadas.
Eles se preocupam muito com a referência e a sua relevância, dessa forma costumam fazer longas pesquisas de depoimentos ( TripAdvisor, Facebook) , ver o que pessoas conhecidas que possam ter frequentado o local tem a dizer (comentários, curtidas e compartilhamentos.) Após convencidos, uma parte pode vir a fechar diretamente no site e outra pode preferir fechar a reserva pelo telefone.

Geração Y

Essa é uma geração que possui um contato maior com a internet, são mais ativos e antenados nas redes. Eles não só estão mais dispostos a escolher o que é mais atrativo – muito mais do que confiável – como também irão fazer isso com mais frequência. Irão realizar pesquisas, olhar alguns depoimentos para ter certeza, mas a escolha será feita pelo que mais lhe proporcionar uma melhor experiência.
Os Millennials se forem atraídos, fecharão pelo seu site ou ao chegarem em seu destino, sempre levando em consideração a sua experiência do inicio ao final. Quando boa, será compartilhada com os amigos, caso contrário, vão contar até aos inimigos.

Por que a geração atual reserva na chegada (TripAdvisor)

Geração Z

Os nativos da internet nem imaginam procurar pelas suas respostas em outro lugar, não gostam de esperar e muito menos perder tempo. Quando decidem escolher, esperam gostar de algo de cara, no máximo, após 4 tentativas. São a galera da primeira página do Google, ou seja, se seu site não estiver ali ofertando o que ele nem mesmo pediu, lamento informar, mas ele mal chega ao final da página procura.

Posicionar bem o seu site para atingir os Z’s é crucial, mas não basta apenas isso. Seu site precisa ser rápido, ter uma boa  usabilidade, estar disponível para tirar duvidas – Fale Conosco, Chat -, agregar valores, dar dicas etc. Após toda essa pesquisa, que não vai durar tanto tempo quanto parece, talvez uns 30 minutos – o que é muito tempo para eles, por sinal – eles nem vão pensar em fechar por outro lugar que não seja ali mesmo, mas isso não significa que eles vão escolher seu hotel de primeira.

O Que Os Atraem

Idade do viajante vs. influência ao escolher um destino (TripAdvisor)

Baby Boomers

O fator que mais atrai um Boomer em sua escolha é sua preferência por alta qualidade, ou seja, seus melhores quartos e o que eles possuem de diferencial despertarão o seu interesse para uma estadia em seu hotel. Afinal, eles fazem parte da geração que está mais disposta a pagar caro pelo requinte.

Geração X

O seu site é a vitrine do seu hotel, e nada chama mais a atenção de um X’s que uma boa vitrine. Abuse de fotos extravagantes, exóticas, boa culinária, cores vivas, entre outros fatores que despertam o desejo.
Lembre-se de divulgar sua marca nas redes sociais –  dessa forma eles vão associar –  isso fará dela algo conhecido e eles adoram uma boa referência.

Geração Y

Os Millennials são mais intensos, o que vai atraí-los para o seu hotel ou pousada são as experiências que eles vão poder vivenciar dentro e fora do seu estabelecimento. Eles também prezam por qualidade, atendimento satisfatório e locais que se preocupem em manter um relacionamento com o cliente, nesse caso, com o hóspede. Lembre-se de deixar claro os benefícios que seu hotel tem a oferecer como academia, spa, restaurante com comida nativa, entre outras coisas.

Geração Z

Os conectados se atraem pelos conteúdos atrativos, que sejam úteis para eles em sua viagem. Dessa forma, mostrar o que fazer na sua região, onde ir, o que comer, cultura, tradição, são coisas que eles gostam de saber. A recompensa por isso é a reciprocidade com o estabelecimento que está fornecendo essas informações.
Outra forma de atraí-los, são envolvendo-os em histórias como depoimento de clientes no modelo storytelling e pensar sempre em criar uma relação de confiabilidade para com seu possível hóspede.

Destinos Favoritos

Baby Boomers

Por ser uma geração mais conversadora e já possuírem uma idade mais avançada, onde o maior desejo é descansar da vida agitada que sempre teve, os Boomers preferem viajar para lugares tranquilos, geralmente campo e praia. Optam por locais onde eles podem desfrutar do sossego e ao mesmo tempo aproveitar uma elegante estadia.

Geração X

Os X’s costumam viajar bastante, contudo boa parte desse deslocamento é devido a negócios e trabalho. São a classe de business, focados em sucesso profissional e uma vida estabilizada. Procuram lugares conhecidos e que se encaixem em seu perfil.

Geração Y

Essas geração compõe a maior parte dos viajantes, são pessoas que procuram por experiências novas. Apreciam lugares exóticos, diferentes, e quando se trata de viagem a trabalho gostam de unir com entretenimento – bleisure. O importante é ir sem se preocupar e aproveitar tudo que a região possa lhe oferecer, guardando assim, sempre mais uma viajem de recordação.

Geração Z

Por serem muito jovens, ainda não são uma parcela considerável de viajantes, porém quando possuem essa liberdade, preferem lugares divertidos que dê para tirar selfies, fazer stories e tweetar sobre o lugar.

 

O Que Esperam Do Hotel

Baby Boomers

Requinte. Como estão dispostos a pagar mais, eles esperam um tratamento diferenciado. Como escolhem lugares para relaxar, a calma é imprescindível.

Geração X

Uma suíte executiva que proporcione todo o conforto para quando retornarem das longas reuniões de trabalho. Gostando do lugar, será sempre a sua opção de escolha quando tiverem que tratar de negócios na sua região.

Geração Y

Esses buscam mesmo por um hotel com personalidade e originalidade, que lhes proporcione benefícios vantajosos. Segundo consultores da Y Partnership, eles esperam por: Internet gratuita, lanches disponíveis 24 horas, autoatendimento no check-in e check-out, saguões multiuso que permitam interação entre os hóspedes, entre outros.

Essas alternativas de entretenimento, faz dos Millennials muito satisfeitos e quando elas também se juntam a diversão fora do hotel, eles gostam mais ainda. Sem falar que o bom atendimento é muito importante para eles, mas isso não precisa nem falar não é?

Geração Z

Para fazer um Z prestar atenção do seu estabelecimento, precisa que ele tenha o que ele mais gosta: Diversão e tecnologia. A junção dessas duas coisas consegue chamar e reter a sua atenção no seu hotel. O melhor é que como são muito conectados, se eles gostarem, vão querer contar pra todo o mundo digital, se tornando mais um aliado na propaganda do seu hotel.

Portanto, ao descobrir as características que motivam e atraem a essas gerações, isso ajuda o hotel a olhar de forma mais ampla para o público, até finalmente criar a sua persona, partindo do princípio geral, até encontrar o singular. Dessa forma, encaixando e auxiliando a promover campanhas mais assertivas na montagem de páginas que atraiam de maneira efetiva o público alvo do seu hotel ou pousada.

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