Sabia que é preciso atualizar o blog do hotel e mantê-lo ativo? Entenda!

Publicado em: 01/08/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Atualizar o blog do hotel regularmente melhora o seu posicionamento no Google e auxilia o site do estabelecimento a chegar em novos públicos, ganhando da concorrência.

Ainda é comum que hoteleiros não conheçam a importância de atualizar o blog do hotel, ou mesmo de ter esse espaço dentro do site do estabelecimento. E a verdade é que essas pessoas estão perdendo uma grande oportunidade de atrair hóspedes e aumentar as reservas diretas!

Hoje, não dá mais para fugir. É através da internet que os seus possíveis clientes encontram a região e seu estabelecimento. E se eles não estão encontrando o seu hotel em pesquisas do Google, é porque você precisa abraçar novas estratégias imediatamente. Ter um blog bem estruturado é uma delas.

Neste artigo, você vai entender todos os benefícios de ter um blog no site do seu hotel ou pousada, mantendo ele atualizado e cheio de novidades para seus hóspedes, incentivando que voltem constantemente para seu site!

Dá visibilidade e aumenta o ranking do estabelecimento no Google

Pode ser que você esteja passando por essa situação agora mesmo: seu hotel até tem alguns hóspedes e enche nos períodos de alta temporada, porém, todos eles chegam até você através de parceiros que cobram comissões altíssimas.

Ou seja, o tempo todo seu hotel se sente refém desse trabalho, quando poderia estar captando esses hóspedes com sua própria estrutura. Mas o que falta? Como isso é possível?

Se você é um hoteleiro antenado e quer conhecer o grande segredo para finalmente aumentar as reservas diretas e captar muito mais hóspedes, saiba que atualizar o blog do hotel com conteúdo útil e rico é um desses grandes segredos.

Mantenha seu hotel na frente dos concorrentes na corrida do Google

É através dessa prática que o hotel começará a se comunicar de verdade com o seu público-alvo, criando um relacionamento único. Além disso, a atualização constante de conteúdo também garante a melhoria no ranking do hotel dentro do Google, pondo você à frente da concorrência.

Em outras palavras: o hotel ganha visibilidade, e essa visibilidade pode ser convertida em reservas diretas se você começar a aplicar as técnicas certas!

Estar bem posicionado nas buscas é como chegar nas primeiras colocações de uma corrida de rua. Chegarão primeiro aqueles que estiverem bem condicionados e com os equipamentos adequados.

Expande o alcance do hotel para novos públicos

Não há dúvidas sobre a importância que o site do seu hotel tem, afinal, é através dele que o seu cliente consegue informações e efetua a reserva. Porém, muitas vezes, é através de conteúdos do blog que o seu futuro hóspede encontra o estabelecimento!

E mais, com planejamento e o uso correto de palavras-chave, você pode até mesmo expandir o público e alcançar pessoas diferentes do seu cliente usual. Isso pode ser muito útil, inclusive, para sobreviver em períodos de baixa temporada.

É crucial que seu hotel mantenha uma regularidade nas postagens do blog. E, lembre-se: cada público tem os seus próprios interesses e linguagem e é necessário se adequar a eles. Logo mais, ainda neste artigo, vamos dar algumas dicas incríveis!

Cria um relacionamento com os hóspedes

Imagine ter um relacionamento tão bom com os hóspedes, que eles não só saem do hotel satisfeitos, como também saem recomendando o estabelecimento para amigos e conhecidos. Você pode conquistar esse relacionamento antes mesmo do hóspede pisar em seu hotel, através de uma comunicação eficiente no blog.

Essa é, aliás, uma das grandes vantagens de atualizar o blog do hotel ou pousada, afinal, se você produz um conteúdo útil, informativo e cheio de dicas incríveis para o seu possível cliente, logo ele passa a confiar muito mais em você do que em seu concorrente.

E se o visitante do blog sai dele satisfeito, é claro que estará mais propenso a fechar uma reserva direta. Em muitos casos, se o conteúdo do blog foi realmente útil, ele também faz questão de divulgar o conteúdo entre amigos e colegas interessado em viagens. Em outras palavras: você só tem a ganhar com um relacionamento desse!

Põe o hotel na frente da concorrência

Construir uma estratégia de conteúdo bacana e manter o blog do hotel atualizado são coisas de um hoteleiro antenado, e não há dúvida nenhuma disso. E o resultado direto de todas as outras vantagens que contamos durante esse artigo é apenas um: seu hotel em destaque nos resultados de busca.

Isso é ainda mais importante quando você lida com uma concorrência acirrada, o que é comum em locais e regiões com o turismo forte. Em muitos casos assim, é uma presença positiva na internet que garantirá o seu sucesso frente aos concorrentes.

Por isso, enxergue o blog não apenas como mais um veículo para passar informação, mas como um forte aliado para atrair, reter e aumentar a conversão de visitas em reservas diretas.

No exemplo acima, o conjunto de palavras-chave de um questionamento feito ao Google leva o usuário para post no blog do Hotel Porto Zarpa

Dicas de ouro para atualizar o blog do hotel

Mas, claro, produzir conteúdo de qualidade e atrair novos visitantes pelo do blog pode não ser a tarefa fácil. Exige dedicação e, principalmente, planejamento. Porém, com algumas dicas simples qualquer um pode começar essa produção com estratégia e melhorar o posicionamento do hotel na internet, e é isso que você vai descobrir agora!

1. Pense em um conteúdo personalizado para o seu público

A primeira grande dica, e que você precisa ter em mente o tempo inteiro, é que todo o conteúdo do blog precisa ser pensado de forma personalizada. Não adianta produzir qualquer coisa, se o seu cliente faz parte de um grupo específico, é crucial que você atenda as demandas e curiosidades dele com o seu conteúdo.

Por exemplo, se o seu público é o corporativo, o seu conteúdo não pode ser o mesmo de um hotel que costuma atender famílias durante as viagens de fim de ano. São públicos que levam em consideração coisas totalmente diferentes ao optar por um local para ficar durante a sua viagem!

2. Dê informações relevantes sobre a região

Em outro artigo, já falamos da importância de manter um site atualizado com as principais informações da região em que o seu hotel está localizado. Isso é crucial, principalmente porque o seu hóspede não espera e nem quer passar o dia inteiro preso no hotel.

Aponte pontos turísticos, restaurantes, eventos, praias bacanas, enfim, qualquer atrativo que faça a diversão dos turistas enquanto estiverem hospedados em seu estabelecimento.

3. Deixe o seu hóspede com vontade de voltar em seu blog mais vezes

O segredo para criar um relacionamento com os visitantes de seu blog, visando transformá-los em hóspedes satisfeitos, é você criar um conteúdo que dê vontade da pessoa voltar ao site novamente. Para isso, atualizar constantemente é crucial, mas é preciso produzir conteúdos que ensinem cada vez mais sobre a sua cidade e região.

Produza um conteúdo cativante, sempre propondo dicas bacanas. Se um dia você falou sobre os restaurantes mais legais para visitar a noite, em outro, fale também de restaurantes para frequentar com a família durante o dia. Proponha praias diferentes, lugares pouco conhecidos de sua cidade, dicas de nativos e assim por diante!

E agora, já sabe da importância de atualizar o blog do hotel e construir estratégias de conteúdo para a internet? Se você gostou das dicas que recebeu neste post, nos acompanhe através de nossa newsletter e receba novidades e outros conteúdos incríveis que irão transformar você em um hoteleiro antenado!

Leitura complementar:

  1. Blog, uma ferramenta antiga com resultados modernos
  2. Webinar | SEO para Hotéis e Pousadas
  3. Palavras-Chave: um importante segredo que seu hotel precisa conhecer e utilizar
  4. Grandes eventos, grandes oportunidades com palavras chave para seu hotel
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