Quer melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas? Então você precisa saber o que é Bounce Rate

Publicado em: 30/06/2017 | Atualizado em: 28/11/2023

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O site é a porta de entrada virtual para seu hotel ou pousada, além de ferramenta básica quando se trata de marketing digital. Mas você estuda as métricas que eles podem fornecer? Do que adianta ter ferramentas e não saber usá-las? Calma! O Blog do Hoteleiro Digital está aqui pra facilitar a vida do hoteleiro que procura se reciclar e estar sempre antenado com as novidades que esse maravilhoso mundo digital nos fornece.

Para favorecer o entendimento vamos falar neste artigo sobre o índice Bounce Rate. Atente-se que no marketing digital, as métricas são indispensáveis. Mas afinal o que são métricas? E para que elas servem?

Então vamos lá!

Com uma ferramenta de análise, vinculada ao site do seu hotel, será fornecida diversas métricas a partir das visitações e logicamente esses dados devem ser estudados e usados para aprimorar a estratégia de marketing. Com tais informações será possível saber onde estão acertando e principalmente onde estão errando.

O que é Bounce Rate?

Literalmente, significa taxa de rejeição. Esse é um dos índices mais importantes quando se busca aprimorar a qualidade da visitação do site, pois tem influência direta no algoritmo do Google. Com essa taxa, basicamente é possível saber quem acessou uma página do site ficou pouco tempo ou simplesmente saiu sem consumir os conteúdos, ou seja, não clicou em mais nada. E o mais importante é que esse comportamento influencia diretamente no posicionamento do site do seu hotel nas pesquisas do Google.

Quanto mais alta a taxa, os sites de buscas entendem que o seu site não tem uma boa relevância, desta forma, quando há uma pesquisa as chances de obter um bom pagerank, ou seja, um bom posicionamento nos sites de pesquisa é ínfima.  

Veja abaixo alguns dados fornecidos pelo suporte do Google, que explica melhor:

O cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor.

Agora pense!

Se o site do hotel contêm várias páginas como acomodações, dicas de passeio, reserva e outras mais. Seria péssimo se o visitante não saísse da primeira página e logo desistisse da navegação. Muito provável que tenha algo expulsando o visitante do site e até que esteja faltando atratividade. É fundamental a retenção para transformar os cliques em reservas diretas.

Lembrando que se for o caso de um blog ou site com página única, essa métrica torna-se indiferente.

Evite as altas taxas de rejeição criando conteúdos interessantes e relevantes a audiência. Utilizando ferramentas que favoreçam a permanência do visitante no site. Como fazer isso? Usando textos fáceis de ler como roteiros gastronômicos e de passeios, fotos de qualidade e até mesmo vídeos. Saiba mais clicando aqui.

Outro ponto importantíssimo que deve ser evitado, são os links nas páginas principais, que favorecem a saída precoce do visitante. Um bom exemplo são as marcas de associações. Se você precisa ou deseja esse tipo de divulgação, ao invés de colocar a marca com link externo no rodapé de todas as páginas, crie uma página interna falando mais sobre a informação desejada e faça com que o visitante permaneça por mais tempo em seu domínio consumindo os conteúdos que lhe interessam.  

Sabia que com a plataforma selfHotel as análises são integradas? O sistema fornece diversas métricas necessárias para o engajamento do seu hotel ou pousada no mundo do marketing digital, inclusive o posicionamento do seu site em relação a busca por palavras-chave. Além de também fornecer todo um suporte que irá favorecer a sua criatividade ao utilizar as ferramentas proporcionando um melhor pagerank.

Pronto! Agora você já entendeu o que são métricas e aprendeu mais sobre uma delas, o Bounce Rate. Mantenha-se sempre ligado aqui no blog e acompanhe as próximas dicas e artigos para colocar o seu empreendimento no topo ranking.  

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