Entre diversas ferramentas de comunicação, qual a ideal para o mercado hoteleiro?

Publicado em: 24/11/2017

Tenha uma comunicação assertiva. Saiba qual a melhor ferramenta para se comunicar com seus futuros hóspedes: Skype, Appear.in, WhatsApp, Email, Chat ou Telefone

Desde o tempo que a comunicação a distancia era feita apenas com sinal de fumaça, a necessidade humana de se comunicar sempre foi uma constante. Hoje em dia, com milhares de possibilidades, essa necessidade não mudou, apenas se aperfeiçoou, obrigando seus interlocutores a se atualizar.

Agora com tantas ferramentas disponíveis, qual seria a mais adequada para ser utilizada pelo mercado hoteleiro?

Poderíamos responder de primeira, que a mais adequada é aquela que sua persona usaria. Mais vamos aos fatos. Tratando-se de negócios, estar ativo e a disposição é imprescindível. Agora se esse negócio for um hotel, que funciona praticamente 24 horas e que precisam a todo custo aumentar suas vendas diretas, isso nem se fala!

Seus futuros hóspedes vão precisar entrar em contato para negociar tarifas, questionar sobre os melhores passeios, entender sobre sua política de vendas,  assim como milhares de outras perguntas, e o mais importante: fazer sua reserva direta. Por essa razão, seu hotel precisa estar disponível da forma que for mais fácil e comoda para todos.

Então, na hora de tentar se comunicar vale de tudo, não é mesmo? Seja o Whatsapp, Skype, Appear.in, E-mail, sinal de fumaça, telefone sem fio e até mensagem dentro da garrafa. O que importa é não perder o contato, muito menos o hóspede. Escolher qual meio de comunicação seu hotel ou pousada deve utilizar, depende de qual é o perfil do seu cliente e qual meio atende as suas necessidades.

Por esse motivo hoteleiro, escolher os canais com os quais seu hotel vai se comunicar, precisará de uma pesquisa sobre a jornada de compra do seu público alvo, pois isso irá fazer toda a diferença. Saber quais vantagens esses meios de comunicação te proporcionam pode inovar e criar uma conexão mais aprofundada com seus hóspedes.

Skype

Substituto do falecido MSN, propriedade da Microsoft, esta ferramenta de comunicação é repleta de vantagens interessantes para os hoteleiros e precisa ser levada em consideração para ser implementada no seu hotel ou pousada, isso se ainda não estão utilizando. Muito além de um bate-papo, o Skype possibilita fazer teleconferências, compartilhamento de tela, e até mesmo ligação para telefones da rede publica pagando tarifas mais baratas do que as das operadoras de telefonia. O legal é que serve para ligações locais, interurbanas e internacionais, ótimo para receber contatos de pessoas que estão vindo de outro país ou até mesmo para receber treinamentos online.

Veja mais no site www.skype.com

Appear.in

O Appear.in é uma plataforma de videoconferência que não exige cadastro. Além do chat e das chamadas de vídeo, a plataforma também possibilita compartilhar a tela com outros usuários. O que pode ser bastante útil para explicar melhor alguma dúvida do seu hóspede ou mostrar algo interessante. Diferente das conversas pelo Whatsapp e do Skype, ele quase não tem problemas de delay durante as conversas. Ótima opção substituta do Skype, que ainda é o mais utilizado no mercado, ficando assim uma imagem de antenados com esse mercado digital.

Veja mais no site www.appear.in

WhatsApp

O queridinho do momento, ele é uma tendência para o ramo hoteleiro aderir. O aplicativo permite não somente mensagens de texto, mas ligações e chamadas em vídeo gratuitas a qual o hóspede pode optar pela melhor forma. Além disso, o Whatsapp passa uma sensação de intimidade com o seu hóspede, que quando bem aproveitada pode criar uma conexão e agregar valor ao seu hotel.

Para os clientes que acessam o seu site pelo computador, agora também é possível entrar em contato com os hotéis e pousada. Com o selfHotel vocês podem colocar esse recurso facilmente no site do hotel. É prático e te ajuda a fazer parte dessa tendência no mercado da hotelaria.

Para acessar a versão desktop (computador) você precisa acessar o endereço web.whatsapp.com e fazer a leitura do Qr Code através do aplicativo no celular.

Não deixe de ler esse post sobre Whatsapp

E-mail / correio eletrônico

O bom e velho e-mail. Uma das ferramentas mais antigas na Internet, continua sendo obrigatória por todos que estão na web. Por mais que muitos achem que ele é uma mídia muito convencional e por isso em desuso, não podemos esquecer que não seria possível hoje fazer nada sem que se tenha uma conta de email. Praticamente a sua identidade virtual, portanto um meio de comunicação universal. O e-mail serve não só para manter contato transacional com seu hóspede, mas também para enviar conteúdos ricos e encantá-los com sua região, com seu hotel e com sua atenção com ele, o cliente.

Existem atualmente milhares de servidores de email, sendo que o mais utilizado e robusto hoje é a plataforma corporativa do Gmail.com, ou Google Suite, que envolve ferramentas como email, agenda e drive a partir de U$ 5,00 mensal por conta. Aqui, recomendamos também o serviço de email da Locaweb, a partir de R$ 23,00 mensais para ter até 25 contas, ou o serviço gratuito do Zoho (clique aqui para criar sua conta) com 25 contas.

Se for enviar emails promocionais, vejam essa dica aqui no Blog do Hoteleiro:

Chat

O bate-papo tem um excelente resultado, ainda mais quando presentes em conjunto com o seu site. O Facebook também oferece essa ferramenta para a fanpage do seu hotel. Ter alguém disponível para responder esses hóspedes ou até mesmo usar um bot é muito importante. A rapidez que se espera dessa ferramenta muitas vezes é o que o seu cliente está precisando e procurando, sem falar que não ocupa o atendente de reservas apenas com uma pessoa, ele poderá atender diversas ao mesmo tempo sem ocupar o telefone.

Veja esse post que fizemos especialmente para recomendar o uso no chat e aumentar as reservas diretas

Telefone

Mais antigo ainda que o e-mail, o rei não perdeu seu posto. Ao conversar ao telefone é possível transmitir a gentileza e prestatividade que envolve o seu hotel. Além de conseguir manter contato a qualquer momento, sem necessidade de que ambos estejam conectados na rede, a disponibilidade apenas depende das duas partes.

Com todo esse avanço tecnológico, essa indispensável ferramenta não poderia ficar de fora. Conheça também o MeetTime (www.meetime.com.br), ferramenta para ligações telefônicas de suas equipe de atendimento e vendas, que se integra com diversos CRM, faz ligações de qualquer computador com Internet e ainda grava tudo para que tenha controle e possa melhorar a comunicação de sua equipe.

E então, qual a resposta?

Não importa a maneira que o seu hotel se comunica com seus hóspedes, o importante mesmo é sempre estar disponível para atender com eficiência e rapidez. O meio utilizado é apenas um conector que liga o hoteleiro a seus futuros e habituais hóspedes, sendo um facilitador de uma comunicação efetiva entre as partes. Portanto, escolha a que melhor se adequa a sua persona e ao seu hotel, sempre mantendo o foco nas reservas diretas.