Palavras-Chave: um importante segredo que seu hotel precisa conhecer e utilizar

Publicado em: 12/07/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Hoje, muito mais do que em qualquer outra era, ser encontrado por seus clientes é a grande chave da prosperidade das vendas, ou melhor, das Reserva Diretas

Embora as redes sociais sejam o meio que as pessoas se comunicam, são as buscas, principalmente no Google, que elas procuram o que desejam e, na sua grande maioria, efetivam a compra. Encontrar um hotel ou uma pousada nesse grande mar de possibilidades trazidas pelas Internet não é diferente, mas ser encontrado por aqueles que realmente desejam seus serviços e sua região é o X da questão, ou melhor, a Palavra-Chave da questão.

O grande problema, que identificamos nas diversas consultas que fazemos com os hoteleiros, é saber exatamente qual a palavra-chave que mais teria forças para converter uma visita ao site em reserva direta. Pior ainda é ver que muitos desses profissionais não sabem ainda o que é, como identificar ou como usar tais palavras nessa sopa de letrinhas utilizadas por suas personas.

Persona. Sim, esse seria o primeiro passo no conhecimento de tais estratégias para conseguir chegar a palavra-chave com maior índice de conversão. Entendendo que “persona” é o personagem ficcional do cliente ideal para seu hotel, precisamos então pensar com a cabeça desse personagem, listar e organizar como seriam as buscas feitas por ele.

Antes de mais nada, vamos conceitualizar.

O que são Palavras-Chave?

Palavra-chave ou Keyword, tem como função resumir o tema principal abordado em um texto, elas são o principal elemento de uma pesquisa de busca. São termos compostos por uma ou mais palavras, utilizadas por um usuário quando escreve sua dúvida nos buscadores (Google) com o intuito de encontrar respostas e solucionar seus problemas.

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Agora que sabemos que palavra-chave na verdade não é apenas uma palavra e sim termos utilizados durante uma busca, precisamos encontrar quais seriam esses termos utilizados por sua persona, no momento que esteja procurando um hotel com as suas características que fica localizado numa região como a sua.

 

Então, como identificar as palavras-chave?

Caso inicie sua lista de possibilidades, coloque algumas dela no próprio campo de busca do Google que ele exibirá como dica, diversos termos semelhantes utilizados por outras pessoas durante suas pesquisas.

Veja nesse exemplo abaixo, uma pesquisa onde colocamos o termo “hotel com piscina na praia do forte”, simulando um usuário pesquisando por um hotel com piscina, dentro da região de Praia do Forte, onde antes de terminar de escrever o Google sugere acrescentar algumas palavras como “cabo frio”, “bahia”, “iberostar”, etc, que poderão aumentar a assertividade de seu resultado.

Outra forma bem usual de melhorar seu estudo é utilizando outra ferramenta do Google, chamada de Google Trends. Ela te ajuda não apenas a ser mais assertivo em sua palavra-chave, como fornece o volume de buscas por periodo e região, compara alguns termos (por exemplo, o que colocar no menu do site: Acomodações ou Apartamentos), além de mostrar consultas relacionadas as palavras-chave utilizada.

Claro que existem muitas outras ferramentas para o estudo e identificação de palavras-chave, como o Google Console, Analytics e até mesmo o Adwords, caso faça alguma campanha paga de links patrocinados. Inclusive, os usuários do selfHotel possuem na seção Analytics uma ferramenta para o monitoramento das palavras-chave do hotel no Google, possibilitando ao assinante agir sempre que perceber queda de posição ou acensão de algum concorrente.

Print do monitoramento de palavras-chave do selfHotel

Identificadas as palavras-chave do seu hotel, é preciso então monitorar seu posicionamento (como mostrado acima pelo selfHotel) e coloca-las estrategicamente ao longo dos conteúdos do seu site, dando relevância a busca e a experiência do seu usuário.

Como utilizar estrategicamente as palavras-chave no site do hotel?

Depois de saber exatamente o que é e como identificar as palavras-chave para o seu empreendimento hoteleiro, chegou a hora de aplicar de forma estratégica e com as técnicas corretas. Fique logo sabendo que não adianta sair repetindo palavras infinitas vezes dentro de seu texto, que o Google irá te dar relevância. Hoje, diferente do que víamos no passado, o que importa mesmo é a experiência do usuário.

O Google poderá dar relevância para determinadas palavras-chave, caso ele veja que tais palavras fazem parte do conteúdo de suas páginas e se o usuário está aproveitando, isso é, consumindo de fato tais conteúdos.

Dizemos sempre por aqui, que para saber se um conteúdo é relevante para nossos leitores, temos que ter a percepção que eles pagariam para consumi-los. Então, sempre fazemos conteúdos com base em pesquisas, estudos e muita didática com uma linguagem fácil de ser compreendida. Além de textos com palavras-chave, sempre que podemos ilustramos também com fotos, gifs e vídeos, assim o tempo investido para consumi-lo aumentará, diminuindo também o bounce rate (taxa de rejeição – leia mais sobre o assunto).

Então, a dica é criar conteúdos ricos e repletos de palavras-chave, que acima de tudo sua persona queira até pagar para consumir.

Fica Dica para usar Palavras-Chave no site do hotel ou pousada

  • Crie posts no blog do hotel (que deve estar dentro do dominio do site) com assuntos que sejam do interesse dos viajantes,
  • Coloque páginas com vídeos sobre a região e resuma o que será assistido, isso vai melhorar sua experiência e o tempo dentro do site,
  • Use fotos e coloque sempre legendas e títulos,
  • Verifique se em todas as páginas do site possuem palavras-chave no titulo da janela,
  • Distribua e organize os textos das páginas colocando títulos e sub-títulos internos,
  • Exija que as URLs do site sejam amigáveis e que tenham as palavras da página.

Seguindo esses  passos com certeza terá utilizado estrategicamente suas palavras-chave e com certeza tornará seus conteúdos relevantes a elas.

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