Marketing Digital: aliado no combate à crise causada pelo Coronavírus

Publicado em: 20/03/2020 | Atualizado em: 28/11/2023

Corona virus e o marketing digital

Tomar decisões rápidas e assertivas é uma das melhores maneiras de lidar com crises, como a provocada pelo Coronavírus (COVID-19). E não podia ser diferente para o setor da hotelaria: mesmo em momentos difíceis, é através de ações simples que hotéis do país reduzirão os prejuízos do período.

O setor hoteleiro, que já começa a sentir os impactos da pandemia, tem no Marketing Digital um forte aliado para atravessar essa crise. Traçando estratégias de comunicação com hóspedes que reduzam substancialmente os efeitos da crise no longo prazo.

Nesse momento, a tecnologia nos auxilia com a possibilidade de estarmos mais próximos mesmo à distância. Quer descobrir como enfrentar a crise provocada pelo Coronavírus? Acompanhe este artigo e confira dicas fundamentais para fortalecer a marca do seu hotel mesmo durante a crise!

Como os hotéis podem reduzir os prejuízos provocados pelo Coronavírus?

O período tem assustado muita gente, principalmente donos de pequenos e médios empreendimentos. Porém, a verdade é que todo período difícil passa e estar preparado para isso é que fará toda a diferença na hora de superar a crise.

Ainda que seja um momento delicado, não é necessário desespero, e, sim, ajustes. Focar no longo prazo e reorganizar estratégias são alguns dos passos iniciais que podem ser dados pelo hotel para passar por esse momento.

Da mesma forma, investir em estratégias de Marketing Digital e nas redes sociais são maneiras importantes de fortalecer a marca, como você verá ainda neste artigo.

Mas, antes disso, que tal entendermos alguns pontos que podem ajudar seu hotel a passar por esse período de forma eficiente? Confira!

Pense a longo prazo

Em momentos como esse, é normal se desesperar vendo o número de turistas caírem drasticamente e o comércio local ser fechado. No entanto, a redução de negócios e queda no número de hóspedes durante esse período é inevitável, e não adianta lutar contra isso agora — isso pode ser, inclusive, pior para a imagem do seu hotel.

O ideal é criar estratégias pensando no longo prazo, e não apenas no período daqui a 10 dias ou 1 mês. Pense em maneiras de construir uma imagem que garanta que o hotel volte com tudo após o período de crise.

Uma maneira é focar em estratégias de vendas de datas comemorativas para meses mais distantes, como aquelas localizadas nos últimos meses do ano. Da mesma forma, também trace estratégias financeiras para lidar com os próximos meses, buscando maneiras de reduzir custos.

Trabalhe o relacionamento com clientes atuais

Os próximos meses serão difíceis para todos, mas a forma como você tratará seus hóspedes atuais e clientes fiéis é que fará toda a diferença no futuro. Criar campanhas de e-mail marketing para esses clientes, por exemplo, pode ser uma maneira de resgatar o movimento do hotel no período após a crise.

Um exemplo de campanha estratégica efetiva é aquela que muitos hotéis estão realizando. Muitos deles optaram por oferecer férias coletivas para funcionários e por fechar momentaneamente as operações do estabelecimento. Ao mesmo tempo, enviaram e-mails para antigos clientes e hóspedes, como esse:

“Fiquem em casa, sonhem com as férias que estão por vir e não deixe de fazer sua reserva antecipada… muitos outros estarão planejando o mesmo.”

Essa é uma maneira de reduzir custos operacionais durante esse período de crise ao mesmo tempo que trabalha um relacionamento efetivo com clientes.

Foque no futuro

Crie campanhas nas mídias sociais que foquem no futuro, essa crise vai passar e quando passar você precisa estar preparados para atender à grande demanda que virá. Um exemplo de campanha estratégica é gerar conteúdo com a filosofia do futuro. Não cancele, adie, não desista, planeje, veja o que está te esperando, imagine você daqui um tempo curtindo essa piscina ou essa praia. Produzindo conteúdo que desperte a curiosidade e interesse do seu público-alvo em conhecer e visitar o seu hotel.

Você deve também colocar no seu site uma forma fácil para que seu cliente possa solicitar uma remarcação e evite o cancelamento. Nós do selfHotel criamos um plugin gratuito que seu hotel também poderá colocar no site como neste exemplo abaixo:

Aproveite para reorganizar a gestão

Esse período de crise também pode ser uma oportunidade para reavaliar a gestão do hotel. É possível, por exemplo, aproveitar o momento para fazer pequenos reparos em pontos do hotel que não podiam ser realizadas antes.

Tudo tomando as devidas precauções, para evitar contágio entre os funcionários que estiverem envolvidos no trabalho.

Atualize-se! Aproveite também para estudar e atualizar seus conhecimentos durante a quarentena. Perceba que esse poderá ser um grande diferencial, não apenas seu como também do seu hotel. Várias ações comunitárias estão circulando pela web colocando cursos gratuitos ou até mesmo eventos online, como é o caso Digitalks Lives, SenaiFGV, Udemy e até mesmo do Hotel Summit 2020.

 

 
 
 
 
 
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Ferramentas gratuitas para ajustar suas estratégias a esse momento de incertezas e transformar os desafios em oportunidades! 🙏🏻💙

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E essas são apenas medidas iniciais. Quer descobrir como usar o Marketing Digital a favor do seu hotel para combater a crise? Confira no próximo tópico 4 dicas de Marketing essenciais!

5 dicas de Marketing Digital para combater a crise

A chave para o sucesso na gestão de crise nos próximos meses, certamente, será a comunicação. Ter uma comunicação clara com funcionários é fundamental, mas é ainda mais importante apostar em um marketing informativo para os hóspedes também.

Existem pelo menos 5 estratégias que podem fazer toda a diferença para seu hotel. Confira!

1. Divulgue nas redes sociais as medidas de proteção implementadas pelo hotel

O primeiro passo é deixar claro que o hotel se preocupa com a segurança de funcionários e hóspedes. Isso é possível através de posts nas redes sociais, mostrando todas as medidas que o hotel está adotando para passar pelo surto sem pôr em risco a saúde de quem está no estabelecimento.

Um exemplo disso foi o posicionamento adotado pelo Grande Hotel da Barra, em Salvador, em seu perfil no Instagram. O post foi simples, mas apresentou de forma clara todo o empenho do hotel em reduzir os danos durante o período. Confira:

 

 
 
 
 
 
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Estamos atentos às medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde para a preservação da saúde coletiva em combate ao Covid-19. ⠀ #GrandeHoteldaBarra #GHB #MedidasPReventivas #Coronavirus ⠀

Uma publicação compartilhada por Grande Hotel da Barra (@grandehoteldabarra) em

2. Faça uma publicação no blog informando as soluções adotadas

O blog também é uma das ferramentas mais importantes na hora de abrir um diálogo franco com hóspedes e futuros clientes. O ideal é que o hotel explique de forma detalhada todas as soluções adotadas para enfrentar a situação. Hotéis, como o Verdemar, já estão colocando a estratégia em prática.

Aproveite esse momento e gere ainda mais conteúdo de valor para o cliente. Tire boas fotos e faça vídeos instigantes, e use todo esse material em posts detalhados no blog do hotel.

Além disso, também faça posts altamente informativos, ensinando os viajantes inveterados a se protegerem durante os próximos meses.

3. Conte com uma estratégia de e-mail marketing

Uma alternativa eficiente para informar hóspedes, clientes fiéis e pessoas que já fizeram reserva no hotel é a criação de campanhas de e-mail marketing. Enviar e-mails informando o posicionamento do hotel, principalmente quanto ao seu funcionamento nos próximos dias e meses, é o mais importante.

4. Entre em contato com as pessoas que fizeram reserva

Nesse momento, é importante que o hotel seja proativo e rápido. Entre em contato com todas as pessoas que já fizeram reserva no hotel e informe sobre o funcionamento do estabelecimento, além de oferecer alternativas de reagendamento da reserva.

Dessa forma, o hotel evita uma onda de cancelamentos e consegue planejar melhor os próximos meses.

5. Use a força dos vídeos

Grave vídeos para o YouTube e Instagram, mostrando para o público os procedimentos que o hotel está realizando para garantir a segurança de todos. Essa estratégia pode ser usada juntamente com outras, como a publicação no blog.

O ideal é que o vídeo seja o mais ilustrativo possível. Mostre cenas em que os funcionários do hotel realizam a limpeza do local, além de apontar visualmente todas as outras medidas já adotadas.

Além disso, tenha um posicionamento positivo, mostrando que o hotel está à disposição dos hóspedes e preparados para oferecer uma experiência inesquecível (e segura, mesmo na crise!).

Outra forma de usar esse recurso. A crise irá passar e essa é uma certeza que precisamos colocar em pauta, não esqueça que a maioria das pessoas estão em casa e navegando pela web. Selecione vídeos públicos no Youtube que mostram as belezas de sua região e os utilize em outros canais como site ou até mesmo no blog, mostrando e instigando a vontade e o sonhos das pessoas conhecerem sua região, o que acontecerá em breve, e esta lembrança fará com que eles deem preferência pelo seu hotel.

O Coronavírus é além de um desafio na saúde das comunidades, um desafio na saúde dos negócios. Usar as ferramentas certas e manter-se atualizado com as informações são fundamentais nesse momento.

A sensação gerada pode remeter ao caos, mas a melhor coisa a se fazer é olhar para frente e acalmar os nervos dos consumidores da melhor maneira possível, com mensagens claras através dos canais de comunicação mais efetivos.

A crise irá passar, mas a vontade e o sonho das pessoas viajarem não. Estejam preparados!

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