Mantenha seu negócio ativo nos meios digitais sem depender 100% do Facebook

Publicado em: 15/05/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

As últimas atualizações do algoritmo do Facebook reduziram drasticamente o alcance das publicações, exigindo que empresas mudem as estratégias de conteúdos nas redes sociais

É inegável que as mídias sociais revolucionaram a internet, trazendo novas possibilidades de comunicação entre as pessoas. Sites de redes sociais como do Facebook começaram como uma “brincadeira” e logo se tornaram gigantes da mídia, atraindo a atenção de empresas de todos os tamanhos e segmentos.

O motivo para esse interesse crescente se deve, principalmente, ao baixo custo para manter uma página, somado às vantagens de poder se aproximar de forma mais eficaz dos públicos de uma marca ou negócio. Muitos empreendimentos, inclusive, iniciaram no Facebook. Mas é preciso muito cuidado, pois as mudanças regulares no algorítimo da plataforma podem trazer muitas dores de cabeça, comprometendo, por exemplo, a sobrevivência do empreendimento.

Mas como isso é possível?

Sem dúvida, as mídias sociais são ferramentas fundamentais para a promoção de seu hotel ou pousada, pois ali é possível estabelecer uma relação de proximidade muito maior com seus potenciais hóspedes, que certamente falarão e compartilharão suas experiência vividas em sua hospedagem.

Contudo, essa estratégia de relacionamento não pode ser seu único ou principal meio de divulgação na internet. Isto porque, com as constantes modificações no algoritmo da plataforma do Facebook, por exemplo, o alcance orgânico (aqueles que não são pagos) das publicações, reduziu drasticamente, impactando diretamente sobre a visibilidade dos conteúdos produzidos.

Com a redução do alcance, é necessário investir cada vez mais em anúncios para impulsionar as publicações. Por mais relevantes que sejam seus posts, eles se tornarão dependentes dessas ações promocionais, situação que demandará maior planejamento e cuidado com o direcionamento de seu orçamento em mídia digital.

Invista em um site próprio

Produzir conteúdos relevantes para seus clientes é uma missão que seu hotel ou pousada deve abraçar como uma filosofia de negócios sem volta. Mas essa postura não pode se restringir apenas a uma plataforma, como o Facebook, antes, deve englobar todas as ferramentas utilizadas pelo negócio, inclusive com a adoção de outros canais e plataformas que sejam capazes de estar onde seu cliente está.

Invista também em seu site, tornando-o uma autoridade sobre as informações procuradas pelos viajantes de sua região no Google

Por isso, além de manter sua página no Facebook, Instagram e outras mídias atualizadas e alimentadas com conteúdo relevante, invista também em seu site, tornando-o uma autoridade sobre as informações procuradas pelos viajantes de sua região no Google.

Veja alguns links para seu hotel investir nessa estratégia:
– O que é um Site Responsivo para Hotel ou Pousada?
– Incentive seu visitante com descontos exclusivos e aumente exponencialmente a conversão no site do hotel ou pousada
– Uso do Whatsapp por hotéis aumenta vendas diretas. Sabe como integrar ao site?
– Quer melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas? Então você precisa saber o que é Bounce Rate
– Marketing de conteúdo, a isca perfeita para o hoteleiro transformar visitas ao site em reservas direta

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Fale menos de você mesmo, fale mais com seu cliente

Esta é a filosofia do Marketing de conteúdo: oferecer soluções e respostas aos clientes, sem a necessidade de falar de si próprio de forma direta. Pense conosco: o usuário acessa o Google e busca por “locais para visitar no Rio de Janeiro de graça” e, entre os resultados da pesquisa, aparece o blog do seu site. Se a sua página for uma das primeiras, é muito provável que o usuário acesse, veja as informações procuradas e ainda conheça seu hotel.

Encontrando o que procura e outros conteúdos relacionados ao tema no seu blog, ele provavelmente irá permanecer na página ainda por mais tempo, aumentando as chances de ele reservar suas diárias.

Pense de forma estratégica

Mais importante do que manter uma página do seu hotel ou pousada no Facebook, é pensar de forma estratégica, buscando responder com ações bem planejadas às perguntas que o seu potencial hóspede faria ao realizar uma pesquisa sobre o destino de viagem, onde se encontra o seu empreendimento. São essas perguntas e respostas que lhe fornecerão o subsídio para desenvolver os conteúdos que atrairão o usuário até sua página, destacando-o na multidão das OTAs e demais concorrentes.

Saia na frente, tenha um site proprietário

Finalmente, uma das maiores vantagens em ter um site próprio para o seu negócio é a garantia de sua propriedade e, com ela, a certeza de que seu conteúdo não será derrubado ou indisponibilizado por mudanças como as ocorridas no Facebook. Além disso, ele funcionará, se configurado corretamente e alimentado com conteúdos relevantes, como uma bússola para os usuários encontrarem o seu hotel. Isto porque os mecanismos do Google o posicionará como a fonte de informação que sempre tem as melhores respostas às pesquisas feitas no buscador.

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