Como usar o Whatsapp Business na comunicação do hotel ou pousada

Publicado em: 09/02/2018

Agora em modelo business, a nova versão do Whatsapp promete ser mais um meio oficial para os  canais de comunicação do seu Hotel

Não é a primeira vez que falamos sobre o novo modelo de Marketing Digital, onde o relacionamento entre empresa e consumidor é o pilar principal de sustentação. Partindo desse princípio, o mais famoso aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, Whatsapp, lançou a versão corporativa, específica para empresas se comunicarem de maneira oficial.

Esse novo modelo é uma extensão do aplicativo já conhecido por todos, mas com foco no meio corporativo. Apresentando funções idealizadas para maior comodidade das empresas se comunicarem com os seus clientes, essa nova verão possibilita a todos os empreendimentos – incluindo o seu hotel – a aproveitarem dessa oportunidade para estabelecer e fortalecer os laços com seus hóspedes.

Saiba agora as principais diferenças entre o Whatsapp já utilizado por todos e o seu novo formato business.  Aproveite essa oportunidade para transmitir uma imagem profissional para seu negócio, e saber como seu hotel ou pousada pode agregar esse “novo” veículo a favor da experiência da comunicação com seus clientes.

Diferenciais da versão Business

Focado em empresas, o aplicativo apresenta duas versões: Business e Enterprise. Já disponível na PlayStore,  a versão Business é voltada para empresas de pequeno porte, já a Enterprise – ainda em fase de teste –  é para negócios de larga escala, como centrais de vendas e telemarketing.

No formato Business, o perfil do hotel aparecerá com o selo de verificação – já conhecido em redes como Facebook, Instagram e Twitter – ao lado do nome do contato na agenda.

O perfil também contará com informações da empresa como endereço, descrição e horários de atendimento, além do modo “away message” (estamos fora), – mensagens automáticas para quando a empresa não puder responder – tradução simultânea, respostas rápidas e estatísticas para monitoramento de mensagens.

… utilização de um número fixo, sem a obrigatoriedade de ter um smartphone exclusivo …

Agora a principal vantagem é a utilização de um número fixo, sem a obrigatoriedade de ter um smartphone exclusivo com número móvel, mas precisa baixar o aplicativo primeiro num smartphone fazer o cadastro e só depois utilizar pelo WhatsApp Web. Agora dá para manter os dois aplicativos no mesmo aparelho, um com o número pessoal e no outro o da empresa.

Imagem oficial fornecida pelo WhatsApp Business

Como Usar no seu Hotel

Muitos negócios já aderiram ao Whatsapp convencional como modo de comunicação, principalmente no ramo da hotelaria, para facilitar a interação com o cliente, que cada vez mais adota esse meio com mais frequência. Mas com esse novo recurso, é possível fazer isso de maneira mais profissional e ainda mensurar esse desempenho.

Com o Whatsapp Business seu hotel pode mandar comunicados para os hóspedes, pedir feedback, enviar novidades de pacotes, promoções, entretenimento, entre outras várias possibilidades. Seja criativo, pense nesse recurso como mais um facilitador da sua comunicação e mais uma forma de atendimento ao cliente.
 


Imagem ou banner no tamanho correto para WhatsApp

Quando for enviar uma imagem para algum cliente, fique atento ao tamanho, ela precisa ter no geral  1920px de altura x 1080px de largura – essa dica vale para qualquer um dos aplicativos do WhatsApp utilizados por seu hotel ou pousada. Agora fique atento, nem tudo ficará visível na time line, veja no infográfico abaixo o tamanho correto em pixel e use sua criatividade para chamar atenção e vender suas reservas.

Clique para visualizar o infográfico num tamanho maior

10 Mandamentos do Whatsapp Business

  1. Não seja inconveniente;
  2. Não visualize e não responda;
  3. Escreva conteúdos claros;
  4. Nada de textos longos;
  5. Use uma linguagem adequada;
  6. Limite a quantidade de imagens e vídeos;
  7. Evite cometer erros ou abreviações;
  8. Caso erre, retifique;
  9. Não demore para responder, use o modo “away message”;
  10. Evite mensagens que possam causar ruídos de comunicação.

 

Aproveite essa oportunidade para ser mais um meio de comunicação com os seus hóspedes. Esteja presente nesses meios e interaja, pois isso fará toda a diferença na receptividade das pessoas em relação ao seu hotel ou pousada, podendo ajudar a gerar comentários positivos em suas redes.

Desvantagens do WhatsApp Business

  1. Não dá para usar em dois aparelhos ao mesmo tempo. Sempre que precisar mudar, terá que fazer a verificação exigida.
  2. Precisa de um smartphone para criar a conta e manter relação com o WhatsApp Web, caso contrário não funciona apenas no computador.
  3. Em alguns aparelhos, o sistema está deletando o backup do WhatsApp tradicional.

 

Gostou do artigo? Clica ai nos botões abaixo da sua rede social preferida e compartilhe com seus amigos. Ah! Se quiser dar um alô para nossa equipe clica ai no link e anota nosso WhatsApp Business: +55 71 3013-8692.

 

Leitura Complementar: