Como usar o Whatsapp Business na comunicação do hotel ou pousada

Publicado em: 09/02/2018

Whatsapp Business: uma nova ferramenta de comunicação para hotéis e pousadas com os hospedes

No novo modelo de Marketing Digital, o relacionamento entre empresa e consumidor é o pilar principal de sustentação. Partindo desse princípio, o mais famoso aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, Whatsapp, lançou a versão corporativa para empresas se comunicarem de maneira oficial com seus clientes.

Esse novo modelo é uma variação do aplicativo já conhecido por todos, só que com foco no meio corporativo. Ele apresenta funções idealizadas para otimizar a comunicação da empresa com seus clientes, e é uma grande oportunidade para hotéis e pousadas fortalecerem laços com os hóspedes e gerarem reservas.

Quer aproveitar essa ferramenta para fortalecer a imagem de seu negócio? Conheça agora as principais funcionalidades do Whatsapp Business para seu hotel e entenda como seu hotel ou pousada pode incorporar essa mídia a favor da comunicação com seus clientes!

O que é, afinal, o WhatsApp Business e quais as suas vantagens?

Focado em empresas, e já disponível para download na PlayStore, a versão Business é voltada para empresas de pequeno e grande porte, como centrais de venda, clínicas e, claro, hotéis.

No formato Business, o perfil do hotel aparecerá com um selo de verificação — como aquele em redes como Facebook, Instagram e Twitter — ao lado do nome do contato na agenda. Isso dá segurança para seus hóspedes e garante para eles que estão se comunicando, realmente, com o seu estabelecimento.

Quer saber algumas das funcionalidades e vantagens de usar o WhatsApp Business em seu hotel? Confira!

1. Informações sobre o hotel

Dentre as vantagens de ter um perfil comercial no WhatsApp, está a possibilidade de disponibilizar de modo prático as principais informações de seu hotel, tais como o endereço, e-mail, site e até horário de funcionamento do atendimento.

Além disso, os perfis comerciais receberão um símbolo de verificação, garantindo para o hóspede que ele está se comunicando com um canal oficial do hotel.

2. Modo “estamos fora”

O perfil business também tem o modo “Estamos Fora” (“away message”), quando não houver um responsável realizando o atendimento pelo WhatsApp, ou quando o hotel estiver fora do seu horário de atendimento.

Esse modo garante que respostas prontas sejam entregues para o hóspede que decidir entrar em contato com vocês.

3. Tradução simultânea

Se você atende muitos hóspedes estrangeiros, talvez se beneficie um pouco com isso: o WhatsApp Business tem uma ferramenta de tradução simultânea, facilitando a comunicação entre seu hotel e o cliente.

4. Respostas prontas rápidas

Sabe aquelas perguntas frequentes dos hóspedes? Você pode salvar mensagens padrão respondendo essas questões, e enviá-las de modo prático ao cliente.

Isso otimiza tempo e mantém um padrão nas respostas fornecidas pelo seu hotel.

5. Monitoramento de estatísticas

Assim como no site do seu hotel, ou no perfil do Facebook e Instagram, o WhatsApp Business também fornece estatísticas sobre acesso, número de mensagens enviadas e lidas pelos usuários.

E, como sempre afirmamos em nossos posts, monitoramento de estatísticas é um dos passos cruciais para trabalhar sua estratégia de marketing. Isso não é diferente para o WhatsApp Business: você pode usá-lo como uma forte ferramenta dentro de sua estratégia de marketing digital.

6. Criação de etiquetas para gerenciar contatos

Outra ferramenta bacana, e que pode ajudar seu hotel a criar ações de marketing bacanas, é a criação de etiquetas no WhatsApp.

Através dessa ferramenta, você pode separar os seus contatos em grupos distintos, como o de “hóspedes atuais”, “interessados em viajar”, “hóspedes satisfeitos”.

Dessa forma, você pode trabalhar o seu remarketing também através do WhatsApp, trazendo hópedes antigos de volta para o hotel. Da mesma forma, você poderá usar os contatos de interessados para estimulá-los a reservar com o seu hotel.

7. Utilização de um número fixo para o perfil

Outra vantagem interessante, além das que já citamos, é a utilização de um número fixo, sem a obrigatoriedade de ter um smartphone exclusivo com número móvel para ter acesso ao WhatsApp.

Porém, vale lembrar que é necessário baixar o aplicativo num smartphone, fazer o cadastro e, então, utilizar pelo WhatsApp Web. É possível manter as duas versões do aplicativo (individual e corporativo) no mesmo aparelho, um com o número pessoal e no outro com o número de telefone do hotel.

Imagem oficial fornecida pelo WhatsApp Business

Como usar o WhatsApp Business no seu Hotel?

Muitos negócios, especialmente da hotelaria, já aderiram ao WhatsApp convencional como canal de comunicação, facilitando a interação com os clientes. E é fato que muitos clientes têm preferido o app para realizar reservas diretas ou entrar em contato com o hotel.

E, diante isso tudo, é claro que o seu hotel não pode ficar de fora. Investir nessa modalidade de comunicação não só facilita seu contato com o público, mas também garante que você ganhe poder de competitividade e aumente suas possibilidades de reservas diretas.

Com o Whatsapp Business, seu hotel pode enviar comunicados para os hóspedes, pedir feedback, divulgar novidades, pacotes, promoções, entretenimento, entre outras informações. Seja criativo, pense nesse recurso como um facilitador da comunicação e atendimento ao cliente.


Qual o tamanho correto da imagem ou banner para o WhatsApp?

Uma dúvida que você pode ter agora é sobre o tamanho das imagens usadas no WhatsApp Business. Afinal, não adianta nada ter um perfil comercial se você não usa nenhuma foto do seu hotel: a foto passa credibilidade e reforça a imagem profissional do estabelecimento.

Sobre isso, não tem grandes mistérios. As imagens para a plataforma precisam ter 1920px de altura x 1080px de largura, inclusive os banners promocionais ou divulgações que seu hotel enviar para a lista de contatos.

Essa dica vale para qualquer um dos aplicativos do WhatsApp utilizados por seu hotel ou pousada. Observe que nem tudo fica visível na timeline, veja no infográfico abaixo o tamanho correto em pixel e use sua criatividade para chamar atenção dos clientes e aumentar suas reservas.

Clique para visualizar o infográfico num tamanho maior

10 Mandamentos do WhatsApp Business para hotéis e pousadas

  1. Não seja inconveniente;
  2. Visualize e sempre responda;
  3. Escreva conteúdos claros;
  4. Nada de textos longos;
  5. Use uma linguagem adequada;
  6. Limite a quantidade de imagens e vídeos;
  7. Evite cometer erros ou abreviações;
  8. Caso erre, retifique;
  9. Não demore para responder, use o modo away message, se necessário;
  10. Evite mensagens que possam causar mal entendidos ou duplo sentido na comunicação.

Aproveite a oportunidade para ter mais um meio de comunicação com os seus hóspedes. Aproprie-se de forma profissional da ferramenta e estabeleça bons relacionamentos. Isso fará toda a diferença na receptividade das pessoas em relação ao seu hotel ou pousada, podendo ajudar a gerar comentários positivos em suas redes.

Desvantagens do WhatsApp Business

  1. Não é possível utilizar em dois aparelhos ao mesmo tempo. Sempre que precisar mudar, será necessário fazer a verificação exigida.
  2. Necessita de um smartphone para criar a conta e manter relação com o WhatsApp Web, caso contrário não funciona apenas no computador.
  3. Ao recuperar o backup de conversas do Whatsapp no Whatsapp Business, não será possível recuperá-lo na versão pessoal. Para evitar o problema, considere fazer uma cópia do backup do Whatsapp de seu telefone no computador antes de começar a usar a versão Business.

Dica final!

Facilite a comunicação com seus hóspedes e leads para aumentar suas reservas diretas. O “WhatsApp Sem Salvar Contato” é uma ferramenta gratuita para direcionar usuários diretamente para sua janela de chat do WhatsApp sem ter a necessidade de cadastrar o número na agenda do telefone, tornando mais rápido e prático o contato com seu setor de reservas.

Acesse whatsappsemsalvarcontato.com.br e fale agora mesmo sem precisar salvar os dados no seu celular.

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