Aumente as Vendas Diretas do Hotel integrando um bom Motor de Reservas ao site e redes sociais

Publicado em: 16/02/2018

Confira as vantagens de possuir um bom Motor de Reservas em conjunto com uma estratégia de Marketing Digital e converta as visitas do seu site e redes sociais em reservas diretas.

Em uma época não muito distante, os hotéis pagavam comissões às agências de turismo tradicionais para que pudessem aumentar as suas vendas. Logo após, com o advento da internet, houve uma migração das vendas “offline” para o mundo virtual da web. Nesse processo surgiram e cresceram as OTA’s, fazendo um grande investimento em marketing digital, angariando os clientes onlines dos hotéis e fomentando o impulso de compra através dos seus diversos atrativos.

Diante do processo de mudança de vendas do mundo real para o virtual, surge também um imenso questionamento: Por que os hotéis não realizam as vendas em seus sites? Por que ficar refém das OTA’s? Assim, houve um despertar para o grande processo de busca pelas reservas diretas, que é fundamental para aumentar a lucratividade do hotel. Mas para tal resultado é preciso que o hoteleiro saia da zona de conforto.

Porque as OTA’s vendem com mais facilidade que o próprio hotel? Porque a maior parte das reservas não são diretas, já que 70% são oriundas da internet? A resposta está na facilidade de compra que o usuário tem junto às agências online, resumida em três fatores principais:

O bilionário investimento anual das OTA’s em anúncios online, como Facebook e Google, esse segundo contando ainda com uma estratégia avançada de SEO para que sempre estejam bem ranqueados nas pesquisas.

A Facilidade de compra, sendo eles os propulsores das reservas online.

Uma excelente estratégia de marketing digital. Boas fotos, vídeos, depoimentos, comparação de preços, condições promocionais, clube de fidelidade e muito mais.

Agora que você sabe quais as vantagens das OTA’s, é hora de virar o jogo. Para isso, um ponto importantíssimo é preciso ser levado em consideração. Antes de fechar negócio, o usuário, visita o site oficial do hotel em busca de mais informações e é aí que o hotel precisa agarrar as oportunidades.

O Que Precisa pra Virar o Jogo?

Pra começar um bom site com conteúdos atrativos e um bom motor de reserva para converter a venda. Não tem como atrair o cliente com todas as vantagens e dificultar na hora de bater o martelo. A maioria das reservas são feitas online e o hoteleiro precisa entrar nesse embate comercial para aproveitar todas as oportunidades e manter bons resultados de vendas diretas.

As vendas diretas devem ser o foco principal do seu hotel, pois, evita o pagamento das taxas de comissões que são cobradas pelas OTA’s. E para tal resultado ter um bom motor de reservas é o mínimo que precisa. Levando em consideração que sem motor não há como efetuar a venda online, pois com ele, o próprio cliente poderá visualizar sua disponibilidade e preço, e sem esse elemento o processo de compra torna-se muito mais burocrático.

Agora esteja atento! Sozinho, o motor de reservas, não tem o poder de conversão. Lógico que é preciso ter uma excelente ferramenta para facilitar o máximo, tornar a compra simples, rápida e prazerosa. Para isso, é bom ficar atento aos seguintes pontos positivos:

√ Facilidade do Uso que Permita a Compra em Poucos Cliques
√ Técnicas Simples

√ Clareza das Informações,
√ Depoimentos de Outros Usuários 

√ Criação de Ofertas.

Essas são as características básicas de um bom motor de reservas. Fuja das ferramentas amadoras. Só trará prejuízos ao negócio.

A SalesCycle Company realizou uma pesquisa em 2015 para mensurar o que mais gera impactos na performance das vendas on line. Assim, chegaram a alguns pontos cruciais.

Veja Quais São as Principais:

  • Número de etapas (se for preciso muitas etapas para o processo de compra o usuário tende a desistir.)
  • Tempo de resposta ( se o sistema não for rápido nas respostas às solicitações também traz impactos negativos.)
  • Dificuldade em encontrar informações.

Segundo a mesma pesquisa, a taxa de abandono da compra é de 95% a 97%.

E Os Motivos São:

      • 5% por fatores técnicos;
      • 11% pela longevidade do processo;
      • 20% por necessidade de rever comentários de usuários;
      • 31% preço alto, comparado aos concorrentes ou OTA’s;
      • 33% porque estavam apenas pesquisando.

Por fim, para competir com as OTA’s é preciso ofertar no mínimo as mesmas condições que estão disponíveis nas agências. Se o cliente tiver mais vantagens comprando com terceiros com certeza o negócio será fechado por lá. Ofertas especiais, melhores condições de pagamentos e pequenos mimos como jantar de boas vindas grátis, podem ser uma boa alternativa para vencer a concorrência.

Não podemos esquecer de forma alguma que, para que tudo dê certo é preciso investir nas dicas acima e, principalmente, na geração de tráfego nos seus canais virtuais, ou seja, o marketing digital é a chave para o sucesso, aumentando o número de visitas e com atratividades convertendo-as em reservas diretas.