Quer aumentar o alcance do hotel? Invista em Anúncios Online!

Publicado em: 28/06/2018 | Atualizado em: 28/11/2023

Entenda como os Anúncios Online no Google e Redes Sociais podem aumentar seu alcance e suas Reservas Diretas

Há tempos dizemos aqui no Blog do Hoteleiro que para aumentar as reservas diretas é preciso aumentar o alcance de sua comunicação. O hotel pode ser de pequeno ou grande porte, localizado no interior ou na capital, próximo da praia ou do centro da cidade. A busca continua sendo a mesma: fazer com que mais pessoas encontrem, conheçam e escolham seu empreendimento. Agora você vai concordar que  tudo isso deve ser feito com o mínimo gasto de recursos e o máximo de resultados.

Num passado recente, o e-mail marketing foi muito utilizado por hoteleiros, na tentativa de aumentar o alcance de potenciais hóspedes. Com o tempo, o envio massivo e desordenado dessas mensagens se mostrou ineficaz, situação semelhante a dos anúncios em placas de outdoor, que, além do alto custo, só atingiam os passantes no local de sua exposição, com resultados difíceis de mensurar e baixíssimo retorno financeiro.

Estratégias desenvolvidas com promoções no site do hotel, conteúdo para redes sociais para despertar interesse pela região, blogs com conteúdos ricos e e-mail marketing segmentado, são fundamentais para obter resultados, mas todos eles a médio e longo prazo.

Então, o que fazer para ter um ALCANCE RAPIDO com o Marketing Digital?

Anúncios Online! Não tem segredo, para alcançar públicos maiores, num curto espaço de tempo, os anúncios em Redes Socais ou no Google, são a grande saída para a questão. Investir em técnicas de SEO e conteúdos ricos para aparecer em primeiro lugar nas buscas, demanda mais tempo e maiores conhecimentos. Por outro lado, o algoritmo do Facebook está diminuindo, cada vez mais, a entrega orgânica de publicações aos usuários. Nesse contexto, os anúncios acabam sendo a grande solução para resolver a equação “Maior alcance, Menor Tempo = Aumento das Reservas Diretas”.

Saiba então o que fazer para ter anúncios online capazes de ajudá-lo a rampear suas reservas diretas.  Neste post você vai ler:

 

 

O que o hotel ganha investindo em anúncios online?

Pode parecer obvio, mas é claro que é o Aumento das Reservas Diretas. Isso sem falar em outras conquistas que irão posicionar o seu empreendimento hoteleiro frente à concorrência, como o aumento de visitas ao site e a seu motor de reservas, a quantidade de fans no Facebook e os novos leads na sua lista de contatos para ações de email marketing.

O termo anúncio se refere a mensagens – visuais, auditivas ou audiovisuais curtas – que têm por finalidade explicar um produto, seus benefícios e utilidades, para que seja comprado ou conhecido pelo público. O anúncio online é aquele que tem o mesmo conceito e finalidade, só que sua distribuição acontece por dispositivos conectados à internet, com link apontando para o destino da conversão.

A grande sacada é que os anúncios online, ao contrário dos anúncios em meios tradicionais (outdoor, revista, rádio, TV), permitem segmentar, de forma mais precisa, o público que irá receber a informação, fazendo com que haja um maior controle sobre os resultados e direcionamento das ações, que podem ser rapidamente corrigidas, com base em dados produzidos em tempo real e com altíssima fidelidade.

Ao lado da eficácia está o baixo custo que caracteriza a publicidade digital. Não são necessários vultuosos investimentos de recursos para se obter bons resultados, como acontecia nos meios tradicionais. O mais importante é entender como fazer. É claro que, quanto maior a capacidade de investimento do seu hotel ou pousada, maiores serão os resultados alcançados.

Ahhh! Agora sim…

Seguindo indicações de profissionais nessa área, conheça a seguir, os melhores meios para anunciar na web e saia na frente da concorrência.

Publicidade para o Hotel com a Compra de Palavras-Chave

Antes de falar das vantagens desse tipo de publicidade, é preciso entender o que são palavras-chave e como utilizá-las da melhor forma, para ter resultados adequados às expectativas para o seu hotel ou pousada.

As palavras-chave são expressões ou frases formuladas para fazer coincidir os anúncios do seu negócio com aquelas palavras, frases ou termos utilizados pelos usuários nas pesquisas, como pode ser visto na imagem abaixo, simulando uma pesquisa no Google com a expressão “Hotel em Florianópolis”.

Resumindo, a pessoa procura pela palavra-chave do seu hotel, que poderia ser “Hotel em Florianópolis” e o mecanismo do Google entrega uma lista com diversos resultados, entre eles o site do seu hotel – caso esteja com todos os requisitos técnicos configurados. A ordem dessa lista vai depender dos concorrentes/competidores, fica em cima quem melhor utilizar as técnicas.

Leia mais sobre esse assunto nesse link aqui em nosso blog:
Webinar | SEO para Hotéis e Pousadas

Sabendo, então, que no resultado orgânico – 10 por página – as primeiras colocações são, de fato, as que mais convertem em cliques e conversões, e, para ficar entre elas, é preciso atender à uma série de pré-requisitos técnicos, pagar por anúncios desse tipo acaba sendo um grande atalho para estar no topo. Mas fique atento, isso não afeta o posicionamento não pago (orgânico) do site.

Como funcionam os links patrocinado para seu hotel?

Primeiro é preciso criar uma conta no Google AdWords para, em seguida, cadastrar as palavras-chaves  desejadas, sendo elas correspondentes ao hotel ou à região. Para saber quais seriam essas palavras, antecipe as perguntas que o usuário faria no buscador, capazes de levá-lo ao seu site, como no caso da busca “Hotel em Florianópolis”. No AdWords, além das palavras-chave, será fundamental segmentar também quais cidades receberão o anúncio, qual a verba limite por clique ou por periodo, escolher a melhor distribuição de dias e horários e por fim, acompanhar periodicamente os resultados, excluindo palavras que não estejam convertendo ou incluíndo novas palavras sugeridas pela campanha.

O Google AdWords é a solução de publicidade on-line do Google. Com ele, é possível criar anúncios on-line para alcançar as pessoas exatamente quando elas estão interessadas nos produtos e serviços que seu hotel oferece.

Anúncios do hotel com exibição em Display

Antes de falar sobre suas funcionalidades, vamos novamente entender um pouco o que é isso: anúncios na Rede de Display do Google. Este é um tipo de propaganda em forma de banners ou textos que podem aparecer na “rede de pesquisa” e na “rede de sites parceiros” do Google, como no exemplo abaixo, o anúncio da Avianca no site do Fantástico.

Anúncio da Avianca na Rede de Display do Google no G1

Anúncio em Display é o tipo de campanha que exibe propagandas para alcançar os usuários enquanto eles realizam pesquisas no buscador ou navegam por sites da rede de Display do Google, podendo escolher os tipos dos canais/sites de acordo com os assuntos que estes abordam, como Viagem, Turismo ou Férias em Família.

Anúncios de Remarketing para o Hotel

Agora que seu hotel já iniciou o alcance com os anúncios de Palavras Chaves, na rede de Display e com as Redes Sociais (que veremos a seguir), chegou o momento de reforçar a marca ou os serviços do seu hotel junto a todas as pessoas que foram impactadas e chegaram até seu site.

Funciona mais ou menos assim: no celular ou computador da pessoa que visitou seu site, um arquivo ou cookie é gravado, fazendo com que anúncios sobre seu empreendimento sejam exibidos nas páginas que ela visitar, através dos dispositivos eletrônicos que acabamos de mencionar.

Esse tipo  de anúncio pode ser feito tanto no Google Adwords como Facebook Ads, que seguem seus visitantes durante sua navegação em um dos sites de suas redes.

Publicidade do hotel nas Redes Sociais

Diferente do que muitos pensam, fazer propaganda nas redes sociais não é apenas publicar uma foto com uma legenda e achar que todos que seguem seu hotel no perfil visualizará o post. É preciso ANUNCIAR.

Nestes anúncios é possível alcançar usuários por perfil social, de maneira bastante precisa, escolhendo o alvo por indicadores sociais (idade, sexo, posição geográfica, escolaridade, profissão, etc.) e principalmente por interesse, sim, por INTERESSE.

Enquanto navegamos nas redes sociais, deixamos um rastro registrado de todos os conteúdos que nos interessaram. Fazemos isso quando clicamos, curtimos, comentamos, compartilhamos ou, simplesmente, visualizamos por um tempo maior que o habitual. Ah! Também pelo que falamos quando estamos próximo do telefone, mas esse assunto deixaremos para outro post.

Entendida essa parte da filtragem, agora será preciso criar uma legenda bacana e uma imagem que desperte a atenção do seu público, sem que esta tenha mais que 20% de texto sobre ela. Link apontando para seu seu site ou para uma landing page, ajudarão a conversão e ao resultado esperado com o anúncio, que pode ser o convite para fazer uma reserva ou comprar os ingressos para um café especial no dia das mães.

Serão exibidos anúncios com base nos interesses manifestados pelas pessoas, enquanto navegam e acessam os diversos conteúdos postados, curtem páginas e interagem com outros usuários. O funcionamento é bastante similar ao do remarketing: os anúncios apresentados se baseiam nas ações do consumidor dentro da plataforma.

É como se colocasse um anúncio à margem de uma via de grande circulação, onde trafega um certo perfil de pessoas. A expectativa para esse tipo de publicidade, é que, quem passa pela via, no caso, quem está conectado às redes sociais, “esbarre” no seu anúncio e se interesse, tornando-se um potencial hóspede do empreendimento hoteleiro.

Pesquisas realizadas pela Agencia BeeWeb apontam que, cerca de 0,01% dos anúncios em redes sociais, geram conversões, enquanto a publicidade por compra de palavras no Google Adwords apresenta taxa de conversão de 1% ou  mais. Agora é só escolher o anúncio que melhor atende as necessidades do seu hotel, aumentar o alcance de sua comunicação e rampear suas reservas diretas com os anúncios online.

 
Leia mais sobre técnicas para aumentar suas Reservas Diretas na internet:
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