Os Resultados do seu Hotel serão Impactados pelo novo Algoritmo do Instagram

Publicado em: 13/06/2018

Saiba o que fazer para ter mais engajamento nas publicações de hotéis e pousadas com o novo Instagram

O Instagram é a mídia social com a segunda maior taxa de crescimento entre os usuários no Brasil. Atualmente são cerca de 50 milhões de brasileiros inscritos, mais de 800 milhões ao redor do mundo e, dentre as diversas hashtags utilizadas, somente #Hotel teve 20 milhões de publicações (entenda esse assunto). A plataforma foi adquirida pelo Facebook em 2012. Além dos usuários pessoais, também tem atraído um número crescente de empresas e organizações que desejam maior proximidade com seus clientes.

Em meados de 2016, seu algoritmo passou por modificações, seguindo a mesma tendência observada no Facebook, com a redução do alcance orgânico das publicações. Os empreendimentos hoteleiros que desejarem alcançar mais clientes e seguidores, devem se atentar às mudanças para produzir mais engajamento com suas marcas.

Leia este artigo e saiba o que fazer para gerar mais engajamento entre seu hotel e os seguidores.

Da cronologia para relevância

Até 2016 as publicações apareciam no feed dos seguidores conforme a ordem de publicação, como até hoje acontece com o Twitter. Há cerca de dois anos, no entanto, o algoritmo do Instagram foi modificado para privilegiar a exibição de publicações centradas na experiência dos usuários. Sendo assim, eles só visualizarão conteúdos que correspondam aos seus interesses, indicada pelas ações de curtidas, comentários e visualizações.

Uma rede campeã em engajamento

É isso mesmo. O Instagram é a rede que mais engaja na atualidade. A mudança de enfoque – da cronologia para a relevância – reflete este cenário. Apesar da atualidade dos posts continuar sendo um elemento importante, são as curtidas e os comentários feitos nas publicações que indicam seu potencial de engajamento. Ou seja, quanto mais comentários e curtidas, maiores são as chances de que mais seguidores sejam alcançados pelo conteúdo, especialmente naquelas interações feitas nos primeiros instantes da postagem.

Relacione-se!

Algumas marcas querem fazer do Instagram apenas uma vitrine para sua exibição. Mas são os relacionamentos com os seguidores que fazem toda a diferença na hora do algoritmo da mídia social definir qual é o conteúdo mais relevante para ser exibido no feed. Sabendo disso, não perca a oportunidade de interagir com seus seguidores para que seu perfil adquira cada vez mais relevância.

Aquela velha expressão do Chacrinha faz todo sentido aqui: “Quem Não se Comunica, se Trumbica”.

Impactos sobre hotéis e pousadas

Com certeza você já percebeu que a palavra central é relevância, não é? Algumas pessoas podem estranhar as mudanças, contudo, há benefícios para os hotéis se dedicaram a fazer um trabalho sério e focado na experiência dos usuários.

Como a cronologia não representa mais um fator de peso para a exibição das postagens, suas publicações adquirem uma sobrevida potencialmente mais longa, enquanto elas continuarem sendo importantes ou atraiam a atenção dos seguidores. Isto se estende para o perfil do seu negócio, por consequência.

FICA A DICA:

Sempre é possível incrementar seu trabalho nas mídias sociais com o uso do seu site. O InstaWidget é uma ferramenta gratuita que possibilita criar uma galeria dentro do site do seu hotel com as fotos publicadas no Instagram, seja no perfil ou aquelas marcadas com a hashtag. Se já usam selfHotel, esta tarefa se torna ainda mais fácil, como foi feito com a página de fotos do Hotel Summit – clique e veja o exemplo.

Encontre o melhor horário para publicar

Como não existe uma regra fixa para os melhores horários de publicação, realize testes, observando os horários em que suas publicações tiveram mais engajamento, isto deverá fornecer os parâmetros para estabelecer sua rotina de postagens. Mas é sempre importante acompanhar a dinâmica da rede social, pois o algoritmo e comportamento dos usuários estão sempre mudando.

Produza conteúdos que as pessoas desejem comentar e compartilhar

Este tópico é central, pois o algoritmo do Instagram está configurado em função desse princípio: atender aos interesses e desejos dos usuários. Isto se traduz, dentre outras coisas, na vontade dos seguidores de repostar, marcar outras pessoas, fazer comentários na publicação que chamou sua atenção. Aí fica a regra de ouro do marketing de conteúdo: fale menos de você mesmo, fale com as pessoas e para as pessoas, ofereça conteúdos relevantes que, ao mesmo tempo, se conectem com o seu negócio.

Cuide de sua identidade visual

Procure estabelecer um padrão visual para suas publicações no que tange o uso de cores, linguagem, assinatura, facilitando a memorização de sua identidade visual por parte dos seguidores, de maneira que, todas as vezes que eles visualizarem um conteúdo do seu hotel ou pousada, não tenham dúvidas sobre quem produziu o post.

Tenha boas imagens e vídeos

Qualidade é tudo. Este é um outro atributo importante que não pode ser negligenciado em seus conteúdos. Ter um volume regular de publicações é importante, mas quantidade sem qualidade é perda de tempo e produz resultados negativos. As pessoas esperam ver vídeos e fotos de excelente qualidade no Instagram, portanto, não economize na qualidade.

Conheça seus seguidores

Este é outro pré-requisito imprescindível. Antes de produzir conteúdo, procure conhecer um pouco o perfil das pessoas que se interessam pelo que você irá postar. Esta atitude fará você economizar tempo e ser mais assertivo. Lembre-se que o interessado não é o seu negócio, não é sobre seu hotel que você irá falar. Você deve atender às expectativas do seus clientes. Fazendo isto, estará atraindo a atenção que tanto deseja para o seu empreendimento.

Produza conteúdos atraentes

Não basta publicar belas fotos e vídeos e descuidar das legendas. Tudo é uma questão de equilíbrio. Legendas curtas e divertidas, que estabeleçam conexão com as imagens, fazem toda a diferença. Não esqueça de utilizar as hashtags, mas com moderação. Esses marcadores devem facilitar a localização de suas postagens dentro de um universo temático, por exemplo: #turismo #praia #rj. Portanto, tenha cuidado ao utilizá-las. E pense sempre nos níveis de associação com o seu negócio.

Mantenha sua bio completa

Endereço, telefone, endereço do site e outras informações relevantes, que facilitem o usuário localizar o seu hotel devem estar nesta seção. Cuide para que as informações estejam sempre atualizadas e seja prático.

Aprenda mais sobre como produzir conteúdos na internet:

Palavra final

O Instagram é uma das mídias sociais com maior potencial de uso para o mercado hoteleiro, por sua especialização na experiência visual (vídeos e fotos) dos usuários. E as pessoas adoram publicar fotografias e fazer videos (stories) de suas viagens, lugares bonitos, momentos com outras pessoas etc. Os hotéis e pousadas podem ganhar muito com esse comportamento, se desenvolverem ações que envolvam o empreendimento e a experiência de viagem dos hóspedes. Incentivar o uso de hashtags do hotel, preparar lugares nas dependências do hotel para fotos, dispor elementos decorativos que tornem o ambiente “instagravel” são exemplos de estratégias viáveis e simples.