7 lições descoladas do Airbnb para seu hotel ou pousada

Publicado em: 07/11/2017

Use o AirBnb como espelho para o seu hotel e não como um vilão

Alguns costumam ver a concorrência como um vilão que pode destruir o seu negócio com um sopro, como é caso dos hotéis com o AirBnb. Outros mais empreendedores, enxergam a concorrência como um obstáculo a ser vencido. Observar o que ela tem a oferecer de diferente do seu negócio pode ajudar a ver problemas que antes passavam despercebidos. Quem fica estagnado está propenso a ficar parado como uma estátua escondida por galhos e folhas. E nós não queremos isso!

Esse é o caso da plataforma Airbnb que  disponibiliza residências para os viajantes se hospedarem. Ela poderia até ser concorrente dos hotéis e pousadas se observada da pior maneira, porém ser empreendedor é observar as oportunidades e para isso analisar as forças e fraquezas do seu hotel. Usar como base para se espelhar a Airbnb pode fazer uma grande diferença no placar final da escolha dos hóspedes.  Que tal aprender com a concorrência agregando o que ela tem de melhor para o seu hotel?

1. Destaque as recomendações de seus hóspedes

Um cliente satisfeito é a sua grande propaganda! Quando seu serviço é bom ele vai querer indicar para outras pessoas, então porque não usar isso a seu favor e aumentar o burburinhos sobre o seu hotel? Coloque esses comentários a disposição dos futuros clientes. As redes sociais estão aí para te dar essa mãozinha e o seu site então nem se fala! Isso vai fazer uma diferença enorme na hora que os hóspedes estiverem procurando um lugar para ficar. Indicação é tudo!

2. Presença marcante

Ter uma presença digital impactante faz toda a diferença na rede. Com a ajuda do blog, dos conteúdos relevantes e posts com  periodicidade nas redes sociais da empresa, vão fazer com que seu hotel esteja sempre presente e a vista dos seus possíveis hóspedes. Manter essas fontes atualizadas é crucial! Não basta somente ter as redes sociais e o site, é preciso alimentá-los! Só assim seu hotel vai marcar presença na rede, assim como Airbnb marca na dele.

3.  Crie histórias em pequenos vídeos com seus hóspedes

As famosas Storytelling fazem um grande sucesso no marketing! São pequenos cases com história dos seu hóspedes falando sobre como a  experiência com o seu hotel ou pousada modificou de alguma maneira a vida daquela pessoa. Isso cria um engajamento do público, além dos vídeos serem veiculados geralmente no Youtube o que é mais uma fonte de visibilidade para o seu hotel. O Youtube é o segundo maior buscador depois do Google e quem sabe o seu case pode ser encontrado em uma dessas buscas? O Airbnb são grandes contadores de histórias e você também pode ser.

Mas não se assuste com a qualidade dos vídeos da Airbnb, vejam abaixo o exemplo do Hotel Girotto Arroio do Sal,  no Rio Grande do Sul, demonstrando que não precisa fazer algo muito complexo para gravar e capitar a emoção de uma história bacana dos seus hóspedes, como a da D. Nerci Noia de Porto Alegre, que queria passar o fim de semana na praia, mas com a companhia da Mari, entrou em contato com o hotel e foi encantada com o atendimento da Sandra… assista.

 

4. Conteúdo de qualidade faz toda a diferença

Conteúdo é rei, caro hoteleiro. Que tal dominarmos esse reino? O Blog é o caminho a se seguir!

Seus possíveis hóspedes quando estiverem fazendo uma busca para onde pretendem viajar, também se interessam sobre a cidade a qual vão ficar, o que fazer nesse lugar, o que ele tem a oferecer, essas coisas.  Então por que não seguir a onda que o Airbnb surfa tão bem e entregar conteúdo de valor para essas pessoas? Além de entregar um conteúdo de valor para a viagem deles, isso garante ao seu hotel maior visibilidade orgânica na rede. Lembre-se, quem é visto é notado! E nesse caso é achado nas buscas do Google.

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5.Vivenciar reais experiências que o local tem a oferecer

Seja amigo do seu hóspede e proporcione a ele a experiência de vivenciar sua cidade, seu hotel e aquele lugar que somente os nativos sabem, tudo isso de maneira íntima com a mesma preocupação que o Airbnb demonstra.  Dê dicas de onde ir, do melhor lugar para comer, do passeio inesquecível, do por do sol de tirar o fôlego, enfim, fale muito bem de sua região como se estivesse recomendando a um amigo.

Caso não seja possível fazer pessoalmente, de maneira que ele se sinta mais íntimo e humanizado com seu estabelecimento, crie um itinerário que possa ser seguido com roteiros e passeios que o façam se sentir parte do lugar. Um pequeno gesto de mostrar preocupação com a experiência de seus clientes durante a viagem, pode fazer toda a diferença em seus depoimentos nas redes como TripAdvisor, Facebook e até mesmo pessoalmente entre seus amigos.  

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6. Design clean e moderno

A plataforma do AirBnb é a prova clara de que menos é mais.  Ela passa a informação sem criar ruídos, isso porque eles optaram por um design clean e moderno. Chega de usar sites em flash, cheio de itens piscando com excesso de informações , achando que seu hóspede vão achar isso o máximo, porque eles não vão. Opte por um site mais moderno que ressalta apenas o que seu hotel ou pousada tem de melhor. 

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7. Atendimento de personalizado

Por último, mas não menos importante, o atendimento! Porque cliente bem atendido é um cliente satisfeito! O Airbnb oferece ferramentas para que as empresas acompanhem seus funcionários, já que viagens corporativas são um segmento bastante importante e de grande movimentação no mercado hoteleiro. Então, porque não oferecer ao seu cliente um programa de fidelidade ou uma reserva exclusiva para os que fazem viagens corporativas? Com certeza isso vai fazer uma grande diferença na hora da escolha do seu hotel ou pausada.

Essas lições que podemos tirar do Airbnb não só são uma maneira de melhorar a qualidade do seus atendimento e da receptividade do seu hotel como ajudar ao seu negócio a bater de frente, entrar no páreo e modificar esse placar com a concorrência.

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