7 Formas do seu Hotel Tirar Proveito dos Sites de Reservas (OTAs)

Publicado em: 08/01/2018

Selecionamos dicas poderosas para seu hotel ou pousada se aproveitar do poder de comunicação das OTAs, como Booking, Expedia e Decolar, e diminuir seu custo com vendas.

Sites de reservas ou OTAs (Online Travel Agency) estão por toda parte, espalhados como epidemia pela internet, seja no topo das buscas no Google por sua região, em anúncios em redes sociais e nos últimos meses dominando as propagandas dos canais fechados de televisão. Quem ainda não viu aquele ator barbudo se dizendo especialista em preços baixos de hotéis? 

Informações financeiras do maior site de pesquisas do mundo, mostram que 40% de sua receita em anúncios de buscas, são provenientes das OTAs. Isso é muito dinheiro! Claro, elas estão nadando no dinheiro recebido das altas comissões cobradas de você hoteleiro! Regiões com concorrência alta, como Nova York, a comissão chega próximo de 40%!!!

Então sabendo que eles ganham dinheiro com sua comissão, precisam se espalhar por toda Internet para se manterem no topo das lembranças. Mas acredite, essa relação está mudando. Pesquisas recentes mostram que os consumidores dessa cadeia estão descobrindo a compra direta, seja pelo preço, pelas facilidades, mas principalmente pela reputação que o hotéis e pousadas tem demonstrado nos canais externos, como TripAdvisor, Google Meu Negócio, FourSquare e até mesmo Facebook, que já os coloca direto no seu site.

Selecionamos aqui 7 Dicas para que seu hotel ou pousada incentive essa mudança e tire proveito da atual força esmagadora da publicidade e propaganda das OTAs.

  1. Pegando Carona na Popularidade
  2. Pareando Tarifas e Ofertas
  3. Sincronizando a Comunicação
  4. Explorando Fotos e Vídeos Mais Vistos
  5. Fidelizando Hóspedes Provenientes das OTAs
  6. Desfrutando da Reputação 
  7. Aproveitando das Ferramentas de Comparação de Tarifas 

 

Pegando Carona na Popularidade

Talvez você ainda não tenha pensado por esse lado, mas as OTAs podem ser uma boa propaganda para o seu hotel. Pare pra pensar, quando o usuário procura um hotel ou pousada para se hospedar durante a sua viagem, ele é facilmente direcionado para o sites de reservas.

Na maioria das vezes, quando ele gosta de um hotel encontrado numa OTA, o usuário procura o site oficial do hotel para conhecer um pouco mais sobre aquele lugar. Lá , ele buscará informações adicionais que o ajudem a decidir efetuar – ou não – a reserva.

Em um relatório divulgado por uma dessas OTAs, mostrava que 80% de suas perdas de vendas acontecem quando o cliente sai do seu site e faz a busca no Google e encontra o site do hotel. Sendo assim, esse é mais um fator – diferente do usual – para estar presente nas OTAs, mas que pode gerar resultados ainda mais promissores para o seu hotel.

O ideal mesmo seria equacionar as suas vendas, já que é impossível ficar de fora dos sites de reservas, direcionando portanto, apenas 20% para as OTAs. Dessa forma, encarando sua participação como investimento e divulgação, seu hotel pode reduzir a parcela de vendas nas OTAs, continuam pegando carona em sua popularidade e assim lucram mais.

 

Pareando Tarifas e ofertas

Após aproveitar a popularidade das OTAs para fazer o usuário chegar até o seu site, está na hora de converter. Então mais do que nunca, é preciso que o ofertado no seu site seja melhor do que nos site de reservas. Entenda melhor e não mais barato.

Então a disputa precisa ser justa, pareie suas tarifas. Mas não pare por ai. Seu hotel pode dar benefícios aos hóspedes que fecharem reservas diretas com vocês, seja um café da manhã no quarto ou simplesmente um late checkout, com criatividade esses benefícios não precisam onerar seus custos.

Lembre-se que as OTAs não devem possuir dominio sobre seu estabelecimento, são vocês que controlam seus custos, preços e lucratividade.

Já esta sendo comum hotéis pelo mundo garantirem as melhores tarifas e condições de reservas, como é o caso dessa rede portuguesa abaixo, que além de Garantir o Menor Preço, ainda oferece 5% de desconto se for encontrado em algum lugar tarifa menor.

Print de tela do TD Hotels garantindo menor tarifa

Essa tendência já está chegando ao conhecimento dos hóspedes, que tem procurado fazer suas reservas diretas e equilibrado a divisão da “fatia desse bolo”. Seu hotel precisa entrar nessa onda.

Agora não deixe de divulgar essa vantagem. Provoque isso em suas comunicações, seja no site ou simplesmente na assinatura de seus emails corporativos.

 

Sincronizando a comunicação

Quando seu hotel vai ofertar algum quarto em sites de reservas, é preciso que os dados descritos sejam os mesmos que apareçam em todos os meios de comunicação do hotel. Porém, às vezes, o site e redes sociais são esquecidos e o hotel manda apenas as atualizações para os sites de reservas.

Um exemplo disso são as imagens que alguns hotéis ou pousadas enviam para os sites de reservas, escolhendo sempre as melhores e mais recentes, mas esquecem de fazer o mesmo nos seus meios de comunicação oficiais, como site e redes sociais.

Operando dessa forma,  seu estabelecimento está cometendo um erro grave, pois acaba comprometendo a uniformidade da sua ação comunicacional. Veja bem, como você pretende que os usuários sintam credibilidade no seu hotel, se nas OTAs as paredes dos quartos estão azuis, mas no seu site elas permanecem amarelas? Pode parecer algo pequeno, mas eles irão notar e questionar sua confiabilidade. Como diz numa música famosa: “… detalhes tão pequenos… são coisas muito grandes pra lembrar”.

Então ao atingir seu cliente, a mesma comunicação precisa ser direcionada, sem curvas, para que não haja problema na mensagem que seu hotel deseja transmitir.

 

Explorando as Fotos e Videos Mais Vistos

As OTAs possibilitam que o seu hotel veja quais são as suas fotos e vídeos mais visualizadas por seus visitantes. Essa facilidade pode ser a resposta perfeita para saber as preferências do seu hóspede, tornando mais simples compreender o que o agrada e atrai sua atenção.

Entendendo isso, seu hotel pode aproveitar esses dados para a realização de anúncios e pacotes, divulgando essas imagens e vídeos nas redes sociais, sites e anúncios, gerando assim uma repercussão mais direcionada e assertiva.

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Fidelizando Hóspedes Proveniente das OTAs

Muito mais do que ter quartos lotados, o objetivo dos hotéis é possuir clientes fiéis que irão voltar para se hospedar novamente através das reservas diretas. Identifique e fique atento aos seus hóspedes que vieram resultantes das “parcerias” com as OTAs e não deixe ele escapar, pegue seus contatos, isso é o mínimo para virar esse jogo.

Mostre que na próxima estadia ele terá vantagens comprando diretamente no hotel, e se puder, já lhe entregue um cupom automaticamente ao armazenar seu email no sistema de CRM. Ele sem dúvida vai se surpreender!

No futuro, quando ele fizer reserva direta com seu hotel, ofereça a melhor experiência que ele poderia ter naquela viagem. Logo, o que manterá sua relação não será o desconto e sim o vínculo criado entre vocês, pois assim será criada uma fidelidade duradoura que independe do valor de sua tarifas.

 

Desfrutando da Reputação

Muito mais que preço, o viajante moderno procura por REPUTAÇÃO! Um cliente satisfeito é uma arma de divulgação sensacional, afinal ele vai fazer questão de espalhar pra todos a experiência incrível que teve. Por isso, um bom atendimento precisa ser a base primordial do seu hotel, refletindo diretamente na experiência que seu hóspede disseminará através das ferramentas de avaliação das OTAs.

Incentive que, até mesmo quando as reservas forem feitas pelas OTAs, eles deixem registrado suas experiências. Depoimentos positivos são extremamente importantes para ajudar outros usuários a escolherem e tomarem sua decisão de compra.

Hotéis que já são assinantes do selfHotel, conseguem captar e valorizar dentro do seu próprio site a boa reputação disseminada, usando uma ferramenta que coleta e destaca nas páginas do site os depoimentos positivos. Assim, não importa por onde ele propague, todos vão poder saber como seu hotel é sensacional!

 

Aproveitando das Ferramentas de Comparação de Tarifas

Ofertas infelizmente ainda são grandes atrativos, não tem como negar ou fugir. Mas precisam ser pensadas estrategicamente e não como ação primária para vender suas diárias. Procure entregar Valor ao seu hóspede, assim seu hotel conseguirá atrair clientes que vão pagar seu preço, justo e adequado ao mercado.

Em algumas OTAs, como o Booking, é possível saber o valor das tarifas e ofertas que seus concorrentes estão trabalhando, mantendo assim os faróis acesos em torno da concorrência e comparando o valor do mercado.

Isso é vantajoso para analisar o mercado, sabendo portanto o que ele oferece, quanto ele cobra e qual o melhor momento para realizar suas ofertas, facilitando o planejamento de uma boa estratégia para diferenciar seu hotel no meio da multidão.

 

Aproveite que o Ano está começando para virar o jogo e comece hoje mesmo a implantar essas 7 dicas valiosas. Chega de perder sua lucratividade, assuma as rédeas do seu negócio e mãos a obra!

 

 

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